Concerto de Laureados do 12.º Concurso de Instrumentistas do Conservatório

14 Abril, 2019 pelas 15h00 e 17h00 (domingo)
no Hotel Grão Vasco


Entrada: 5€ ou 2.5€ para público afeto ao Conservatório

15h00 – Categoria A, B, C
17h00 – Categoria D, E, F

Mecenas: Hotel Grão Vasco


Sobre este dia

Alcançar a excelência num instrumento só é possível com aplicação e trabalho. No Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José Azeredo Perdigão, todos os dias temos a oportunidade de partilhar o nosso conhecimento com os alunos, demonstrando técnicas, segredos e ensinamentos recolhidos ao longo de anos de experiência. A partilha destas ferramentas é essencial para o bom desempenho de cada um, mas só a dedicação que cada aluno dá ao seu instrumento de eleição – dentro e fora da sala de aula – o pode ajudar a alcançar a excelência. A prática diária não é um segredo para crescer, mas cumpri-la é um desafio.

Por isso, este ano voltamos a realizar o Concurso de Instrumentistas do Conservatório, criado há doze anos, serve precisamente para reconhecer esse esforço. Os alunos concorrentes foram distribuídos por 6 categorias em cinco áreas instrumentais e canto:
Categoria A – Iniciação (para alunos que, em 18 de Março’19, não ultrapassem 8 anos de idade); Categoria B – Iniciação (para alunos que, em 18 de Março’19, não ultrapassem 10 anos de idade); Categoria C – Básico (para inscritos nos 1.º e 2.º Graus); Categoria D – Básico (para inscritos nos 3.º e 4.º Graus); Categoria E – Básico e Complementar (para alunos inscritos nos 5.º, 6.º Graus. 5.º grau e 1.º ano do curso complementar de Canto); Categoria F – Complementar (para alunos inscritos nos 7.º, 8.º Graus. 2.º e 3.º anos do curso complementar de Canto).

Cada participante, cerca de 450 na edição deste ano, apresentou duas obras de livre escolha e de carácter contrastante, tendo sido avaliado segundo o seu domínio da técnica e expressividade. Os melhores, quase 50 premiados e várias menções honrosas, apresentam o seu trabalho neste dia.

Continua a ser impressionante o potencial que estas crianças e jovens trazem dentro de si. Esperamos que este reconhecimento do seu valor seja mais um incentivo para o seu crescimento e alegria. Por fim, para aqueles que ficaram de fora este ano, esperamos que em 2020 desafiem todas as expetativas!