Orquestra de Saxofones do Dão

13 Abril, 2022 pelas 21h00 (quarta)
no Politécnico de Viseu, Aula Magna


Entrada: 5€ • Adquirir bilhete
Idade: Maiores de 6 anos.

Programa

CHIEL MEIJERING
I like rats (but I don’t like Haydn)

CHRISTOPHER BOCHMANN (Estreia Mundial)
CANZONA V for saxophone orchestra

ELISABETH AMANDI
Rotazio a Tre

JOSÉ MARTINS (Estreia Mundial)
Ao Sul

CRAIG RICKARDS
Joust

ANDY SCOTT
Paquito

L. W. BEETHOVEN (arr. A. CREPIN)
Hino da Alegria

M. MUSSORGSKY (arr. JORGE OLIVEIRA)
A Grande Porta de Kiev


Ficha Artística

Orquestra de Saxofones do Dão
Henrique Portovedo – Maestro



A Orquestra de Saxofones do Dão (OSD) foi formada em 2018 por três amigos saxofonistas (Dulcineia Guerra, Jorge Oliveira e José Magalhães), em Viseu, com o intuito de reunir atuais e antigos alunos de saxofone das diversas escolas, bandas, academias e conservatórios de música da região, em especial, para fornecer uma via de continuidade à formação dos alunos através da felicidade que a música de conjunto proporciona, tendo em vista a promoção do repertório original para ensemble de saxofone, assim como revisitar obras importantes da história da música e/ou da música tradicional e regional, para além da pretensão de demonstrar a versatilidade do instrumento. Pretendeu-se, assim, com a formação da orquestra, aliar o prazer de praticar o instrumento com a responsabilidade e satisfação que a pertença a um grupo musical e artístico proporciona. A OSD regozija-se de ter como membros saxofonistas de várias gerações, sendo estes agrupados por orquestras de níveis diferentes, mas onde todos ensinam a todos.
A atividade da OSD é feita em estágios, tendo em vista a participação em concertos pela região, em diversos momentos do ano. Para além desta atividade regional pretendeu-se a expansão das atividades, em especial por festivais de saxofone assim como importantes centros e salas do mundo saxofonístico. Desde o início da atividade em dezembro de 2018 que tivemos a honra: do envolvimento de mais de uma centena de saxofonistas, de diversas idades (dos 5 aos 55), de diversos níveis (do iniciante que apenas toca 3 notas aos diversos professores de saxofone); do contributo de jovens saxofonistas com talento inquestionável e que se apresentaram como solistas; da participação especial como solista do Professor Doutor Carlos Canhoto (ESART) e a afortunada colaboração com jovens maestros (Jorge Oliveira, Cláudio Ferreira, Pedro Ralo e Alexandre Madeira).
Este Estágio decorrerá novamente na cidade de Viseu, cidade esta que desde o primeiro momento nos acolheu e deu condições únicas de trabalho (não esquecendo o apoio e auxílio essencial que o Conservatório Regional de Música Dr. José Azeredo Perdigão nos oferece).
O Maestro convidado para este 5º Estágio é Henrique Portovedo, um nome importante do saxofone em Portugal, sendo o Presidente da Associação Portuguesa do Saxofone e professor do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, de Aveiro. Como saxofonista tem uma vasta atividade musical internacional, sendo sempre convidado para os mais importantes festivais e congressos de saxofone que, a nível internacional, se realizam.

Biografias

HENRIQUE PORTOVEDO
Henrique Portovedo encontra o seu lugar na música contemporânea trabalhando com compositores como R. Barret, P. Ferreira Lopes, C. Barlow, C. Roads, P. Ablinger, P. Niblock, M. Edwards, I. Silva, S. Carvalho, L. Carvalho, R. Ribeiro, M. Azguime, entre muitos outros. Portovedo estreou mais de 40 obras a si dedicadas. Apresentou-se a solo com inúmeras orquestras e ensembles incluindo Cantus Ensemble, Chronos Contemporary Music Ensemble, L’Orchestre d’Harmonie de la Garde Republican, Trinity College of Music Wind Orchestra, Orquestra de Sopros da Universidade de Aveiro, Sond’Art Electric Ensemble, etc. Cofundador de Quadquartet e Diretor Artístico de Aveiro SaxFest, tem o seu trabalho discográfico editado por diversas editoras como Naxos, Universal, PadRecords, R’RootsProductions etc. Foi premiado com Prémio de Mérito da Fundação António Pascoal, Prémio de Mérito Artístico Fundação Eng. António de Almeida, 1º prémio do International Youth Soloist Contest Purmerend. Recebeu em 2007 e 2008 vários Trinity Music Awards em Londres. Em 2012 foi premiado com o Prémio Jovens Criadores pelo Instituto Português de Artes e Ideias. Em 2014 foi premiado com o Prémio do Centro Nacional de Cultura na área da música. Tem sido artista em residência no ZKM Karlsruhe, visiting researcher na Edinburgh University e Fulbright Visiting Researcher no MAT University of Califonia Santa Barbara. Henrique é membro fundador do European Saxophone Comité, Tenor Sax Collective, Presidente da Associação Portuguesa do Saxofone e foi diretor artístico do European Saxophone Congress 2017. Enquanto investigador na área da Ciência e Tecnologia das Artes, foram-lhe atribuídos financiamentos de investigação pela FCT e Fulbright. Portovedo é regularmente convidado para ministrar masterclasses e concertos em alguns dos mais prestigiantes festivais e conservatórios superiores tais como Conservatoire Royal de Bruxelles, Conservatori Superior de Música de les Illes Balears, Trinity Laban Conservatoire of Music & Dance, Hochschule fur Musik Karlsruhe, entre muitos outros. Atualmente é investigador no InetMD e desempenha atividade docente na Universidade de Aveiro, Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e é professor convidado no Real Conservatorio Superior de Musica de Madrid.

O concerto