Concurso Internacional de Guitarra de Viseu

Júri

O Júri do 6º Concurso Internacional de Guitarra de Viseu é composto por 8 elementos oriundos de 4 países. Este é um painel que reúne enormes talentos e cuja experiência nos assegura que a escolha do vencedor está em boas mãos.
Presidente do Júri

Jozef Zsapka (Eslováquia)

Diretora Artística do Concurso

Paula Sobral (Portugal)

Diretor Artístico FIMPViseu

José Carlos Sousa (Portugal)

Júri

Margarita Escarpa (Espanha)
Judicaël Perroy (França)
Francisco Bernier (Espanha)
Eudoro Grade (Portugal)
André Cardoso (Portugal)

Jozef Zsapka

Detalhes sobre os Jurados


JOZEF ZSAPKA
Jozef Zsapka nasceu em Komarno, em 17-I-1947 na Checoslováquia. Iniciou os seus estudos de guitarra aos quatorze anos. Foi aluno do guitarrista checo Arnošt Sádlík no Conservatório Estatal de Brno e na Academia de Música de Bratislava.
Em 1972 fez a sua estreia mundial com uma tournée pela Itália com a Orquestra de Câmara Eslovaca. Desde então, Jozef Zsapka já se apresentou no Japão, EUA, México, Tailândia, Austrália, Espanha, Portugal, França, Inglaterra, Luxemburgo, Suíça, Liechtenstein, Alemanha, Itália, Áustria, Suécia, Grécia, Turquia, Jugoslávia, Hungria, Roménia, Bulgária, Polónia, Ucrânia, Rússia, Cuba, Vietname, Mongólia e muitos outros países.
Entre 1971 e 1989 foi professor no Conservatório de Bratislava e, desde 1984, assistente especialista na Academia de Música de Bratislava. Em 1992 atingiu a distinção de Professor Associado e em 1997, de Professor. No início do ano 2000 tornou-se Professor Convidado na Universidade de Aveiro em Portugal. Os seus alunos são vencedores e laureados (aproximadamente 120) em muitos concursos internacionais (Paris, Viena, Havana, Barcelona, Santiago de Compostela, Londres, Alexandria, Fiuggi, Kutna Hora, Esztergom, Sernancelhe e muitos mais).
É diretor musical do “Festival e Concurso Internacional de Guitarra J. K. Mertz – em Bratislava” com tradição de 48 anos e com a participação de guitarristas de destaque de todo o mundo.
O artista multifacetado atua também como editor (principalmente daquelas composições dedicadas a ele e ao duo) (Opus, Fritz e Vogt, Trekel, Chanterelle, Guitarissimo).
Jozef Zsapka é considerado um artista de topo na arte performativa eslovaca. As suas atividades de concerto são amplas. Desde o início do ano de 1980 desenvolveu também uma carreia com sua esposa, a flautista Dagmar.
Este duo pertence à combinação instrumental mais estável do seu género. Foi fundado em 1980 e, devido à sua intensa atividade artística, tornou-se mundialmente conhecido. Desde o início têm influenciado fortemente a arte interpretativa checo-eslovaca, apresentando-se em todo o mundo com grande sucesso. Muitos compositores foram inspirados pela sua forma de tocar – entre eles Jorge Cardoso, David Babcock, Igor Rechin, Dušan Martinček, Peter Martinček, Štěpán Rak, Filimon Ginalis, Víťazoslav Kubička, Roland Dyens, e outros que dedicaram as suas peças a esta dupla. O seu repertório é extremamente amplo, pois inclui músicas de todos os períodos da música erudita. A dupla tem tido grande e entusiástico dos críticos. feedback dos críticos.
Gravou mais de 41 LPs e CDs para estúdios de gravação de classe mundial.
(OPUS, RCA JAPÃO, NAXOS, ALBANY RECORDS, SPI MILAN, AKCENT, DISKANT etc.)

