Karol Samuelčík
6 Abril, 2022 pelas 21h00 (quarta)
no Museu Nacional Grão Vasco
Entrada: 2.5€ • Adquirir bilhete
Idade: Maiores de 6 anos.
Mecenas: Museu Nacional Grão Vasco
Programa
RADAMÉS GNATTALI (1906-1988)
Petite suite
I. Pastoral
II. Toada
III. Frevo
A. PIAZZOLLA (1921-1992) (arr. Sergio Assad)
Cuatro estaciones porteñas
I. Primavera Porteña
II. Verano Porteño
III. Otoño Porteño
IV. Invierno Porteño
GIULIO REGONDI (1822-1872)
Introduction et Caprice, Op.23
Ficha Artística
Karol Samuelčík – Guitarra
Biografia
KAROL SAMUELČÍK
Karol nasceu em 1991, em Banská Bystrica (Eslováquia), onde também estudou na escola de música de J. Cikker com Zuzana Meleková. Entre 2007 e 2011 estudou no Conservatório de Žilina, na classe de Ján Labant. Entre 2011 e 2016 estudou na Academia de Música e Artes do Espetáculo em Bratislava com o prof. Jozef Zsapka, licenciando-se com a maior distinção, “Prémio do Reitor”. Enriqueceu o seu progresso musical durante os estudos de intercâmbio no Conservatório Superior de Música em Vigo (Espanha, pedagoga – Margarita Escarpa) e durante os estudos na Escola Superior de Música da Catalunha em Barcelona (Espanha, pedagoga – Álex Garrobé). Em 2019 terminou os seus estudos de pós-graduação na Academia de Música e Artes Performativas de Bratislava sob a orientação do professor de renome mundial Jozef Zsapka. Atualmente, ensina na Academia de Música e Artes do Espetáculo em Bratislava (Eslováquia).
Karol apresentou-se em numerosas cidades de toda a Eslováquia (Bratislava – Festival Internacional de Guitarra J.K. Mertz, matiné de domingo; Žilina – Allegretto; Nitra – Cithara Aediculae; Prešov – Presov Music Spring, Presov Days of Classical Guitar, Iuvenilis Cithara; Banská Bystrica; e muitos outros) e no estrangeiro (Espanha, Áustria, Grã-Bretanha, República Checa, Itália, Sérvia, Hungria, Grécia, China, Hong Kong, etc.). Em 2019 realizou a sua primeira tournée em países da América do Sul, em cidades como Buenos Aires (Argentina), Montevideu (Uruguai), Santiago, Temuco (Chile) ou Porto Alegre (Brasil). Como solista atuou com orquestras como The Slovak Philharmonic; The Slovak State Philharmonic, Košice; Cappella Istropolitana; The Slovak Sinfonietta Žilina; Hong Kong Metropolitan Pop Orchestra; Musica Cassovia e com quarteto de cordas Mucha Quartet.
Gravou para a companhia Diskant dois CDs: CD de estreia com composições de Isaac Albéniz, Johann Sebastian Bach e Vicente Asencio e CD “Impresiones de Catalunya” centrado na música catalã.
Participou em muitos festivais internacionais de guitarra e masterclasses com artistas tão importantes como L. Brouwer, S. Assad, P. Steidl, C. Domeniconi, M. Socias, R. Smits, M. Dylla, A. Pierri, C. Marchione, R. Dyens e os outros. Karol ganhou o 1º prémio no concurso internacional de guitarra de J.K. Mertza 2012, Concurso Internacional de Guitarra da Tailândia 2016, Programa de Bolsas de Estudo da Yamaha Music Foundation of Europe 2012/2013, Concurso Internacional de guitarra de Ivan Balla em Dolný Kubín 2009, Concurso para Estudantes dos Conservatórios Eslovacos 2009. Em 2013 recebeu um prémio pela melhor interpretação de uma peça italiana no concurso internacional Udine (Itália). Em 2015 tornou-se um dos laureados no Forum Gitarre Wien. Recebeu o prémio de Personalidade Estudantil da Eslováquia ano académico 2016/2017 na categoria Cultura e Arte.
A partir de 2013 juntou-se à equipa organizadora do festival J. K. Mertz em Bratislava. Karol toca a guitarra de Dennis Tolz e a guitarra romântica, modelo Stauffer, feita pelo luthier eslovaco Martin Okenica.