Masterclasses & Workshops

Na décima terceira edição do Festival Internacional Música da Primavera de Viseu continuamos a apostar na formação especializada. Acreditamos que o contacto com perspetivas de diferentes professores e instrumentistas de reconhecido valor pedagógico e artístico é um alicerce essencial para dar ferramentas a jovens e profissionais, viseenses e outros.

Este ano teremos 8 masterclasses – desde o Piano à Guitarra – no total de 5 instrumentos. Com formadores de talento internacional, esta será uma bela oportunidade de enriquecimento e aprendizagem para todos os inscritos.

Pretendemos com esta oferta proporcionar aos participantes o contacto com diferentes metodologias de trabalho e fomentar a troca de experiência entre formando e formador.
Estas atividades destinam-se a todos os músicos desde o alunos do Curso Básico a Profissionais.

Cada aula tem a duração de 40 minutos e um custo de 20€ para alunos do Conservatório e 30€ para alunos externos a Conservatório de Música de Viseu


Masterclasses & Workshops

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Masterclass

Percussão com Vasco Fazendeiro

Masterclass
1 de dezembro, 2020 (terça)
Horário: 14h00-18h00
Preço (Aulas individuais de 40 minutos): Alunos do Conservatório de Viseu: 20€; Alunos externos: 30€; Ouvintes: 5€
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VASCO FAZENDEIRO
Vasco Mineiro Fazendeiro, iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos de idade, no projeto Zeethoven, prosseguindo no conservatório da Covilhã. Ingressou na Banda da Covilhã e posteriormente na EPABI, Escola Profissional de Artes da Covilhã, na classe de Percussão, no curso de instrumentista de Sopros e Percussão na classe do professor Edgar Araújo e Aldovino Mungambue.
Conclui a licenciatura em Música, variante Percussão em 2018 na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, Castelo Branco (Portugal) com a classificação de 19 valores no recital final.
Já colaborou com a orquestra de Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Clássica do Sul, João Roiz Ensemble, NanoDrumming, colaborou também em diversos projetos artísticos e culturais, com a Associação Cultural da Beira Interior.
Tem igualmente, investido na sua formação técnica e artística. Participou em diversas masterclasses de Percussão com os seguintes professores: Pedro Carneiro; Nuno Aroso; Wim Voss; Hans Zonderop; Marco Fernandes; Mário Teixeira; Pascal Pons; Raymond Curfs; Nick Woud; Christoph Sietzen e Rui Gomes.
Em julho de 2015 tocou a solo um duo de Percussão com o percussionista Francisco Cipriano escrito pelo maestro Luís Cipriano com a orquestra de cordas da International Music Week in Ettelbrück, Luxemburgo.
No ano 2015 juntamente com o acordeonista Jorge Caeiro criou o grupo de música de câmara “Perc’ofole” (Percussão e acordeão). A 14 de fevereiro de 2016 obtiveram o 2.º Prémio na categoria de Música de Câmara, nível superior, no concurso Folefest. Foram convidados a tocar em espaços como: o Auditório Caixa Geral de Depósitos do Instituto Superior de Economia, com transmissão direta para a Antena 2; no Museu do Papel inserido no Festival de Música de Verão em Paços de Brandão e na Casa da Música.
Participou em festivais como a Internacional Music Week, Ettelbruck (Luxemburgo), Adams Internacional Percussion Festival (Holanda), Estágio de Aperfeiçoamento Interpretativo em Música Contemporânea (Lisboa Incomum) e na Academia de música contemporânea, Hochschule Luzern (Suíça).
Estreou obras de compositores como João Pedro Oliveira, Luís Cipriano e Pedro Berardinelli.
Frequenta, o 2.º Ano do Mestrado em Música, na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, na classe do professor Bruno Costa e André Dias. Leciona na Academia de Música da Banda da Covilhã e no Conservatório Regional de Castelo Branco.

