Concurso Internacional de Piano de Viseu

Júri

O Júri do 5.º Concurso Internacional de Piano de Viseu é composto por 9 elementos oriundos de 6 países. Este é um painel que reúne enormes talentos e cuja experiência nos assegura que a escolha do vencedor está em boas mãos.
Presidente do Júri

Marian Rybicki (França/Polónia)

Diretor Artístico do Concurso e Presidente do Júri

Jorge Martins (Portugal)

Diretor Artístico do Concurso e do FIMPViseu

José Carlos Sousa (Portugal)

Jurados

Carla Seixas (Portugal)
Dina Bensaïd (Marrocos)
Iryna Polstiankina (Ucrânia)
Manuel Araújo (Portugal)
Maria Gabriela Quel (Argentina)
Tae-Hyung Kim (Coreia)

Marian Rybicki

Detalhes sobre os Jurados


MARIAN RYBICKI
Como pianista e como professor, Marian Rybicki junta duas das mais consagradas tradições pianísticas, tendo estudado na Academia Frederic Chopin de Varsóvia (classe de Zbigniew Drzewiecki) e no Conservatório de Paris (classe de Pierre Sancan).
Depois de uma carreira como pianista recheada de êxitos, principalmente na Europa de Leste, mudou-se para Paris onde se dedicou à sua carreira como pedagogo. Desde 1979 que é titular de uma das mais reputadas classes de piano da École Normale de Musique de Paris/Alfred Cortot, e efetua masterclasses através de toda a Europa, Ásia e E.U.A.
Muitos dos seus alunos foram premiados nos mais importantes Concursos Internacionais incluindo Chopin em Varsóvia (1990 e 2005), Santander (Primeiro Prémio 1978), Leeds (Primeiro Prémio 2009), Marguerite Long – Jacques Thibaud (Primeiro Prémio em 2004), Hamamatsu (Primeiro Prémio em 2012), Arthur Rubinstein Tel Aviv (Primeiro Prémio em 2014), Bucharest-George Enesco (2014), Busoni, Porto, Geza Anda, Geneva.
Além disso, M. Rybicki tem integrado júris de muitos Concursos Internacionais – Monte Carlo, Porto, Pequim (1999 e 2014), Moscovo (Chopin-Jovens Pianistas e Scriabin), Xangai, Tóquio (PTNA), Bolzano (Busoni), Kiev (Horowitz), Monte Carlo, Porto, Tbilisi, Jaen, Rio de Janeiro, Macau, Hong Kong, entre outros.
De 1975 a 1995, foi Conselheiro para a Música do Centro Nacional das Obras Universitárias e Escolares de Paris.
Em 1993 fundou e tornou-se Diretor Artístico da Associação Animato. Neste papel, para além da promoção de inesquecíveis temporadas de Concertos, fundou e participou na fundação de vários concursos internacionais, cuja particularidade é o facto de o público participar na atribuição dos prémios, entre eles: Grand Prix Animato” (Paris), Morocco Philharmonic International Piano Competition (Casablanca and Rabat), Prix du Piano Interlaken Classics (Berna), Nuits Européennes du Piano (Luxemburgo).
Pelo conjunto das suas atividades, Marian Rybicki foi condecorado com a Cruz de Ouro da Ordem de Mérito.