Paula Sobral


PAULA SOBRAL
Paula Alexandra Silva Sobral, natural de Sernancelhe, Viseu, iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Viseu, onde estudou Guitarra com Luís Lapa e Christopher Lyall. Em 1994 iniciou o curso Licenciatura em Ensino da Música na Universidade de Aveiro, na área de Guitarra Clássica, sob a orientação de Paulo Vaz de Carvalho.
Posteriormente continuou o estudo do instrumento com o guitarrista Jozef Zsapka. Conjugou o estudo da guitarra com a atividade docente no Conservatório de Viseu. Participou em várias masterclass. Lecionou igualmente na Escola de Música do Colégio de S. José (Guarda) e no Conservatório de Seia. Atualmente leciona no Conservatório de Música de Viseu “Dr. José de Azeredo Perdigão”. Em 2007 concluiu o seu Mestrado em Música de Câmara na Universidade de Aveiro sob a orientação dos Professores Paulo Vaz de Carvalho, Helena Marinho, Fausto Neves e do guitarrista Odair Assad.
Desde 1999 até 2014, conjuntamente com José Carlos Sousa, foi diretora artística do Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica de Sernancelhe, evento pioneiro no país. Desde 2015 é diretora artística do Concurso Internacional de Guitarra de Viseu, concurso inserido no Festival de Música da Primavera de Viseu
A sua atividade artística marca-se pela atuação em música de câmara com o duo de guitarras Concentus Duo, onde toca com Manuel Tavares desde o ano 2000. O duo apresentou-se em várias cidades do país, no Festival Ciclo de Guitarra Clássica de Oliveira do Bairro, Festival de Guitarra da Fundação António de Almeida, Festival Internacional de Sernancelhe, CCB, Festival Internacional Guitarmania (Almada e Lisboa) e Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso. Fora de Portugal marcou presença no Festival Internacional de Guitarra em Hondarribia, País Basco, “Guitarre-Essone” em Paris e Festival Internacional de Guitarra de Palencia, Espanha. É membro do Quarteto de Guitarras de Viseu com o qual tem percorrido várias salas do país em concertos e recitais. Apresenta-se regularmente com este agrupamento tendo em 2018 interpretado como solista – juntamente com a Orquestra Filarmonia das Beiras – o Concerto Andaluz de Joaquín Rodrigo.

José Carlos Sousa


JOSÉ CARLOS SOUSA
José Carlos Almeida de Sousa nasceu em Viseu – Portugal, em 1972. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Música Dr. Azeredo Perdigão, na sua cidade natal onde concluiu o curso geral de composição em 1995.
Em 1996 prossegue os seus estudos na Universidade de Aveiro, onde concluiu a sua Licenciatura em Composição, no ano de 2000.
Estudou composição e música eletrónica com Evgueni Zoudilkin, João Pedro Oliveira e Isabel Soveral. Frequentou ainda vários seminários de composição e música eletrónica orientados pelos compositores; Jorge Antunes, Alain Sève, Tomás Henriques, Flo Menezes, François Bayle e Emmanuel Nunes.
Em Junho de 2005 concluiu, na Universidade de Aveiro, um mestrado em música com especialização em composição, subordinado ao tema “O Timbre e suas Metamorfoses no Processo Composicional da Música Electroacústica”.
Já lecionou na Universidade de Aveiro e no Instituto Piaget em Viseu.
Foi, conjuntamente com Paula Sobral, organizador e diretor artístico do Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica de Sernancelhe, até a sua 15.ª edição.
Desde 2008 que organiza e é o Diretor Artístico do Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu.
Em 1995 ganhou o primeiro prémio do 1.º concurso de composição do conservatório onde estudou, com a obra infantil para piano, “Almofada”.
No Concurso de Composição Eletroacústica “Música Viva 2000”, foi agraciado com uma Menção Honrosa. Em Abril de 2001 foi premiado com a sua obra “Viagem” no referido concurso, integrado na Porto 2001 Capital Europeia da Cultura.
As suas últimas obras, resultam da encomenda de várias instituições nacionais e internacionais e a sua música tem sido tocada em várias cidades portuguesas e em vários festivais de música: Festival Música Viva (Portugal), Primavera en La Habana (Cuba), Aveiro Síntese (Portugal), “33e Festival International des Musiques et Créations Electroniques” (Bourges – França), Concurso e Festival Internacional de Guitarra (Sernancelhe – Portugal), 14th World Saxophone Congress (Eslovénia), “Guitarmania” – Festival Internacional de Guitarra Clássica (Almada – Portugal), Festival de Guitarra de Palência (Espanha), Festival Dias de Música Eletroacústica (Seia – Portugal), “Síntese” – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda (Portugal), Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso (Portugal), Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu (Portugal), 8e Festival International Guitar´Essonne – (Paris – França), Dias de Música Eletroacústica no Santa Cruz Air Race (Portugal), VIII Festival de la Guitarra de Sevilla (Espanha), Tempo Reale Festival 2018 Florença (Itália).
Atualmente é professor de composição no Conservatório de Música de Viseu, exercendo também o cargo de Diretor Pedagógico do Conservatório desde 2004.