Masterclass

Saxofone com Mário Marques

Masterclass
5 de dezembro, 2020 (sábado)
Horário: 09h00-13h00 & 14h00-16h00
Preço (Aulas individuais de 40 minutos): Alunos do Conservatório de Viseu: 20€; Alunos externos: 30€; Ouvintes: 5€
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MÁRIO MARQUES
Mário Dinis Marques nasceu em 1972 na cidade de Alcobaça.
Estudou saxofone no Conservatório de música de Lisboa. Em 2002 concluiu a licenciatura em saxofone na Escola Superior de Música de Lisboa e em 2105 o Doutoramento em performance na Universidade de Évora.
Tem integrado regularmente, como músico solista, a Orquestra Calouste Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra do Algarve. A solo tocou com Orquestra das Beiras, Orquestra do Centro, Banda Sinfónica Portuguesa, Banda Sinfónica da P.S.P. Banda da Armada Portuguesa, Sinfonietta de Lisboa e a Banda Sinfónica de Alcobaça.
Colaborou em vários programas de televisão e teatro musical e gravou com diversos grupos portugueses como The Gift, Silence4, Deolinda, Bernardo Sassetti, Amália hoje, entre outros. Tem ainda como seus projetos pessoais os grupos Tubax, Rondó da Carpideira, The Postcard Brass Band, o duo Gonçalo Pescada & Mário Marques e o Quarteto de Saxofones Saxofínia, onde para além de músico, trabalha na produção e edição de discos.
Tem merecido o crédito de vários compositores como Daniel Bernardes, António Vitorino D´Almeida, Daniel Schvetz, Luís Cardoso, Christopher Bochmann, Eurico Carrapatoso, Clotilde Rosa, Jerry Grant, Petri Keskitalo, Howie Smith entre outros que lhe têm dedicado diversas obras musicais quer a solo quer aos seus vários grupos.
É também o produtor musical do espetáculo Lúmen – uma história de amor da companhia de S. A. Marionetas. Músico multifacetado e produtor musical de diversos discos tem aplicado essa experiência no estudo da interpretação musical e prática performativa, apresentando artigos em diversas conferências.
É professor auxiliar no Departamento de Música da Universidade de Évora onde também desempenha as funções de diretor do Mestrado em Música.
É membro fundador da Associação Portuguesa de Saxofone e membro do painel organizador do II Congresso Europeu de Saxofone/Porto2017.
É artista da marca Cannonball saxofones e D’áddario palhetas.

Masterclass

Acordeão com Gonçalo Pescada

Masterclass
5 de dezembro, 2020 (sábado)
Horário: 09h00-13h00 & 14h00-16h00
Preço (Aulas individuais de 40 minutos): Alunos do Conservatório de Viseu: 20€; Alunos externos: 30€; Ouvintes: 5€
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GONÇALO PESCADA
Gonçalo Pescada nasceu em Faro, a 10 de agosto de 1979.
Doutorado com distinção e louvor em Música e Musicologia – vertente de Interpretação pela Universidade de Évora, em 2014, concluiu também a licenciatura bi-etápica em Música – vertente Interpretação pela Escola Superior de Artes Aplicadas (Castelo Branco), o Curso Complementar de Acordeão pelo Instituto Musical Vitorino Matono (Lisboa) e a Profissionalização em Serviço (M01 e M32) pela Universidade Aberta.
Foi distinguido com vários prémios, entre os quais: 1º Prémio no Concurso Nacional de Acordeão (Alcobaça, 1995), 1º Prémio no Concurso Internacional de Acordeão “Citá di Montese” (Itália, 2004) e 1º Prémio no Concurso de Interpretação do Estoril (2006).
Apresentou-se como solista com várias orquestras, estreando e interpretando várias obras em primeira audição em Portugal. Foi convidado a participar em festivais de enorme prestígio em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Bulgária.
Tem gravado para rádios e televisões, destacando-se a RDP Antena 2, a RTP e a Rádio e Televisão Nacional Búlgara. A sua discografia compreende vários CD’s a solo, em música de câmara e com orquestra.
Alguns compositores têm-lhe dedicado novas obras para Acordeão. Atualmente é Professor Auxiliar no Departamento de Música da Universidade de Évora.

