Ibertrio

23 Abril, 2022 pelas 21h00 (sábado)
no Teatro Viriato


Entrada: 2.5€ • Adquirir bilhete
Idade: Maiores de 6 anos.

Programa: “Música: Arma de Liberdade”

F. KREISLER (1875-1962)
Farewell to Cucullain
Miniature Viennese March

F. LOPES GRAÇA (1906-1994)
“Página esquecida” para violoncelo e piano

P. CASALS (1876-1973)
Balada para piano

F. KREISLER (1875-1962)
“The Old Refrain” para violino e piano

D. SHOSTAKOVICH (1906-1975)
Trio n. 1 Op. 8 em Dó menor


Ficha Artística

Nuno Meira – Violino
Américo Martins – Violoncelo
Isolda Crespi Rubio – Piano

Mecenas: Quinta das Marias

O Ibertrio é um trio clássico de violino, violoncelo e piano formado pelos músicos Nuno Meira, Américo Martins e Isolda Crespi. O trio foi fundado em 2016 com o intuito de divulgar a música erudita escrita para essa formação desde o classicismo até os nossos dias. O Ibertrio tem participado em vários festivais, ciclos e salas de concertos nomeadamente o Sons no Património (Gaia), Centro Cultural de Campo Maior, Auditório Municipal de Gondomar, Ciclo da Associação de Concertos Valentim Moreira de Sá (Guimarães), Musicórdia (Esposende), Ciclo das quintas (Viana do Castelo), Sextas às sete (Vila do conde), entre outros. O seu repertório inclui obras de Beethoven, Haydn, Brahms, Mendelssohn, Shostakovich e Piazzolla.

Biografias

NUNO MEIRA
Iniciou os seus estudos de Violino com o Professor Carlos Carneiro e prosseguiu com o Professor Vitor Diamantino na Sociedade Martins Sarmento. Em 1995 ingressou na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE), na classe do Professor António Soares onde termina o curso com nota máxima a violino.
Realiza a Licenciatura de violino no Royal College of Music (Londres), com a Professora Ani Schnarch. Em 2005 foi-lhe atribuída uma bolsa de estudos pela Fundação Calouste Gulbenkian, a fim de realizar uma Pós-Graduação no Royal College of Music na classe da Professora Ani Schnarch.
Em 2015 concluiu o Mestrado em Ciências da Educação, Música, na Universidade Católica Portuguesa.
Frequentou masterclasses com Professores de prestígio como Lewis Capland, Alexei Michline, Boris Kuniev, Ani Schnarch, Serguei Aratourian, Anatoli Swarsburg, Anibal Lima entre outros.
Como instrumentista fez parte de várias orquestras, Orquestra de Jovens da União Europeia, Royal College of Music Sinfonietta, Royal College of Music Symphony Orchestra, Orquestra Aproarte, Orquestra Portuguesa das Escolas de música, Orquestra Artave, Orquestra da Extremadura, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e Orquestra do Algarve. Desempenhou as funções de concertino na Orquestra Artave, Orquestra Aproarte, Orquestra Portuguesa das Escolas de Música e Orquestra do Algarve e atualmente é o concertino da Orquestra de Guimarães.
Foi júri convidado pelos concursos Paços Premium, Concurso Capela e Concurso Cidade do Porto.
Atualmente leciona violino na ARTAVE e no Conservatório de Música de Barcelos.

AMÉRICO MARTINS
Iniciou os seus estudos musicais em Violoncelo na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE) na classe do Professor José Pereira de Sousa. Posteriormente estudou com os Professores Miguel Rocha, Aaron Choi, Jed Barahal e Vincent Chuaqui. Durante os seus estudos na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE), foi primeiro violoncelo da Orquestra Sinfónica da ESMAE, tendo tocado a solo com esta mesma orquestra.
Participou em masterclasses com violoncelistas de renome mundial como Lluis Claret, Anatolin Nikitin, Igor Gavritch, Márcio Carneiro, Xavier Gaingpain, Jeroem Reulling Amit Peled, Maria de Macedo, entre outros.
Tem integrado a Orquestra Sinfónica do Porto da Casa da Música, Orquestra do Norte, Orquestra de Câmara Jean Peaget, Orquestra de Guimarães e Orquestra do Festival de Música de Paços de Brandão. Foi primeiro violoncelo da Orquestra Clássica do Centro, tendo realizado um concerto a solo com esta Orquestra no Teatro Gil Vicente no dia da Cidade de Coimbra. Foi membro dos ensembles de violoncelo Guilhermina Suggia e Porto Cello entre outras agrupações de Música de Câmara.
Atualmente leciona na Academia de Música de Costa Cabral.

ISOLDA CRESPI RUBIO
Natural de Barcelona, licenciou-se em piano pelo Royal College of Music (Londres) na classe do Professor John Barstow. É Mestre em Ciências da Educação, Música, pela Universidade Católica Portuguesa e publicou a sua tese com o título “O Professor Invisível. A influência do pianista acompanhador na aprendizagem musical dos estudantes de instrumento”. Atuou em recitais em Espanha, Portugal, França, Suíça, Reino Unido, Dinamarca, Brasil e Coreia do Sul. Apresenta-se regularmente com a flautista Adriana Ferreira, com quem gravou o CD “Danse des Sylphes” (2011) para a discográfica Numérica e para a revista italiana “Falaut” (2015). Assim mesmo em 2018 gravou o CD “The delirium of my desire” com a flautista Ana Maria Ribeiro para a discográfica Artway e em 2019 gravou com o contrabaixista António Romero Cienfuegos para a discogràfica NBB Records. Em 2019 apresentou-se com a Orquestra de Guimarães interpretando o Triplo Concerto de Beethoven e em 2014 com a Orquestra ARTAVE com o Segundo Concerto para piano e orquestra de Rachmaninov.
Orientou varios Cursos de aperfeiçoamento e masterclasses de piano nomeadamente nos Encontros Internacionais de Musica (EnIMus) em Felgueiras (2021), no Conservatório de Paredes (2015 e 2016) e na Universidade de Santa Maria (Rio Grande do Sul) dentro do Festival Harmos Brasil 2015.
Atualmente é pianista acompanhadora na ARTAVE, na Universidade do Minho e na ESART.

O concerto