Margarita Escarpa


MARGARIDA ESCARPA
“Uma artista de primeira classe”, expressou María Luisa Anido quando ouviu pela primeira vez Margarita Escarpa tocar. Desde então, Margarita tem obtido continuamente muitos sucessos, incluindo importantes prémios em concursos internacionais. Atualmente é considerada uma das maiores guitarristas clássicas do nosso tempo, destacando-se pela sua notável musicalidade e extraordinária sensibilidade e sutileza.
Como artista a solo, gravou CDs para RTVE (grupo espanhol de Rádio e Televisão), Opera Tres, Naxos, La Ma de Guido e GHA Records.
Desde 2011 é uma das “artistas D’Addario”.
Em 2021 recebeu o Prémio “Guitarrista José Tomás 2021 Villa de Petrer”, e em 2023 o prémio “Premio European Guitar Foundation 2023” (Granada; Espanha). Prémios oferecidos aos principais nomes do mundo da guitarra.
Margarita também é conhecida como uma professora dedicada. Em outubro de 2021 foi nomeada professora de guitarra na Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena, Áustria, levando os seus alunos a um maior grau de perfeição.

Judicaël Perroy


JUDICAËL PERROY
Judicaël Perroy nasceu em 21 de julho de 1973, em Paris. Começou a tocar guitarra aos 7 anos no Conservatório Municipal Interdistrital de Paris. De 1983 a 1988, estudou com Delia Estrada, e mais tarde com Raymond Gratien na Escola Nacional de Aulnay-sous-Bois, onde recebeu o primeiro prémio unânime, com honras do júri, em junho de 1988. Aos 11 anos, Judicaël Perroy começou a dar concertos, incluindo apresentações como solista em dois concertos de Vivaldi com o Ensemble Instrumental du Mans, dirigido por André Girard.
Continuou os seus estudos musicais com Robert Aussel e depois com Daniel Lavialle, ambos com papel fundamental no seu desenvolvimento artístico. Obteve o Diploma de Concerto da École Normale de Musique de Paris na classe de Alberto Ponce em 1994 e, em 1996, ganhou o 1º prémio no Conservatório Nacional de Música e Dança de Paris (CNSMDP).
Em 1997, foi galardoado com o 1º prémio na décima quinta edição do prestigiado concurso GFA (Guitar Foundation of America), em San Diego, EUA, o que lhe permitiu lançar a sua carreira internacional. Desde então, tem-se apresentado nos mais prestigiados locais e festivais, incluindo o Tchaikovsky Concert Hall em Moscovo, o National Concert Hall em Taipei, o Teatro de la Republica no México, o Concertgebouw em Amesterdão e muitos mais.
Judicaël Perroy gravou dez álbuns, incluindo dois CDs dedicados a Johann Sebastian Bach e Manuel Maria Ponce para Naxos, e mais recentemente, em 2024, um recital para a GHA. Como professor é muito procurado, ministrando regularmente masterclasses nas principais universidades e escolas superiores de música e artes em todo o mundo, e os seus alunos têm sido vencedores dos mais importantes concursos internacionais. De 2017 a 2020, Judicaël foi professor no Conservatório de Música de São Francisco, EUA, sucedendo ao guitarrista e compositor Sergio Assad. Desde então, em setembro de 2020, foi nomeado professor de guitarra na Haute École Musique de Genève, sucedendo ao guitarrista e compositor Dusan Bogdanovic, ao mesmo tempo que leciona na École Supérieure Musique et Danse Nord de France desde 2012.