Masterclass

Piano com Raphael Alexandre Lustchevsky

Masterclass
11 de dezembro, 2020 (sexta)
Horário: 9h30-12h30 & 14h30-17h30
Preço (Aulas individuais de 40 minutos): Alunos do Conservatório de Viseu: 20€; Alunos externos: 30€; Ouvintes: 5€
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RAPHAEL ALEXANDRE LUSTCHEVSKY
O polaco Raphael Alexandre Lustchevsky fez a sua estreia artística aos 16 anos com a Orquestra Sinfónica de Tóquio. Reunindo as mais altas aclamações do público e da crítica musical, o pianista pertence hoje aos artistas mais célebres de sua geração. O seu nome como Steinway Artist aparece na prestigiada lista “The Steinway & Sons Artists ‘Roster” em Nova York – um catálogo dos pianistas mais respeitados do mundo. É também conhecido como artista da empresa Montblanc.
Realizou concertos em várias salas de prestígio, como: Teatro do Châtelet em Paris, Filarmónica Nacional de Varsóvia, Palau de Música em Barcelona, ​​KKL em Lucerna, Palácio das Nações em Genebra, Suntory Hall em Tóquio, Victoria Sala de Concertos em Singapura, Sala Verbrugghen em Sydney, Sala Cecilia Meirelles no Rio de Janeiro, Salão Dourado em Buenos Aires, Teatro Solis em Montevideo, entre outros.
Lustchevsky apareceu em festivais internacionais de renome como: Lucerne Festival e Pianoforte Bellinzona na Suíça, Oraniensteiner Festwochen na Alemanha, Chopin Festival (Duszniki) e Mozart Festival (Varsóvia) na Polónia, Festival d’Orleans na França, Festival Lipatti na Roménia, Sarayevo Winter na Bósnia, L’Octobre Musicale na Tunísia, Festival Cervantino no México, Festival Chopiniana em Buenos Aires (Argentina), Festival Internacional de Piano em Kuala Lumpur (Malásia), Festival de Palm Beach no EUA e outros.

[Biografia completa aqui]

Masterclass

Canto com Isabel Alcobia

Masterclass
13 de dezembro, 2020 (domingo)
Horário: 10h00-13h00 & 14h30-17h30
Preço (Aulas individuais de 40 minutos): Alunos do Conservatório de Viseu: 20€; Alunos externos: 30€; Ouvintes: 5€
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ISABEL ALCOBIA
Isabel Alcobia iniciou os seus estudos de canto no Conservatório Nacional de Música de Lisboa com Filomena Amaro. Diplomou-se, como bolseira do governo espanhol, na Escola Superior de Canto de Madrid com Marimi del Pozo. Já como bolseira do Ministério da Cultura, concluiu o Mestrado na Universidade de Cincinnati (EUA) com Barbara Honn. É doutorada pela Universidade de Aveiro.
Desenvolve intensa atividade solística, tendo participado em diversos espetáculos em Portugal, Espanha, França, Alemanha, E.U.A. e República da China, tais como a ópera “Amor de Perdição”, a convite do Teatro Nacional São Carlos (com representações em Lisboa e Bruxelas no âmbito da Europália), “Auto Del Lirio y de la Azucena,” de José Peyro no Museu del Prado em Madrid, “Naufrágios e Milagres” de José Alberto Gil, onde interpretou o papel principal no Centro Cultural de Belém, para o Festival dos 100 Dias. Realizou um recital a solo com o pianista Francisco Sassetti e um concerto dirigido pelo Maestro John Leman no Teatro Camões (dia dos EUA), integrados na Expo’98.
Foi selecionada para interpretar Gilda (“Rigoletto” de Verdi) no Festival de Ópera da Cidade de Lucca, em Itália.
No domínio da Ópera destacam-se, ainda, as interpretações de Euridice (Orfeo), Pamina (A Flauta Mágica), Adele (O Morcego), Musetta (La Bohème), Giannetta (O Elixir do Amor), Norina (D.Pasquale), Julieta (Romeu e Julieta), Gilda (Rigoletto), Violeta (La Traviata) e Isabel (Floresta) de Eurico Carrapatoso.
Dedica parte da sua carreira à divulgação da música portuguesa, tendo estreado um ciclo de canções para soprano, trompa, piano e Orquestra de Eurico Carrapatoso e a obra “Aver-A-Ria” do mesmo compositor. Deu um recital em Macau integrado nas comemorações do dia de Portugal e interpretou Sibila na estreia absoluta da ópera “Auto de Coimbra” de Manuel Faria, do qual resultou o lançamento de um CD. Da sua discografia faz também parte um trabalho em conjunto com o cravista Mário Trilha, com Modinhas Portuguesas do século XIX e as Canções para canto e piano de Frederico de Freitas com a pianista Helena Marinho.
Participa com regularidade nos principais festivais e temporadas de música do país, em Concertos, Recitais e em Galas de Ópera sob direção dos maestros Michael Corboz, James Colon, Donato Renzetti, Franz Brüggen, Christopher Hogwood, Michael Zilm, David Jimenez, Ernst Schelle, Adriano Martinolli, António Saiote, Fernando Eldoro, Jorge Matta, Vasco Pearce de Azevedo, António Vassalo Lourenço e César Viana, e ainda com os pianistas Gabriela Canavilhas, João Paulo Santos, Carla Seixas, Ilda Ortin e Shao Ling.
Para além dos concertos com diversas orquestras por todo o país, onde se incluem a interpretação de obras como “Carmina Burana”, Requiem de Mozart e 9.ª Sinfonia de Beethoven, realiza, com regularidade, gravações para a RTP, RDP e RTP Açores.
Obteve diversos prémios em concursos de canto, sendo de salientar o 1.º prémio no concurso de canto em “Cleveland International Einsteddfod” (Inglaterra) e no concurso “Three Arts scholarship” (U.S.A).
Atuou no Coliseu do Porto ao lado de José Carreras num espetáculo transmitido em direto pela RTP. Na sequência desta atuação realizou, a convite deste prestigiado tenor, um concerto onde interpretaram árias e duetos de Ópera e Zarzuela. Em setembro de 2019 foi a soprano convidada a cantar com este prestigiado tenor no Altice Arena, concerto de despedida em Portugal.
No campo da pedagogia, tem realizado várias Masterclasses a convite de Universidades e Conservatórios Portugueses e Estrangeiros. É Professora Auxiliar do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Masterclass