Jorge Martins


JORGE MARTINS
Nasceu no Porto e aí fez a sua formação pianística inicial, com Hélia Soveral, tendo também concluído o Curso Superior de Canto.
Enriqueceu a sua formação com pianistas/pedagogos como Vlado Perlemüter, M.Françoise Bucquet, Claude Helffer, Sequeira Costa, Madalena Soveral, Constantin Illiescu. Tiveram particular importância os contributos de Jean Fassina e, sobretudo, Marian Rybicki, com quem mantém assídua colaboração pedagógica e artística.
A sua actividade pedagógica desenvolveu-se na Escola de Música e Escola Profissional de Música do Porto (Director Pedagógico) e no Conservatório Regional de Música de Viseu, onde continua a ser Coordenador do Departamento de Teclas.
Enquanto pianista, apresentou-se em todo o país, Espanha e França. Com a Oficina Musical do Porto, desde a fundação até 1998, apresentou-se em todos os Festivais de Portugal e Espanha e, ainda, em Bogotá e Dortmund. Colaborou com vários nomes da Cena Lírica nacional, como Palmira Troufa e Oliveira Lopes (recital no Festival de Granada).
Com o Grupo de Música Vocal Contemporânea do Porto, participou em todos os Concertos do mesmo, durante vários anos, incluindo a digressão nos Festivais de Berlin, Leipzig, Erfurt, Halle e Bad Elster.
Faz parte, como consultor, da estrutura da Associação Animato, Paris, dedicada à promoção de Concertos de jovens pianistas e Concursos Internacionais. Nos últimos 25 anos integrou júris de Concursos Internacionais de Piano (ao lado de Andrej Jasinski, Jean Fassina , Marian Rybicki, Abdel-Raman El Bacha, Jacques Rouvier, Yuko Yamaoka, Akiko Ebi, Olivier Gardon, Aquiles Delle Vigne, entre muitos outros) -Porto, Gran Prix Animato (Paris), Piano Campus (França), Concurso Internacional de Marrocos, Gorizia e Brescia (Itália), Horowitz (Ucrânia), Hong-Kong e Macau (Ásia-Pacífico), e outros. É presidente do júri delegado no Concurso Nacional de Música de Marrocos (Piano).
Director Artístico e Presidente do Júri do Concurso Internacional de Piano de Viseu, cujas quatro edições tiveram como vencedores Aristo Sham, Dong-Jung Miao, Qiani Xu, Bruce Liu (vencedor do Concurso Chopin de Varsóvia 2021) e Illia Ovcharenko, todos eles múltiplos laureados de numerosos Concursos Internacionais.

José Carlos Sousa


JOSÉ CARLOS SOUSA
José Carlos Almeida de Sousa nasceu em Viseu – Portugal, em 1972. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão, na sua cidade natal onde concluiu o curso geral de composição em 1995.
Em 1996 prossegue os seus estudos na Universidade de Aveiro, onde concluiu a sua Licenciatura em Composição, no ano de 2000.
Estudou composição e música eletrónica com Evgueni Zoudilkin, João Pedro Oliveira e Isabel Soveral. Frequentou ainda vários seminários de composição e música eletrónica orientados pelos compositores; Jorge Antunes, Alain Sève, Tomás Henriques, Flo Menezes, François Bayle e Emmanuel Nunes.
Em Junho de 2005 concluiu, na Universidade de Aveiro, um mestrado em música com especialização em composição, subordinado ao tema “O Timbre e suas Metamorfoses no Processo Composicional da Música Electroacústica”.
Já lecionou na Universidade de Aveiro e no Instituto Piaget em Viseu.
Foi conjuntamente com Paula Sobral organizador e diretor artístico do Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica de Sernancelhe, durante 15 edições consecutivas.
Foi o criador do Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, que organiza desde 2008 exercendo também o cargo de Diretor Artístico do Festival.
Em 1995 ganhou o primeiro prémio do 1º concurso de composição do conservatório onde estudou, com a obra infantil para piano, Almofada.
No Concurso de Composição Electroacústica “Música Viva 2000”, foi agraciado com uma Menção Honrosa.
Em Abril de 2001 foi premiado com a sua obra Viagem no referido concurso, integrado na Porto 2001 Capital Europeia da Cultura.
A sua música tem sido tocada em várias cidades portuguesas e em vários festivais de música: Festival Música Viva (Portugal), Primavera en La Habana (Cuba), Aveiro Síntese (Portugal), “33e Festival International des Musiques et Créations Electroniques” (Bourges – França), Concurso e Festival Internacional de Guitarra (Sernancelhe – Portugal), 14th World Saxophone Congress (Slovenia), “Guitarmania” – Festival Internacional de Guitarra Clássica (Almada – Portugal), Festival de Guitarra de Palência (Espanha), Festival Dias de Música Electroacústica (Seia – Portugal), “Síntese” – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda (Portugal), Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso (Portugal), Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu (Portugal), 8e Festival International Guitar´Essonne – (Paris – França), Dias de Música Electroacústica no Santa Cruz Air Race (Portugal), VIII Festival de la Guitarra de Sevilla – Espanha,
Tempo Reale Festival “Maratona Soundscape” em Florença Itália, Festival “The Soundscape we live in” em Corfu na Grécia, entre outros.
Algumas das suas obras resultam de encomendas de várias instituições como Festivais Internacionais de Música, Universidades, Museus e Câmaras Municipais.
Em abril de 2022 foi realizada a estreia mundial da sua obra para Orquestra “As 7 Trombetas e a Nova Jerusalém”, encomenda conjuntas da Miso Music Portugal e do Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu.
Atualmente é professor de composição no Conservatório de Música de Viseu, exercendo também o cargo de Diretor Pedagógico do Conservatório desde 2004.

