Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu

15ª edição

2 a 29 de Abril, 2022

Abril é o mês da liberdade, em Viseu é o mês da música…
“Se não tivéssemos inverno, a primavera não seria tão agradável: se não experimentássemos algumas vezes o sabor da adversidade, a prosperidade não seria tão bem-vinda.” Anne Bradstreet

Depois de duas edições tão atípicas, condicionadas pela realidade Covid19, o festival abandona as transmissões live streaming, e chama novamente o público às salas da nossa primavera musical.

Esta edição oferece 19 concertos que envolvem cerca de 300 músicos. Como seria de esperar, o cartaz está preenchido com músicos dos 4 cantos do mundo representando países como o Brasil, Argentina, China, Eslováquia, Grécia, Espanha, França, Itália e Portugal.

Apesar de serem muitos os músicos estrangeiros, o festival começará com a prata da casa, dando a honra aos nossos alunos e os nossos professores.

Seis orquestras subirão ao palco: Orquestra XXI, Orquestra Filarmonia das Beiras com o Quarteto do Rio de Janeiro, Orquestra de Saxofones do Dão, Orquestra POEMa com Abraham Cupeiro, Orquestra Filarmónica Portuguesa e a Orquestra Juvenil de Viseu.

A criação de novas obras sempre foi uma aposta deste festival; assim, em parceria com a Miso Music Portugal, o FIMPViseu encomendou 3 obras para orquestra que irão ter a sua estreia mundial em Viseu, a 22 de abril pela Orquestra Filarmónica Portuguesa.

Vários solistas internacionais vão apresentar-se nos nossos palcos, dos quais destacamos os guitarristas Carlo Curatolo e Elia Portarena de Itália, Karol Samuelčík da Eslováquia e o pianista chinês Qing Li.

Na Música de Câmara damos destaque ao Trio Cavalcade de França, com Jérémy Jouve, Mathias Duplessy e Stéphane Edouard; ao Duo Melis formado pelos guitarristas Susana Prieto e Alexis Muzurakis de Espanha e Grécia; ao Duo de Carles Pons e Dario Polonara, de Espanha e Argentina com o programa de “El Tango”; ao Re:Flexus Trio que entre outras nos traz a música de Sérgio Azevedo; ao Ibertrio que em véspera do 25 de abril, nos apresentará o programa “Música Arma da Liberdade”.
Teremos ainda a presença de vários duos de “músicos da casa” com programas muito diversificados, dos quais destacamos “Car12 a Grande Viagem” um espetáculo músico-teatral com André e Miguel Cardoso.

O Concurso Internacional de Guitarra e Piano de Viseu atrai jovens intérpretes, excelentes músicos de todo o globo, confirmando a abrangência internacional do festival.
Este ano, voltamos a ter a Guitarra no papel principal; após uma primeira eliminatória online, poderemos assistir presencialmente à 2ª eliminatória e à final nos dias 8 e 9. Este concurso destaca-se não só no panorama nacional como também internacionalmente, e tem sido uma rampa de lançamento para uma geração atual de grandes guitarristas.

Bem-haja ao público, aos músicos, aos mecenas e a todas as entidades que apoiam o FIMPViseu.
Um especial agradecimento ao Município de Viseu, na pessoa do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viseu Dr. Fernando Ruas e da Sr.ª Vereadora da Cultura Leonor Barata por todo o apoio dado à Proviseu/Conservatório de Música para a realização deste festival de música da cidade e região.

Numa época de dor e sofrimento humano, espero que esta festa da música nos possa trazer momentos de grande beleza, pondo o foco no melhor que o homem pode fazer.
Em abril não fiquem em casa, a Primavera está a chegar!

O Diretor Artístico
José Carlos Sousa