Guitarra com Joaquín Clerch

Masterclass
18 de dezembro, 2020 (sexta)
Horário: 09h00-12h00 & 14h00-17h00
Preço (Aulas individuais de 40 minutos): Alunos do Conservatório de Viseu: 20€; Alunos externos: 30€; Ouvintes: 5€
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JOAQUÍN CLERCH
O guitarrista cubano nasceu em 8 de agosto de 1965 em Havana, onde anos depois foi premiado com um dos mais prestigiados prémios de arte concedidos pelo governo cubano, a “Ordenação pela Cultura Nacional.”
Clerch estudou guitarra, música e composição na sua terra natal e em 1989 completou os seus estudos no Instituto Superior de Arte. Em 1990, continuou a estudar no exterior, na Universidade Mozart em Salzburgo, Áustria, onde foi aluno de Eliot Fisk e estudou música antiga com Anthony Spiri e Nikolaus Harnoncourt. Em 1991, terminou os seus estudos em Salzburgo com honras e recebeu um prémio por extraordinária conquista artística concedida pelo Ministério da Ciência e Pesquisa da Áustria. Ainda nesse ano, iniciou a sua carreira internacional de professor, primeiro como assistente do professor Fisk no Mozarteum e mais tarde lecionando no Conservatório de Munique. Desde 1999, dá aulas de guitarra no Conservatório Robert Schumann em Dusseldorf.
“Clerch é um músico de talento raríssimo. Não só é um excelente guitarrista virtuoso e extremamente poético, como provou também ser um intelectual extraordinário ao lidar com questões relacionadas à prática do desempenho e na criação de música em geral.” (Nikolaus Harnoncourt).
Joaquín venceu grandes competições de guitarra, incluindo o Concurso Internacional Andres Segovia (Granada, Espanha), Concurso Internacional de Guitarra Heitor Villalobos (Rio de Janeiro, Brasil), Printemps de la Guitare (Charleroi / Bruxelas, Bélgica) e ARD (Munique, Alemanha), entre outros. Já deu concertos por todo o mundo, em salas como o Concertgebouw (Amesterdão, Holanda), Palácio da Música (Barcelona, ​​Espanha), Teatro Royal de la Monnaie (Bruxelas, Bélgica), Alte Oper (Frankfurt, Alemanha), Semperoper (Dresden, Alemanha), Auditório Manuel de Falla (Granada, Espanha), Teatro Nacional (Havana, Cuba), Cemal Resit Rey (Istambul, Turquia), Kölner Philharmonie (Colónia, Alemanha), Brucknerhaus (Linz, Áustria), Auditório Nacional de Música (Madrid, Espanha), Münchener Philharmonie (Munique, Alemanha), Rádio França (Paris, França), Sala de Concertos de Pequim (Pequim, China) e Konzerthaus (Viena, Áustria).
Clerch atuou como solista com várias orquestras, incluindo a Orquestra Sinfónica da Rádio da Baviera, Orquestra Sinfónica de Espanha, Orquestra Nacional de Cuba, Orquestra Filarmónica de Bogotá, Orquestra Filarmónica de Stuttgart, Mozarteum Orchestra Salzburg e Orquestra Nacional de Capitole de Toulouse (conduzido por Michel Plasson). Tocou ainda com a Orquestra Filarmónica de Gran Canaria, conduzido por Adrian Leaper, com o qual ele gravou a primeira apresentação de dois concertos de guitarra escritos para ele por Leo Brouwer e Carlos Fariñas (Concierto de la Habana, 1998, e Concierto, 1996). Ambos os compositores eram seus professores e são considerados dois dos compositores mais importantes da história de Cuba.
O seu trabalho enquanto compositor foi publicado por Musikverlag Zimmermann, anteriormente Chanterelle.