Francisco Bernier


FRANCISCO BERNIER
Considerado pela crítica como um dos principais guitarristas clássicos da sua geração, Francisco Bernier construiu uma carreira de sucesso e premiada ao longo dos anos.
Apresentou-se em mais de 35 países, em locais de prestígio como a Salle Cortot e o Teatro Mogador em Paris, a Salle Corum em Montpellier, o Grand Theatre em Bordeaux, o Oji Hall em Tóquio, o Kyoto Concert Hall , o Museu Hermitage de São Petersburgo, o Teatro Maestranza em Sevilha, o Teatro Comunale em Alexandria, o Merkin Hall em Nova York, o Hall da O.E.A (Organização dos Estados Americanos) em Washington D.C. e o Zellerbach Hall em São Francisco, entre outros .
Finalista do Concert Artist Guild of New York e vencedor de mais de vinte prêmios internacionais, incluindo o Concurso “Michele Pittaluga”, Francisco Bernier já se apresentou com diversas orquestras, como a Camerata de São Petersburgo, a Orquestra Sinfónica de Manchester, a Orquestra Sinfônica do Mediterrâneo , a Orquestra Sinfónica de Vallés, a Orquestra Sinfónica de Huelva e a Sinfónica de Berkeley de São Francisco dirigida por Kent Nagano.
Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Superior de Música de Sevilha e depois mudou-se para França para continuar os seus estudos musicais na École Normale “Alfred Cortot” de Paris sob a direção do Maestro Alberto Ponce. Recebeu com distinção o Diploma Superior de Executante e Concertista por decisão unânime do júri.
De 1998 a 2002, Francisco continuou a sua excelente formação na Hochschule für Musik de Colónia (Alemanha), na Université du Québec em Montreal (Canadá) e no Conservatoire National Supérieur de Paris (França). Também frequentou master classes com Alvaro Pierri, Roland Dyens, Leo Brouwer, David Russel, José Tomas, Oscar Ghiglia e recebeu orientação de compositores, regentes de orquestra e músicos de outras disciplinas.
Em setembro de 2009, gravou no Canadá para a Naxos Company.
O seu interesse pela música contemporânea levou-o a manter contacto com grandes compositores do nosso tempo, como Luis de Pablo, José M. Sánchez Verdú, Cesar Camarero e José Manuel López, entre outros. Ele também é membro do Zahir Ensemble.
Além disso, Francisco Bernier é laureado por diversas fundações, como a Fundação Meyer, Beracasa e BNP-PARIBAS (França), Fundação “la Caixa” (Espanha) e Fundação Emma Contestabile (Itália).
Em 2014, foi incluído na lista dos principais artistas espanhóis que atuam no estrangeiro com a ajuda do Ministério dos Negócios Estrangeiros (AECID).
Francisco atualmente leciona no Conservatório Real de Música de Sevilha. É Diretor Artístico do Festival de Guitarra de Sevilha e Diretor Geral da Contrastes Records (Londres).
Francisco Bernier apresentou-se nos seguintes AUDITÓRIOS-TEATRO em todo o mundo, entre outros:
Teatro La Villete de Paris (França) Sala de Concertos de Kyoto (Japão) Sala de Concertos Merkin de Nova York (EUA) Teatro Hermitage de São Petersburgo (Rússia) Teatro Mogador de Paris (França) Teatro Maestranza de Sevilha (Espanha) Grande Teatro de Bordeux (França) Zellerbach Hall em São Francisco (EUA) Sala de Concertos da Filarmônica Nacional da Ucrânia (Ucrânia) Maison de Radio France (França) Oji Hall de Tóquio (Japão) Palau de la Música de Valence (Espanha) Legacy Hall do Columbus State University (EUA) Outremont Theatre. Montreal (Canadá) Walter Hall de Toronto (Canadá).

Eudoro Grade


EUDORO GRADE
Eudoro Grade tem desenvolvido a sua atividade como concertista atuando entre apresentações a solo, música de câmara e orquestra por todo o país e estrangeiro.
É membro de três projetos musicais, Quarteto de Guitarras Concordis, duo Guirimbadu com marimba e vibrafone e duo Dusul com guitarra portuguesa.
Gravou cinco cd’s, quatro dos quais a solo; CD’s: “Guitarra”, “Sons da Memória” e “Caminho Latino” e “Músicas de Natal”, este último com Diogo Grade e “Encontros” com Q. Concordis.
É coordenador do projeto “Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve” e presidente da Associação de Guitarra do Algarve. É diretor artístico dos Festivais Internacionais de Guitarra de Lagoa e Faro.
E diretor e coordenador do Concurso Internacional de Guitarra de lagoa.
Como professor, leciona no Conservatórios Regional do Algarve Maria Campina.