Carla Seixas


CARLA SEIXAS
Nasceu em Luanda, Angola. Estudou com Noémia de Brederode, Olga Prats, Tania Achot e Sequeira Costa.
Diplomou-se com a classificação máxima na Escola de Música do Conservatório Nacional, tendo prosseguido os seus estudos na Universidade do Kansas, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.
Bolseira da Secretaria de Estado da Cultura estudou durante quatro anos em Paris sob a orientação de Jean Fassina, o qual, pela enorme sensibilidade, pelo conhecimento técnico único e pelo domínio ímpar de quase toda a literatura pianística, permanece como seu modelo de “Mestre”. Participou ainda em masterclasses de Leon Fleischer, Gary Graffman, Josef Palaniceck, Paul Badura-Skoda, Jorg Demus e Helena Costa.
Tem feito concertos em Paris, Alemanha, Holanda, Dinamarca, bem como em Macau, Austrália, Bahamas, Zimbabwe, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo-Verde, Índia e Colômbia.
Lecionou, masterclasses em Leiria, Montijo, Águeda, Brescia (Talent Summer Courses), Bogotá, Macau e Austrália (Australian National University, Camberra). É cofundadora do Concurso de Piano de Oeiras, e tem também sido membro de júri dos Concursos Czerny, Almada, Cascais, Olga Prats, S. Teotónio em Coimbra, Sardoal, WPTA Portugal e Concurso Internacional Santa Cecília.
Pertence ao Conselho Geral de Escola da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Com a soprano Lia Altavilla gravou a Integral para Canto e Piano de Francisco de Lacerda, “Saudades da Terra”, para a etiqueta Fine Arts.
Foi Professora de Piano na Escola de Música do Conservatório Nacional, de 1978 a 2011, tendo também lecionado no Orfeão de Leiria e na Academia de Música de Santa Cecília. 

Dina Bensaïd


DINA BENSAÏD
Dina Bensaïd fez a sua estreia a solo com a Orquestra Filarmónica Marroquina em 2003.
Em Setembro de 2015, fez a sua estreia em Londres com a Orquestra de Câmara Inglesa. Fez recitais na Salle Cortot em França, assim como em Itália, Espanha e Canadá, e como solista na Filarmónica de Paris.
Tem colaborado com artistas como Jean-Claude Casadesus, Faycal Karoui, Marc Coppey, David Guerrier, Abdel Rahman El Bacha, Frank Braley e Emmanuelle Bertrand.
Em 2015, interpretou o Concerto para Piano nº 2 em Dó menor de Rachmaninov, op. 18, no concerto inaugural da Orquestra Filarmónica do Magrebe sob a batuta de Faycal Karoui, e apareceu como solista com a Orchestre Pasdeloup sob a batuta da maestrina Marzena Diakun.
Dina fundou o Duo de Piano Yadaïn para promover uma mensagem de diálogo e respeito entre as culturas judaica e muçulmana.
Ansiosa por derrubar o muro entre o palco e o público, Dina faz dos seus concertos um momento de convívio, troca e partilha, apresentando ela própria os seus recitais. Esta preocupação em renovar as formas clássicas de concertos levou-a a criar o Concerto à la carte, durante o qual o público participa plenamente no espectáculo.
Nascida em Rabat (Marrocos), Dina Bensaïd iniciou os seus estudos de piano aos 4 anos de idade em Casablanca. Incentivada por Jacques Rouvier, Dina mudou-se para Paris, onde estudou no Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris na classe de piano de Georges Pludermarcher e Claire Désert, depois com Franck Braley e Haruko Ueda.
Durante as masterclasses, foi aconselhada por Pascal Devoyon, Dominique Merlet e Dimitri Bashkirov. Também estudou direção com Nicolas Brochot.
Dina Bensaïd recebeu os Primeiros Prémios em numerosos concursos internacionais, e é a primeira marroquina a ser selecionada para participar no Concurso de Música Rainha Elisabeth da Bélgica.
Desde 2016, Dina é apoiada pela ADAMI e pela Fondation Safran pour la culture, é Diretora Artística do Festival Printemps Musical des Alizés e Diretora Geral da Fondation Ténor pour la Culture.