Masterclass

Guitarra com Francisco Bernier

Masterclass
19 de dezembro, 2020 (sábado)
Horário: 09h00-13h00
Preço (Aulas individuais de 40 minutos): Alunos do Conservatório de Viseu: 20€; Alunos externos: 30€; Ouvintes: 5€
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FRANCISCO BERNIER
Com mais de 500 espetáculos em 40 países da Europa, Américas, África e Ásia, Francisco Bernier é considerado pelos críticos como um dos grandes guitarristas da sua geração. Ele atuou em ambientes de prestígio como a Salle Cortot e o Théâtre Mogador de Paris, a Salle Corum de Montpellier, o Grand Théâtre de Bordeaux, Oji Hall de Tóquio, Kyoto Concert Hall, Kyoto Hermitage Museum de São Petersburgo, Teatro Maestranza de Sevilla, Teatro Comunale de Alessandria, Merkin Hall de Nova York, no Salão da OEA (Organização dos Estados Americanos) de Washington ou no Zellerbach Hall de São Francisco.
Finalista do Concert Artist Guild em Nova York, Francisco possui 20 prémios internacionais e, com apenas 20 anos, é o primeiro espanhol a ganhar o primeiro prémio no prestigiado Concurso Internacional de Guitarra “Michele Pittaluga” em Alessandria (Itália). Já se apresentou com orquestras como a St. Petersburg Camerata, a Manchester Symphony Orchestra, a Mediterranean Symphony Orchestra, a Vallés Symphony Orchestra, a Huelva Symphony Orchestra ou a San Francisco Berkeley Symphony, conduzida pelo mestre Kent Nagano.
Francisco Bernier inicia os seus estudos musicais no Conservatório de Música da sua cidade natal. Posteriormente, mudou-se para a École Normale “Alfred Cortot” em Paris, sob a direção do Mestre Alberto Ponce, obtendo o Diploma Superior de Execução e Concertista por unanimidade. Entre 1998 e 2002, continuou a aprofundar os seus estudos musicais na Université du Québec em Montreal com Alvaro Pierri (Canadá) e no Conservatoire National Supérieur em Paris com Roland Dyens. Também acompanha as aulas de David Russell, Léo Brouwer, José Tomás, Oscar Ghiglia e recebe conselhos de compositores, diretores de orquestra e músicos de outras disciplinas.
Gravou 9 CDs, o primeiro deles sob o patrocínio do Ministério da Cultura de Espanha – INAEM e em gravadoras de prestígio como Mandala-Harmonia Mundi ou Déclic-Radio France e participa de numerosas Gravações de rádio e televisão: para Deutsche Welle, Cadena Ser, R.T.V.E, R.A.I, Radio France International, Radio Classical, France Musiques ou o NHK japonês. Além disso, o seu interesse pela música contemporânea o levou a entrar em contato com compositores da nossa época, como Antón García Abril, José María Sánchez-Verdú, Luis de Pablo, Cesar Camarero, José Manuel López, entre outros. Ele é membro do grupo de música contemporânea Zahir Ensemble desde 2008.
Francisco Bernier também é homenageado pelas Fundações Emma Contestabile (Itália), Fundação Beracasa (França), Fundação La Caixa (Espanha), Fundação Meyer e Fundação BNPPARIBAS (França). Em 2014, ele foi um artista selecionado pelo Ministério das Relações Exteriores – AECID.
É doutorado em artes pela prestigiada Universidade de Música F. Chopin em Varsóvia (Polónia) e recentemente foi nomeado académico da Academia Real de Belas Artes de Santa Isabel da Hungria de Sevilha. Combina a sua carreira de concerto com o trabalho de professor, ocupando uma cadeira no Conservatório Superior de Música “Manuel Castillo” em Sevilha. É o diretor artístico do festival de La Guitarra de Sevilla e presidente fundador da gravadora Contrastes Records (Reino Unido) e diretor executivo e criador do Master of Guitar of Seville da Universidade Pablo de Olavide.

