José Magalhães e Aldovino Munguambe

23 Abril, 2022 pelas 21h00 (sábado)
no Teatro Viriato


Entrada: 2.5€ • Adquirir bilhete
Idade: Maiores de 6 anos.

Programa

EVAN WILLIAMS (1988)
Breathe

NICK HEILBORN (1998)
Diametrically the Same

RUSSELL PETERSON (1969)
Duo for Saxophone and Percussion

MAURICE WHITNEY (1909-1984)
Rumba


Ficha Artística

José Magalhães – Saxofones
Aldovino Munguambe – Percussão

Mecenas: Quinta das Marias

Biografias

JOSÉ MAGALHÃES
Iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos na orientação de uma professora do Conservatório de Genebra. Aos 10 anos ingressou na Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo, onde começou a tocar saxofone. Em 1998 entra para o Conservatório Regional de Música Dr. José Azeredo Perdigão de Viseu. Entrou para o ensino superior no ano letivo de 2003/2004 na Universidade de Évora,
estudando Saxofone com o professor José Massarrão. Concluiu o mestrado em performance em 2019, na ESART com o professor Carlos Canhoto.
Enquanto docente, lecionou em diversas escolas, bandas e conservatórios (Évora, Castelo Branco, Fundão, Belmonte, Tomar, Entroncamento…). Atualmente leciona saxofone e classe de conjunto no Conservatório Regional de Música Dr. José Azeredo Perdigão de Viseu e no Conservatório de Música e Artes do Dão em Santa Comba Dão.
Desde 2015 participa com regularidade nos congressos mundiais e europeus de saxofone. É membro fundador de dois quartetos de saxofones, El Dorado e InSax. É ainda um dos fundadores da Orquestra de Saxofones do Dão.

ALDOVINO MUNGUAMBE
Natural de Moçambique, onde nasceu em 1980, Aldovino Munguambe iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos, na classe de piano da Escola Nacional de Música de Maputo.
Em 1994 obteve uma bolsa para prosseguir os seus estudos em Portugal, ingressando no curso de percussão da Escola Profissional de Música de Évora. Integrou a Orquestra Portuguesa das Escolas de Música em 1997 e 1999 e as Jornadas de Nova Música de Aveiro em 1999 e 2000, sendo o primeiro vencedor do prémio de interpretação de nova música. Participou também no curso de percussão e bateria lecionado por Jamey Haddad e Eduardo Lopes. Em 2004 participou no “Zeltsman Marimba Festival” que decorreu em Aplleton (E.U.A.), onde trabalhou com Nancy Zeltsman, Jack Vam Geem, Ricardo Gallardo, Bodgan Bacanu, Anders Astrand entre outros. Na sua formação Universitária foi bolseiro durante 4 anos da Fundação Calouste Gulbenkian. Terminou a Licenciatura em Música da Universidade de Évora e frequentou o 1 e 2 ano da Licenciatura em Vibrafone Jazz ESMAE. Participou como músico convidado no musical Navios dos Rebeldes, no Teatro da Trindade em Lisboa. Tem tocado com as mais diversas orquestras do panorama nacional. Como docente, orienta diversos workshops e masterclasses por todo o país. Participou como membro do júri no Primeiro Concurso Internacional de Percussão da Beira Interior. É músico e professor no Festival da Orquestra Nacional de Jovens.
A sua atividade musical estende-se pela Europa e África. Apresentou se como músico convidado no primeiro Festival Internacional de Musica Clássica de Maputo (Moçambique) Foi docente na
Academia de Musica Eborense, Escola Profissional de Musica de Évora, Universidade de Évora (estagiário), Conservatório Regional de Castelo Branco, Conservatório de Cascais, Academia de Música de Costa Cabral, entre outras. Atualmente exerce funções docentes na Escola Profissional Serra da Estrela, Conservatório de Seia e Escola Profissional da Covilhã e Conservatório de Música de Viseu. Enquanto docente, conta com inúmeros alunos formados nas mais prestigiadas Universidades Europeias e Americanas.

O concerto

—>