Iryna Polstiankina


IRYNA POLSTIANKINA
Iryna Polstiankina é pianista e artista de Honra da Ucrânia.
Acumula cargos como Diretora Executiva do Concurso Internacional de Jovens Pianistas em Memória de Volodymyr Horowitz e Presidente do Fundo Internacional de Caridade de Vladimir Horowitz.
É Chefe do departamento educacional e metódico, professora associado da faculdade de arte musical do R.Glier Kyiv Academy of Music.
É Diretora Executiva do Festival Internacional “Kyiv Summer Music Evenings” desde 1999, do Festival Internacional “Virtuosos do Planeta” (Kyiv 2006-2010), da “Academia Internacional de Música de Verão”, Kyiv desde 2000.
Foi responsável pela organização do Festival Internacional dedicado ao 100º aniversário do nascimento de Volodymyr Horowitz Kyiv – Nova Iorque – Moscovo, 2003 com a participação do concurso Horowitz Prizewinners e do Maestro Mykhail Pletnev.
Organizou as tournées de concertos dos Prémios do concurso Horowitz na Ucrânia, Rússia, EUA, Grécia, Geórgia, Coreia, Croácia, Noruega, França, Itália, Japão, etc.
Tem sido jurada em concursos nacionais e internacionais: Pré-selecção nacional para o concurso clássico Eurovisão (Ucrânia), “OPEN MUSIC.PIANO” (Ucrânia), Concurso Internacional de Piano de Viseu (Portugal), Ponte Internacional de Música Clássica (Ucrânia), e Concurso de Piano Animato Chopin (França).

