
Quarteto Concordis
10 Abril, 2019 pelas 21h00 (quarta)
no Teatro Viriato
Entrada: 5€ ou 2.5€ para público afeto ao Conservatório
2.ª Parte
Quarteto Concordis
Programa
STEPHEN GOSS (n. 1964)
Carmen Fantasy de Bizet
1.Torero
2. Habanera
3. Aragonaise
4. Seguidilla
5. Gypsy Song
JOSÉ AFONSO (1929-1987)
(arr. Pedro Louzeiro)
1. Era um Redondo Vocábulo
2. Índios da Meia-Praia
CARLOS PAREDES (1925-2004)
(arr. Pedro Louzeiro)
1. Sede e Morte
2. Divertimento
Ficha Artística
Pedro Rufino, Jorge Pires, João Nunes, Eudoro Grade – Guitarras
O Quarteto Concordis foi criado em 2005 e conta, na sua constituição atual, com Eudoro Grade, João Nunes, Jorge Pires e Pedro Rufino. Da cumplicidade entre estes músicos, das suas personalidades e influências diversas emerge como tónica a beleza tímbrica e sonora em geral que as quatro guitarras proporcionam em conjunto.
A orientação musical deste quarteto posiciona-se de forma a evidenciar a originalidade e a diversidade que o vasto repertório possibilita, permitindo também a divulgação de obras adaptadas em exclusivo. Exemplo disto é o trabalho do compositor Pedro Louzeiro sobre várias peças de Carlos Paredes e de Zeca Afonso, as quais integram o primeiro CD do Quarteto Concordis.
O Quarteto Concordis tem mantido uma intensa atividade concertística em Portugal e no estrangeiro apresentando-se essencialmente em festivais, como por exemplo: Festival Guitares en Picardie e Festival de Guitare de Vendome (França); Festival MED (Loulé); Festival Onde Sonore e Ossola Guitar Festival (Itália); Festival Internacional de Guitarra de Palencia, Festival Internacional de Guitarra de Ronda (Espanha), London Guitar Festival (Londres), Centro de Cultura Contemporânea (Castelo Branco), Festival Internacional de Guitarra de Faro, Fundação Oriente (Macau – China) e Festival Internacional de Guitarra de Hong Kong (China).
Sobre “Encontros”
Só o que tem sentido de continuidade pode aproveitar a dinâmica e a força expressiva que o Quarteto Concordis nos propõe e convida a escutar no tema “Encontros”.
Porque de “Encontros” se trata quando os sons que escutamos, irrompe dentro de nós como o vento que sopra sempre novo, como a fronteira que desafia a quietude do coração ou como a memória que desassossega a sabedoria dos mestres.
Na verdade, o tema “Encontros” torna presente a herança musical de Carlos Paredes e de José Afonso. E essa herança se converte no discurso poético que se inquieta em cada frase musical, que se contempla em cada gesto dos instrumentistas, que está presente em cada nota – de forma simples, sublime, luminosa – da entusiasmante narrativa musical de “Encontros”.
Porém, o entusiasmo entendido como uma força positiva, só por si não basta, tem, inevitavelmente, de traduzir o impulso de uma outra força mais subterrânea e menos evidente que assegura a continuidade indispensável da musicalidade – e da portucalidade, porque não dizê-lo – que dá sentido a um contínuo e novo impulso presente nos arranjos de Pedro Louzeiro, permitindo o espaço e o tempo para o nosso desejado encontro com “Encontros”.
Biografias
EUDORO GRADE
Eudoro Grade estudou com Piñeiro Nagy. Tem desenvolvido a sua atividade como concertista atuando entre apresentações a solo, música de câmara e orquestra, um pouco por todo o país e estrangeiro.
É membro do Quarteto de Guitarras Concordis. Gravou cinco a CD’s: “Guitarra”, “Sons da Memória”, “Caminho Latino”, “Músicas de Natal” (com Diogo Grade) e “Encontros” (com o Quarteto de Guitarras Concordis).
É coordenador do projeto “Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve” e presidente da Associação de Guitarra do Algarve. É diretor artístico dos Festivais internacionais de Guitarra de Lagoa e Faro. Como professor, leciona no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina.
JOÃO NUNES
Licenciatura em guitarra na ESML. Trabalhou com vários projetos musicais tendo tocado de norte a sul do pais e pela Europa. Gravou 11 CD’s com os projetos: Tribo do sol, Algazarra, Pecado Original, Baboza, Canto Livre, Luis Galrito, Arlindo Costa, Cantigas do Baú entre outros. Gravou em 2011 o primeiro trabalho a solo interpretando obras de A. V. D’Almeida, José Peixoto, Villa-Lobos, A. Barrios e A. Lauro.
Atualmente trabalha com: Trio D’Alva, Portango, Dynamic Jazz 5th, Canto Livre, entre outros.
Leciona no Conservatório Regional do Baixo Alentejo as disciplinas de guitarra e música de câmara. É membro do Quarteto de Guitarras Concordis.
JORGE PIRES
Jorge Pires trabalhou nas classes dos professores Paulo Valente Pereira e Eli Camargo Jr. no Conservatório Regional de Castelo Branco (CRCB), ingressando depois na Escola Superior de Música de Lisboa nas classes dos professores Piñeiro Nagy e António Gonçalves, tendo aí obtido o Bacharelato em Guitarra. Obteve depois a profissionalização para o ensino na Universidade de Aveiro, licenciando-se na Escola Superior de Artes Aplicadas. Frequentou masterclasses de Leo Brouwer e Betho Davezac, entre outros.
Leciona guitarra e classes de conjunto (orquestra de guitarras) no CRCB, tendo acumulado funções idênticas no Conservatório de Música da Guarda e na Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI). Integra a direção pedagógica do CRCB. Tem sido membro de júris de diversos concursos e é membro da direção artística do Festival de Guitarra de Castelo Branco.
A nível concertístico, tem-se dedicado à música de câmara destacando-se os projetos Síntese – Grupo de Música Contemporânea e Guitarrafonia, tendo participado em diversas gravações para CD.
PEDRO RUFINO
Pedro Rufino, Mestre em Ensino de Música na especialidade de Guitarra e Classe de Conjunto, estudou com os professores Paulo Valente Pereira, Eli Camargo Júnior e António Jorge Gonçalves. Tem participado em festivais nacionais e internacionais como solista e em grupos de música de câmara. É membro do Quarteto de Guitarras Concordis. Com a Orquestra de Guitarras da Academia de Música e Dança do Fundão, gravou o seu primeiro CD. É membro do júri e responsável pela organização da variante de Guitarra no Concurso Internacional Cidade do Fundão. Como professor, leciona a disciplina de Guitarra e Classe de Conjunto na Academia de Música e Dança do Fundão e no Conservatório de Música de Ourém e Fátima.