Duo Melis

7 Abril, 2022 pelas 21h30 (quinta)
no Museu Nacional Grão Vasco


Entrada: 2.5€ • Adquirir bilhete
Idade: Maiores de 6 anos.

Programa

J. RODRIGO (1901-1999)
Tonadilla
I. Allegretto ma non troppo
II. Minueto pomposo
III. Allegro vivace

ANTOINE DE LHOYER (1768-1840)
Duo N° 2 Op. 31
I. Allegro moderato
II. Menuetto. Trio
III. Adagio cantabile
IV. Rondo

J. N. PANCRACE ROYER (1703-1755)
L’Aimable *
Le Vertigo *

A. PIAZZOLLA (1921-1992)
Tango Suite
– Allegro
– Andante rubato melancolico
– Allegro

*Transcrições feitas por Alexis Muzurakis & Susana Prieto


Ficha Artística

Susana Prieto – Guitarra
Alexis Muzurakis – Guitarra


Mecenas: Publiferrão



A guitarrista espanhola Susana Prieto e o guitarrista grego Alexis Muzurakis tornaram-se um dos duos de guitarra mais importantes na cena musical desde a sua estreia como Duo Melis, em 1999, no Festival Internacional de Guitarra de Volos (Grécia). Críticos internacionais e amantes da música elogiaram as atuações deste duo pela sua intensidade emocional, virtuosidade e unidade do conjunto.
O Duo Melis atuou em salas tão prestigiadas como a Berlin Philharmonie, o Concertgebouw em Amesterdão, o Tchaikovsky Hall em Moscovo, o Megaron em Atenas, e o Merkin Concert Hall em Nova Iorque.
Ganharam inúmeros prémios, tanto como duo como como artistas a solo. Em 1999, como duo, ganharam o primeiro prémio no Concurso Internacional de Duo de Guitarra de Frechen (Alemanha). No ano seguinte, ganharam o prestigioso Concurso de Duo de Guitarra de Montelimar (França), bem como o 21º Concurso Internacional de Duo de Guitarra “Mauro Giuliani” (Itália). Em 2001 arrebataram o prémio Duo/Ensemble no Concurso de Música de Câmara de Leipzig (Alemanha) e nesse mesmo ano foram os vencedores no Concurso Internacional de Duo de Guitarra de Paris (França). Em 2003 gravaram o seu primeiro CD após terem vencido o prémio de gravação Citta di Verona no Concurso Internacional de Música de Câmara “Gaetano Zinetti” (Itália). Em 2005, fizeram uma audição com sucesso para a Yehudi Menuhin Society Live Music Now. Em 2013 lançaram o seu mais recente álbum, que foi recebido com grande entusiasmo por conhecedores de guitarra.
O Duo Melis colaborou com a Berliner Symphoniker, a Neubrandenburger Philharmonie, a Bayerische Kammerphilharmonie, a Radio Orchestra de Bucareste, e a Orquestra Nacional de Salónica dirigida por Leo Brouwer. O seu vasto repertório abrange desde a música barroca até às composições contemporâneas de A. Piazzolla, A. Ginastera, Leo Brouwer, e inclui muitas das suas próprias transcrições. Os concertos para duas guitarras e orquestra de Rodrigo, Castelnuovo-Tedesco, Roland Dyens, Leo Brouwer e Vivaldi, bem como o concerto recentemente composto de Marek Pasieczny dedicado ao Duo Melis, estão também no seu repertório. Dedicados à investigação histórica, atuam também com instrumentos da época do século XIX.
A sua recente programação de concertos incluiu atuações na Ásia no Festival Internacional de Guitarra de Daejeon (Coreia), no Festival Internacional de Guitarra de Changsha (China) e recitais em Chengdu, Guiyang, Wenzhou, Shenzhen e Tóquio (Japão). Na América do Norte regressaram à convenção da GFA em Denver, o fim-de-semana de guitarra de Cleveland e atuaram em Boston, Houston, São Francisco, Columbus, Vancouver e Calgary. Na Europa são regularmente convidados para festivais de guitarra e deram recitais na Alemanha, Itália, Espanha, Holanda, Suíça, França, Roménia, Eslováquia, Polónia, Suécia e Noruega.
Após a sua atuação no Festival Internacional de Violão Changsha em 2018, Gerald Garcia escreveu em Guitarra Clássica: “…uma atuação virtuosa de dois artistas no topo das suas capacidades”.
Susana e Alexis estudaram em Espanha e na Grécia. Continuaram os seus estudos de pós-graduação como duo e como artistas a solo no Conservatório Koninklijk em Haia (Holanda), no Conservatório Superior “Felix Mendelssohn Bartholdy” em Leipzig (Alemanha), e no Conservatório Superior “Hanns Eisler” em Berlim (Alemanha).
Além da sua carreira nos palcos, Alexis e Susana lecionam na Academia Superior de Música de Estrasburgo, em França, desde 2006.
Como artistas clássicos da D’Addario, o Duo Melis atua exclusivamente em cordas D’Addario.

O concerto