Manuel Araújo


MANUEL ARAÚJO
Manuel Araújo nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1983. Iniciou os seus estudos musicais aos 5 anos de idade com os professores Norma Graça-Silvestre e Felipe Nabuco Silvestre. É discípulo de Aquiles Delle Vigne, com quem estudou na Codarts, Escola Superior das Artes de Roterdão, diplomando-se “Cum Laude”. Estudou pontualmente ainda com músicos como Mikhail Voskresensky, Angela Hewitt, Jean-Bernard Pommier, Ronald Brautigam, Gabriel Kwok, Helena Sá e Costa, Sequeira Costa, Fausto Di Cesare, Luiz de Moura Castro, Emanuel Krasovsky, Enrico Pace, Gary Hoffman, Wolfgang Holzmair e Choong Mo Kang.
Estreou-se como profissional no ano 2000, após obter por unanimidade o 1°. Prémio Nacional de Jovens Pianistas da Fundação Rotária Portuguesa, dedicado a Helena Sá e Costa e com júri presidido pela mesma. Obteve o primeiro prémio em diversos concursos em Portugal, França, Holanda, Espanha, Bélgica, Japão e Itália, destacando-se o Premier Prix do 89th Concours International Léopold Bellan de Paris e ainda S. Sebastião (Espanha), Mascia Masin e F. Zadra (Itália), Primavera Pianistica (Bélgica), Codarts Virtuoso Piano Competition (Holanda) e o Prémio Especial Luso-Brasileiro Maria Campina.
Foi também premiado pelo Concurso Internacional de Piano Interfest (Macedónia), no Prémio Jovens Músicos RDP e pela Juventude Musical Portuguesa. Recebeu prémios especiais do júri no Concurso Internacional Cidade de S. Sebastião (Melhor interpretação de Scriabin) e no Concurso Musical Internacional “Riviera del Conero” (Jovem Talento).
Foi um dos 4 premiados do 34th Yokohama International Piano Concert e um dos 36 finalistas do Concurso Internacional de Piano da Austrália em Sydney, semifinalista, entre todos os instrumentos, do prestigioso Vriendenkrans Concours da Orquestra Concertgebouw, no Concertgebouw de Amsterdão e um dos 3 finalistas, também entre todos os instrumentos, do Prémio Novos Talentos Ageas/Casa da Música 2017. Foi semifinalista e obteve o Prémio “Melhor Participante Português” no XVII Concurso Internacional de Música “Vianna da Motta”, em 2010.
Atuou em Portugal, Espanha, França, Holanda, Israel, Austrália, Itália, Alemanha, Rússia, Bélgica, Brasil, Austria, Macedónia, Japão e Taiwan.
Destacam-se as suas atuações no Teatro Imperial Hermitage e no Teatro Briantzev em S. Petersburgo, no Stadsschouwburg e Concertgebouw de Amsterdão, no Lucent de Haia, no Teatro de Jerusalem, na Sala Philips do Stadsschouwburg de Eindhoven, no Theater aan het Vrijthof em Maastricht, no Theater De Vest em Alkmaar, nos Schouwburg de Roterdão, Utreque e Leiden, na Accademia Filarmonica Romana, na Yokohama Minato Mirai Hall e no Carrie Chang Fine Arts Center de Taipei.
Atuou ainda na Sala Suggia da Casa da Música, Museu Gulbenkian, no Teatro S. Luiz, no Teatro S. Carlos, no Grande Auditório CCB, Convento São Francisco, Auditório da Fundação Serralves, na Sala Gótica do Hôtel de Ville de Bruxelas, no Teatro Nacional de Bitola, na Wiener Zaal e Solitar do Mozarteum de Salzburgo, na Salla Filarmonica de Trento, no Concertgebouw De Doelen de Roterdão, no Altes Handelsboerse e Mendelssohnhaus de Leipzig, no Palácio de S. Clemente no Rio de Janeiro, no Centro Musical Felicja Blumental de Telavive e no Seymour Centre de Sydney.
Cooperou, entre 2006 e 2009, com o coreógrafo Ton Simons e a companhia Dance Works Rotterdam, nas produções Human Figures e Moving Being, numa parceria que apresentou o primeiro livro do Cravo Bem Temperado de J. S. Bach pelas principais salas de todas as cidades dos Países Baixos.
Dedica-se com regularidade à divulgação do património musical português. Efetuou primeiras audições modernas e estreias mundiais de obras de Frederico de Freitas, J. D. Bomtempo, Nicolau Ribas e António Fragoso. Foi-lhe dedicada a obra “Bamboleio”, de Alexandre Delgado.
Atuou com transmissão em direto para a Euroradio (EBU), Kol Ha Musica IBA (Israel), RTP2 e Antena 2, e para a ABC Classic (Austrália). Tem discos gravados para o selo Codarts, com obras de Prokofiev e Stravinsky, e para a Associação António Fragoso.
Foi convidado a atuar nos Festivais de Sintra, Mafra, Cistermúsica, Quatro Estações de Vidago, Primavera de Viseu, Euro-Mediterraneo e Alfonso Rendano (Itália), Sommerakademie Mozarteum Salzburgo, Openlook S. Petersburgo, Forum Internacional Torrelodones, Cap Ferret, Festa na Baixa CNC e no Rotterdam Operadagen, onde atuou na apresentação da integral das transcrições de ópera de Liszt, interpretando Reminiscences de D. Juan.
Como solista, atuou com a Sinfonia Rotterdam, Orquestra Nacional do Porto, Rotterdam Ensemble, Orquestra Filarmónica da Macedónia, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra do Norte, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Sinfónica Esproarte, Orquestra Sinfónica do Atlântico e Orquestra Filarmonica di Stato “P. Constantinescu” de Ploiesti (Roménia), entre outras, sob direção de Lior Shambadal, Conrad van Alphen, Marc Tardue, Anton Nanut, Manuel Ivo Cruz, Sergio Alapont, Jan Wierzba, Roberto Beltrán, José Ferreira Lobo, Ahmed El Saedi, Gustavo Delgado, Artur Pinho Maria, Roberto Misto, Gustavo Delgado, Enrique Bátiz e Claudio Cohen.
Foi professor assistente de piano da Escola Superior de Música de Roterdão (Codarts), da Schola Cantorum de Paris e convidado a dar masterclasses e conferências para a Kawai Omotesando de Tokyo, as universidades Chinese Culture, National Chiao Tung e Chung Yuan de Taipei, Forum Musikae Madrid, Conservatório Nacional de Lisboa, Universidade de Coimbra, Esproarte. Foi jurado de importantes concursos como o Taiwan International Piano Ensemble Competition, Fujairah International Piano Competition, Concurso Internacional de Viseu, Ilda Moura e StayHome International Piano Competition.
É cofundador, membro da direção e professor regular da Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne”, do Coimbra World Piano Meeting e do Encontro Internacional de Piano de Sardoal.
É igualmente docente do Wiener Musikseminar, na Universidade de Música e Artes Performativas de Viena.

