Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu

18ª edição

4 a 25 de Abril, 2025

“Onde as palavras falham, a música fala” – Hans Christian Andersen.
O espírito desta frase incorpora uma profunda conexão entre a música e as emoções humanas. A música tem a capacidade de transcender barreiras culturais e linguísticas, tocando diretamente a alma. Muitas vezes, a música serve como uma fonte de inspiração, tanto para os artistas que a criam quanto para os ouvintes que a apreciam. Ela tem o poder de estimular a criatividade e a imaginação.
Que abril seja um mês onde a música una as pessoas, transforme ambientes e traga alegria para todos na nossa cidade. Que a arte sonora continue a ser um elo de conexão, inspiração e celebração da vida!
O 18º Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu é uma celebração da diversidade musical, reunindo talentos de todo o mundo para compartilhar a sua arte e paixão pela música.
Com uma programação de qualidade artística superlativa, o FIMPViseu promete encantar e emocionar o público com grandes performances em locais emblemáticos da cidade como o Museu Nacional Grão Vasco, o Teatro Viriato, a Aula Magna do Politécnico de Viseu, a Igreja da Misericórdia, o Auditório da Escola Secundária Emídio Navarro e o Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão em Viseu.
O Festival inicia-se com a Orquestra do Centro, com a estreia da Partita, uma encomenda realizada ao compositor Sérgio Azevedo. A programação passa por momentos mais intimistas, com vários solistas, música de câmara e um destaque especial para a música de Beethoven. O ponto final aos 21 concertos que se realizam de 04 a 25 de abril em Viseu, será com o Coro e Orquestra XXI, que nos vão trazer a música de Brahms, Manuel Cardoso e o Requiem de Gabriel Fauré.

O festival também promove a inclusão social através dos Concertos Pedagógicos, desde a prisão, lares de idosos, instituições que trabalham com pessoas com deficiências, o hospital, passando por inúmeras escolas, pretendemos atingir diferentes públicos que não podendo ir aos concertos do FIMPViseu, o Festival vai até eles promovendo a música como forma de expressão e transformação.
As masterclass oferecem uma oportunidade única para alunos e profissionais desenvolverem os seus conhecimentos e se inspirarem com os ensinamentos de professores de renome internacional.
O Concurso Internacional de Piano de Viseu, na sua 6ª edição é, um dos maiores concursos internacionais a realizar-se em Portugal. Com concorrentes, oriundos de 16 países, teremos a qualidade musical de excelência assegurada.
O 18º Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu é uma celebração vibrante da música e da cultura, oferecendo uma programação diversificada que abrange diferentes géneros e estilos musicais.
O convite é simples, deixe-se tocar pela magia da música no coração de Viseu.

O Diretor Artístico
José Carlos Sousa