Cristina Aguiar e Nuno Alexandrino

16 Abril, 2019 pelas 21h00 (terça)
na Igreja da Misericórdia


Entrada: 5€ ou 2.5€ para público afeto ao Conservatório

2.ª Parte

Cristina Aguiar e Nuno Alexandrino

Programa

JOHN TRAVERS (1703-1758)
Trumpet Voluntary
– Adagio
– Allegro Moderato

ALESSANDRO STRADELLA (1639-1682)
Pietà, Signore

CARLOS DE SEIXAS (1704-1742)
Sonata em ré menor
– Allegro
– Adagio
– Minuet

GIOVANNI BATTISTA PERGOLESI (1710-1736)
Vidit suum

HENRY PURCELL (1659-1695)
An Evening Hymn

JAN PIETERSZOON SWEELINCK (1562-1621)
Balletto del Granduca

CARLOS DE SEIXAS (1704-1742)
Laudamus Te

ANTÓNIO DA SILVA LEITE (1759-1833)
Paratur nobis mensa Domini

Ficha Artística

Maria Cristina Aguiar – Soprano
Nuno Alexandrinho – Órgão

Biografias

MARIA CRISTINA AGUIAR
Natural de Viseu, iniciou o estudo de Canto no Conservatório Regional de Música de Viseu “Dr. José de Azeredo Perdigão”, na classe da Professora Isabel Castro, concluindo o Curso sob a orientação da Professora Cláudia Nelson.
Concluiu o curso de Ensino de Música da Universidade de Aveiro – Canto, onde trabalhou com os Professores José de Oliveira Lopes e António Salgado, tendo sido galardoada com o Prémio Engenheiro António de Almeida, por se ter licenciado com a mais alta classificação do seu curso. Frequentou, ainda, o Curso de Canto da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, tendo participado em diversos cursos de interpretação, técnica vocal e direção coral com Annerose Gilek, Fernanda Correia, Jorge Chaminé, Amin Fèrres, George Hamilton, Jane Davidson, Richard Miller, Pedro Telles, João Paulo Sousa, Elisabete Matos, Cristopher Bochmann, José Robert, Vianney da Cruz e Paulo Brandão, entre outros.
Mestre em Música pela Universidade de Aveiro, e doutorada em Estudos da Criança – Educação Musical – pela Universidade do Minho, integra atualmente o Departamento de Comunicação e Arte da Escola Superior de Educação de Viseu e é professora de Canto no Conservatório Regional de Música de Viseu, sendo maestrina do Coro Misto e do Coro de Juvenil do mesmo Conservatório.
Como solista e maestrina tem realizado diversos concertos a par da orientação de Workshops de Canto e de Técnica Vocal.
Como formação complementar, concluiu o Curso Intensivo de Formação Profissional – Pedagogia Musical, lecionado pelo professor e maestro Pierre van Hauwe e o Curso de Pedagogia Musical Ativa, ministrado pelo pedagogo Jos Wuytack.
É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho, centrando a sua investigação na área do ensino de canto e da educação musical.

NUNO ALEXANDRINO
Organista, Pianista, Cravista e compositor, é natural da Freguesia de Avanca (Estarreja).
Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Aveiro onde estudou Órgão, Piano, Cravo e Canto, tendo estudado com os Professores Domingos Peixoto e António Mário (Órgão), Manuela Guerra (Piano), Cândida Matos (Cravo) e Ana Fleming (Canto) entre outros.
É licenciado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com o Professor Antoine Sibertin-Blanc (Órgão), Prof. Stephen Bull (música de câmara), Roberto Perez e Christopher Bochmann (Composição), entre outros.
Estudou na Escola das Artes de Utrecht (Holanda), onde foi aluno do compositor e organista Willem Tanke.
Frequentou o Mestrado de Performance Musical em Órgão na Universidade de Aveiro, onde foi aluno da Profª Edite Rocha.
Estudou Direção Coral com os Maestros Edgar Saramago, Artur Pinho, Martin Schmidt, Vasco Negreiros e Paulo Brandão.
Participou em diversos Masterclasses de Órgão, com organistas como Franz Stoiber, Graham Barber, Willem Tanke, Fermmann Stinder, António Mário, Eugénio Amorim, José Uriol, Xavier Artigas, Edite Rocha entre outros.
Como Concertista, apresenta-se regularmente quer a solo, quer com Coros, Orquestras e músicos solistas, por todo o país e estrangeiro. Participa regularmente em vários festivais internacionais de órgão e em vários concursos de órgão.
É pianista acompanhador de dança clássica e contemporânea desde 1992, tendo tido a oportunidade de trabalhar com vários coreógrafos em várias escolas e companhias de dança. Participou como músico em 2 bailados com composições originais de Roberto Perez. Desde 2008 trabalha como pianista acompanhador na Escola de Dança Ginasiano em Vila Nova de Gaia.

O concerto