Masterclass

Guitarra com Dejan Ivanovich

Masterclass
19 de dezembro, 2020 (sábado)
Horário: 09h00-13h00
Preço (Aulas individuais de 40 minutos): Alunos do Conservatório de Viseu: 20€; Alunos externos: 30€; Ouvintes: 5€
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DEJAN IVANOVICH
O guitarrista croata Dejan Ivanovich nasceu em Tuzla (Bósnia e Herzegovina), em 1976, iniciando os seus estudos de guitarra com 8 anos de idade. Estudou com Predrag Stanković e Vojislav Ivanovich na Escola Primária e Secundária de Música, e com Darko Petrinjak na Academia de Música de Zagreb. Participou em masterclasses de John Duarte, Thomas Müller-Pering, Elliot Fisk, Costas Cotsiolis, Valter Dešpalj (violoncelo), Michael Steinkühler (viola da gamba) e Igor Lešnik (percussão). Foi orientado por Christopher Bochmann no Curso de Doutoramento da Universidade de Évora entre 2011 e 2014. A sua carreira profissional começou simultaneamente com o estudo superior (1994-1998). Atuou nalguns dos mais prestigiosos festivais de música como Festival de Spoleto (convidado pessoalmente pelo maestro Gian Carlo Menotti para o lugar de Artista Residente), Festival de Verão de Edimburgo, Festival de Costa de Estoril, Festival de Guitarra de Gevelsberg, Porto — Cidade Europeia da Cultura e Guitarra Viva (Croácia), entre outros. Atua também integrado em vários conjuntos de música de câmara: com flautista Vasco Gouveia, violoncelista Jed Barahal, guitarrista Masakazu Tokutake, soprano Ana Ester Neves, Quarteto de Cordas Lyra, etc. É o vencedor do 1.º Prémio e Prémio especial para Melhor Interpretação da Música Espanhola no 13.º Concurso Internacional de Guitarra Doña Infanta Cristina (Madrid, 1998); 1.º Prémio do 3.º Concurso Internacional da cidade de Sinaia (Roménia, 1998); 1.º Prémio do 17.º Certamen Internacional de Guitarra Andrés Segovia (Herradura, 2001); 1.º Prémio e Prémio do Público no 35.º Certamen Internacional de Guitarra Francisco Tárrega (Benicássim, 2001); 1.º Prémio do 4.º Concurso Internacional de Creta (Arhanes, 2005). É igualmente premiado nos concursos em Roma
(Itália) e Sernancelhe (Portugal). Colabora com várias orquestras como a Orquestra Real de Câmara de Wallonie (Bélgica), Orquestra de Benicássim (Espanha), Orquestra de Câmara da Eslováquia, Orquestra Sinfónica de Vojvodina (Sérvia), Orquestra Sinfónica das Beiras e Orquestra Metropolitana de Lisboa. Os seus recitais na Europa, África, América do Norte, América do Sul e Ásia receberam uma forte aceitação por parte do público e da crítica. Revistas e jornais como Ritmo (Espanha), Bremer Umchau (Alemanha), Sunday Herald Times (Indiana-EUA), The Scotsman (Escócia), Slobodna Dalmacija (Croácia) e Oslobodjenje (BiH) publicaram críticas positivas sobre em relação às suas interpretações. A revista espanhola Ritmo descreve Dejan como (…) corajoso, sensível jovem artista com uma técnica supreendente e uma musicalidade e criatividade em cada nota e frase (…) (1998). Em Zagreb (Croácia), D. Komanov, escreve o seguinte sobre a arte de Ivanovich:
[…] Interpretando um programa contrastante, enfatizado pela qualidade e peculiaridade de obras como Peças Líricas de Arregui e Sonatas de Bennett e Rózsa, Ivanovich apresentou o concerto com um discurso interpretativo profundamente pessoal, pensativo e inspirado. No coração da sua abordagem, distinta por um tratamento do texto extraordinariamente claro e preciso, existe uma resolução de uma detalhada relação com a forma musical, onde as suas interpretações crescem e se desenvolvem pela perspicuidade da inteireza rica e complexa de cada obra. Articulando a tensão interior gerada pelo corpo