Maria Gabriela Quel


MARIA GABRIELA QUEL
Maria Gabriela Quel nasceu em 1967 em Buenos Aires, Argentina. Começou os seus estudos de piano aos 5 anos. Com a maior distinção recebeu, em 1992, o título de Professora Superior de Piano atribuído pelo Conservatório Nacional de Música de Buenos Aires, Carlos Lopez Buchardo. Em 1995 obteve uma bolsa do Ministério Nacional da Cultura para continuar os seus estudos em Paris com Emile Naoumoff e Atty Lengyel no Conservatório Russo “Sergei Rachmaninov”.
A sua longa e sólida carreira levou-a a dar concertos e recitais de música de câmara em França, Bélgica, Portugal, Alemanha, Argentina, Marrocos e Japão.
Desde 2014 que é membro da Orquestra Filarmónica de Bruxelas, Bélgica.
A partir do encontro com o pianista e compositor Gustavo Beytelmann , atirou-se com paixão ao repertório de música argentina. Participou em numerosos espectáculos: “Tango mon amour” com a actriz Hanna Schygulla, Hannover Opera, (Alemanha), “Omoi” com a cantora Anna Saeki em Tóquio, Asajikawa, Nagasaki, Fukuoka (Japão), criação (2021) do espectáculo infantil “Allô” em colaboração com o autor e realizador Stéphan Druet (Prémio Molière, 2018), etc. Apresentou-se em numerosos festivais como o Mawazine em Rabat (Marrocos), Tempo Latino em Vic-Fezensac, (França), Paris Banlieues Tango, (França), Festival Eurolat (2022 Bruxelas) com a Orquestra Filarmónica de Bruxelas, entre outros.
Paralelamente ao seu desempenho como pianista, desenvolve uma intensa atividade pedagógica que começou no Conservatório de Soissons, França, Colégio Real de Marrocos, entre outros.
Desde 2009 que é membro do júri do Concurso Nacional de Piano de Marrocos e do Concurso Internacional de Piano de Viseu, Portugal.

Tae-Hyung Kim


TAE-HYUNG KIM
O pianista Tae-Hyung Kim fez a sua estreia internacional em 2004, no Concurso Internacional de Piano Cidade do Porto, onde ganhou o primeiro prémio e o prémio para a melhor interpretação de uma Sonata de Beethoven. Kim ganhou numerosos prémios em prestigiados Concursos Internacionais de Piano, incluindo o Queen Elisabeth Music Competition, o Concurso Long-Thibaud, o Grand Prix Animato, e também em Música de Câmara, com o Trio Gaon, o “Premio Trio di Trieste” Chamber Music Competition, o Melbourne International Chamber Music Competition.
Desenvolveu o seu leque de atividades tocando com orquestras proeminentes, incluindo a Royal Philharmonic Orchestra, a Russian National Philharmonic Orchestra, a Orquestre National de France, e a National Orchestra of Belgium. Apresentou-se ao lado de renomados maestros como Vladimir Spivakov, Marin Alsop, Hugh Wolff e, também, com músicos como Vadim Repin, Christoph Poppen, Nobuko Imai e Kyung Wha Chung, entre muitos outros.
Nascido em Seoul, Kim graduou-se na Korean National University of Arts (Professor Choong-Mo Kang). Depois da sua graduação, frequentou a Meisterklasse in piano performance (Professor Elisso Virsaladze), a Meisterklasse in Liedgestaltung (Professor Helmut Deutsch), e também o curso de música de câmara (Professor Christoph Poppen and Friedemann Berger) na Hochschule für Musik Und Theater de Munique. Seguidamente, continuou a sua evolução no Conservatório Tchaikovsky de Moscovoy, sob a orientação de Elisso Virsaladze.
Em 2018, gravou o seu CD ‘The Portrait’ (Sony Classical). Atualmente, está nomeado professor na Kyung Hee University em Seoul, Coreia e é o pianista do Trio Gaon.