André Cardoso


ANDRÉ CARDOSO
André Cardoso nasceu em 1980. Frequentou a Escola Secundária Alves Martins em Viseu no Curso Tecnológico de Artes e Ofícios. Ingressou no Curso de Educação Visual e Tecnológica que abandonou para se dedicar exclusivamente ao estudo da música. Frequentou o Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. Azeredo Perdigão, onde estudou guitarra clássica com os professores Paula Sobral e Christhopher Lyall. Mais tarde ingressou na Universidade de Aveiro, no curso de Licenciatura em Ensino de Música, no instrumento específico de Guitarra Clássica. Teve como professores Josef Zshapka e Paulo Vaz de Carvalho. Na disciplina de Música de Câmara estudou com o professor António Chagas Rosa. Participou em masterclasses de guitarra clássica e música de câmara orientados por Christhopher Lyall, Timothy Walker, Olga Prats, Betho Davezac, Roberto Aussel, Carlo Marchione, Judicael Perroy, Tal Hurwitz, Yamandu Costa, Jérémy Jouve, Thibault Cauvin entre outros. Gravou para a RDP Antena 2 e Antena 1. Foi solista com a Orquestra Filarmonia das Beiras. Tocou com a Orquestra Clássica do Centro e a Orquestra Aeminium. Tocou música de câmara com as mais variadas formações destacando ‘Duo Lontano’ (2003-2010, duo de guitarras clássicas) e o Quarteto de Guitarras de Viseu (2012-). Dentro da música folk e world music tocou e participou em projetos como Quimera Quinteto (música de Astor Piazzolla), Toques do Caramulo (folk serrano), Contracorrente (músicas de intervenção do mundo), Tocar o Chão (música de Carlos Peninha), Terra da Fraternidade – ACERT (homenagem a Zeca Afonso), Isabel Silvestre e Cantares de Manhouce, entre outros grupos e músicos. Integrou o grupo ‘A Presença das Formigas’ (2009-) onde é intérprete e compositor. Grupo que ganhou o Prémio Zeca Afonso no Festival Cantar Abril em Almada (2009). No mesmo festival ganhou o Prémio Adriano Correia de Oliveira com ‘Contracorrente’ (2013). Participa como intérprete e músico convidado nos álbuns: ‘Ciclorama’ (2010) e ‘Pé de Vento’ (2014) de ‘A Presença das Formigas’; ‘Contracorrente’ – D’Orfeu (2013); ‘A Viagem do Elefante’ – ACERT (2014) 14 canções do espetáculo, com Luís Pastor e ‘A Cor da Língua ACERT’; ‘Mina’ (2016); ‘Tocar o Chão’ (2017); Sara Vidal (2018); Manuel Maio (2019). Participou ainda como intérprete e compositor em ‘Fil’Mus’ (2010-2020, cinema musicado ao vivo), ‘Crónicas de Inverno’ (2015, poesia), ‘O Banco do Tempo’ (2014, dança), ‘Fogo Correndo’ (2019-, teatro). Compôs com Manuel Maio, música para o vídeo coreográfico ‘Perpetuum’ (2016). Começou a fazer teatro amador aos 14 anos. Foi cofundador do Projeto ‘AdHoc’ (1998) onde ganhou prémios com as obras originais ‘Se não fosse de cá, acharia tudo isto muito estanho’ (1999) e ‘Loucura, será isto loucura?’ (2000). Participou como ator e criador, na peça ‘Twister’ (2002) com a direção e textos de Jorge Fraga. Dirigiu vários projetos artísticos com comunidades e grupos de teatro amador principalmente no distrito de Viseu. Em 2007 cofundou a ‘Zunzum’ Associação Cultural e integrou o seu corpo artístico e diretivo até 2017. Foi fundador e diretor artístico do encontro ‘Outono Quente’ (2012-2017). Participou em dezenas de obras teatrais como narrador, encenador, ator, músico. Tem-se apresentado regularmente, por todo o país e estrangeiro, com diferentes projetos musicais e artísticos nomeadamente em Espanha, França, Turquia, Roménia, Bulgária, Alemanha, Holanda, USA, Suíça. Fez parte do júri do Concurso Internacional de Guitarra Clássica no Festival de Música da Primavera de Viseu (2016-). Lecionou no Conservatório de Música de Águeda (2002-2004) e no Conservatório de Música da Guarda (2004-2006). Desde 2004, é docente de Guitarra Clássica no Conservatório Regional de Música Dr. Azeredo Perdigão em Viseu.