musical, Ivanovich nunca excede a margem invisível do externo ou do profano relativamente à dinâmica da expressão, mas sim, desvela uma paisagem delicada de introspeção para a perspetiva estabelecida do ouvinte. A paleta do som, bem como uma quase-perfeita qualidade geral de estrutura e imagem sonora em projeção, são caracterizadas pela acentuada expressão intimista — como um eco de rica herança alaudista. De alguma forma, isso foca a atenção para a plasticidade em relação à proximidade do enquadramento da singularidade estética de cada composição, dado que Ivanovich sublinha elementos essenciais com o seu modo particular de comunicação, rico, sobretudo, em aspeto narrativo, mas igualmente claro e reflexivo. Por isso é que Rêverie op. 19 de Regondi brilhará com uma simplicidade espontânea e um certo charme de expressão baseada numa abordagem romântica visando a forma musical, Peças Líricas de Arregui serão marcadas pelo gesto de expansão livre de som que molda as suas camadas de relevo. A interpretação da Sonata de Bennett marcou o discurso de restrição, redução e de uma forte dinâmica interior com um extraordinário formato de som altamente preciso, que forneceu a receção total de uma obra tão complexa e tremendamente exigente na sua forma. Na Sonata de Rózsa foi interessante observar a transformação da retórica interpretativa do guitarrista, relacionada com a nitidez na separação do seu material.” (klasika.hr [Croácia], Janeiro de 2012)
A sua discografia a solo é constituída por CD Recital na Laureate Series da NAXOS (2002) com obras de Matilde Salvador, Anton García Abril, Frederic Mompou, Richard Rodney Bennett, Malcolm Arnold, Gordon McPherson e Francisco Tárrega, e por CD Mediterraneo (gravado em 2001, aguarda publicação) com obras de Boris Papandopulo, Vicente Asencio, Antonio José Martínez Palacios, Joaquín Rodrigo, Carlo Domeniconi e Mario Castelnuovo-Tedesco. Em 2013, gravou a obra Em Memória da Madrugada de Marina Pikoul para guitarra e orquestra com a Orquestra Clássica do Centro, sob a direção do maestro David Wyn Lloyd. Christopher Bochmann, Marina Pikoul, Tomislav Oliver, João Madureira, Jorge Pereira, Ricardo Abreu, Francisco Chaves e Carlos Gutkin são alguns dos compositores que dedicaram as suas obras para Dejan. Integra desde 2004, juntamente com o guitarrista grego Michalis Kontaxakis, o Duo de guitarras Kontaxakis-Ivanovich. O primeiro CD deste Duo, intitulado Les Deux Amis e gravado pelo produtor Hubert Kappel em Colónia (Alemanha), foi lançado em 2010 pela Editora KSG EXAUDIO. Em 2005 cria o Festival Internacional Guitarmania em Lisboa do qual é diretor artístico até 2010. É desde 2007, professor de guitarra no Departamento de Música da Universidade de Évora. É doutorado em Música/Interpretação desde Março de 2015 com o tema Colaboração Entre Compositor e Intérprete na Criação de Música para Guitarra: Estudo do Processo Editorial no Repertório de Inglaterra, Croácia e Portugal.

Inscrições

Para participar numa das nossas formações necessita de preencher este formulário.
Caso existam dúvidas pode contactar-nos para o email masterclasses@musicadaprimavera.pt.

Pagamento

O pagamento, sem o qual a inscrição não é válida, deverá ser feito através de transferência bancária e o respetivo comprovativo enviado para o email masterclasses@musicadaprimavera.pt.

Em alternativa, para aqueles que têm possibilidade de o fazer, poderão efetuar o pagamento presencialmente na secretaria do Conservatório Regional de Música Dr. José Azeredo Perdigão.

Os dados para transferência bancária são:

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N.º Swift: CCCMPTPL