
Luis Alejandro García
19 Abril, 2023 pelas 21h00 (quarta)
na Igreja da Misericórdia
Entrada: 2.5€ • Adquirir bilhete
Maiores de 3 anos. Bilhete obrigatório.
Luis Alejandro García tem sido elogiado pela crítica internacional como “um extraordinário contador de histórias musicais” (L’Arena di Verona), e é um dos guitarristas espanhóis de maior sucesso da sua geração, como atestam os seus mais de 40 prémios internacionais, entre eles o Primeiro Prémio no Concurso Internacional de Guitarra de Paris, o Concurso Internacional de Viseu, o Prémio “El Primer Palau”, o Prémio “José Tomás – Villa de Petrer”, o Prémio “Andrés Segovia” de Linares ou o Prémio do Festival Internazionale di Chitarra “Gemona del Friuli”.
Em contínuo crescimento, a sua carreira levou-o a estrear-se em locais de prestígio como o Musikverein em Viena, o Palau de la Música Catalana, o Teatro Monumental ou o Auditório Alfredo Kraus, e as suas digressões chegaram à Alemanha, Estados Unidos, Brasil, Itália, Luxemburgo, Áustria, Andorra, Chile, Reino Unido, Bulgária, Croácia, Argentina ou a grande parte da geografia espanhola. Atuou também como solista com orquestras como o ORTVE, OFGC, OS del Vallès e OST, sob as batutas de Karel Mark Chichon, Óliver Díaz, Luis Miguel Méndez e Xavier Puig. Luis Alejandro fez numerosas gravações, incluindo o seu último CD a solo, “Reflejos” (2021), produzido pela gravadora JSM Guitar Records e calorosamente recebido pela crítica: “Um álbum de referência para este repertório e para o próprio conceito do álbum […]. Uma atuação magistral” (Revista Melómano). É membro do Canary Guitar Quartet e Dalek Dúo, grupos de câmara com os quais explora diferentes paisagens musicais através da guitarra e outros instrumentos.
Os seus próximos compromissos incluem digressões a diferentes em Espanha, Eslováquia, Portugal, Estados Unidos, México e Argentina. Licenciou-se em Guitarra pelo CSMC com distinção, bem como em Musicologia com o Prémio Extraordinário de Fim de Curso. Formou-se com vários professores de renome internacional tais como Leo Brouwer, David Russell, Zoran Dukic, Pedro Mateo e Carlo Marchione. Em 2017 concluiu o seu mestrado com distinção no Esmuc em Barcelona, sob a tutela de Àlex Garrobé.
Luis Alejandro García toca com guitarras Vicente Carrillo e Cordas Knobloch.
Mais em www.luisalejandrogarciaguitar.com
Programa
J. TURINA (1882 – 1949)
Fantasía Sevillana, Op. 29
M.M. PONCE (1882 – 1948)
Sonata Romántica
I. Allegro non troppo, semplice
II. Andante
III. Moment Musical: Vivo
IV. Allegro non troppo e serioso