
Diana Botelho Vieira
09 Abril, 2021 pelas 21h00 (sexta)
no Teatro Viriato
Concerto livestreaming em: www.musicadaprimavera.pt // Youtube
Programa
LEOŠ JANÁČEK (1854-1928)
Memória
FERNANDO LOPES-GRAÇA (1906-1994)
Suite nº1 in memoriam Béla Bartók
I. Prelúdio
II. Marchinha
III. Idílio
IV. Valsa Maluca
V. Endecha
VI. Carrilhão
VII. Dança Campestre
SÉRGIO AZEVEDO (1968)
Peças Rústicas, 2º Caderno
I. Prelúdio em Tocata
II. Despique
III. Jogo de Quintas
IV. Garraiada
V. Canto
VI. Grilos e Cigarras
VII. Pífaros e Tambores
LEOŠ JANÁČEK (1854-1928)
Por um caminho frondoso, Série I (seleção)
I. Os nossos serões
II. Uma folha levada pelo vento
III. Vem connosco!
IV. A Virgem de Frýdek
VII. Boa noite!
IX. Em lágrimas
X. A pequena coruja que não chegou a partir
SÉRGIO AZEVEDO (1968)
Peças Rústicas, 1º Caderno (seleção)
I. Dança de Roda
II. Cantilena
III. Gaio
V. Coral
IV. Embolada
LEOŠ JANÁČEK (1854-1928)
Em memória…
Ficha Artística
Diana Botelho Vieira – Piano
Fotografia de Jérôme Arnoufe
Recital de Piano: Folclores Imaginários
“Folclores Imaginários” é uma expressão a meio caminho entre o rigor musicológico e a liberdade poética, e nomeia a criação de música original, mas tão imbuída do espírito popular, que esta parece provir diretamente das anónimas fontes rurais ou urbanas.
Leoš Janáček (1854-1928) é o mais velho dos compositores que pertencem ao século XX em termos da linguagem musical. Nascido ainda antes de Debussy, explora a música popular do seu país natal, a Morávia, tendo recolhido o que chamou de “melodia da fala”, ou seja, a musicalidade da entoação da fala, a das pessoas da cidade, dos camponeses e até as vocalizações dos animais e os sons da natureza. Várias das peças de Janáček que constam deste recital tornaram-se conhecidas do grande público através do filme “A Insustentável Leveza do Ser”, de Philip Kaufman, baseado no célebre romance de Milan Kundera.
No que toca ao uso da melodia popular de forma erudita, é Fernando Lopes-Graça (1906-1994) quem domina todo o século XX português, tendo recolhido milhares de melodias e usado muitas delas – ou o seu espírito – em dezenas, senão centenas, de obras. Sérgio Azevedo (n. 1968), tendo sido aluno de Lopes-Graça, recebeu do mestre o interesse pela música tradicional, e é esse folclore imaginário, visto através dos olhos de um originalíssimo compositor moravo e de duas gerações de compositores portugueses que une as obras deste recital.
Biografia
DIANA BOTELHO VIEIRA
Diana Botelho Vieira nasceu na ilha de São Miguel, Açores, em 1984. Tem-se apresentado em recitais de piano e de música de câmara em Portugal, Espanha, França, Estados Unidos da América e América do Sul. Laureada no Prémio Jovens Músicos – RDP Antena 2 na categoria Piano, é também detentora do Búzio Revelação (Expresso das 9) e Prémio Cultura (Correio dos Açores).
Apresentou-se como solista com a Orquestra de Câmara do Conservatório Regional de Ponta Delgada, Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa (Dias da Música do CCB), Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras sob a direção dos maestros Yuri Pankiv, Jean-Marc Burfin e Nikolay Lalov, e tocará ainda em 2021 com a Orquestra Clássica do Centro e a Sinfonietta de Ponta Delgada. Tocou em festivais como o Summer Institute for Contemporary Performance Practice (Boston), PianoFest (Chicago), Embassy Series – Uniting People Through Musical Diplomacy (Washington/DC), Meadowmount School of Music (Nova Iorque), Festival Ibérico de Badajoz, Dias da Música no CCB, e na Temporada Artística dos Açores. Estreou obras para piano solo, piano e orquestra e de música de câmara de compositores como Brett Madsen, Parisa Sabet, Sérgio Azevedo e Inês Badalo. Foi protagonista no documentário “Bravo” (RTP) e participou na série documental da RTP “Portugueses pelo mundo: Chicago”. Lançou em outubro de 2018 o seu primeiro CD, “A toque de caixa”, editado pelo mpmp, com música para piano para crianças de Sérgio Azevedo, e gravou recentemente mais dois CDs a serem lançados no final de 2021.
Estudou piano com Irina Semënova no Conservatório Regional de Ponta Delgada, com Alexei Erëmine na Academia Nacional Superior de Orquestra – Metropolitana (Licenciatura) e com Ludmila Lazar no Chicago College of Performing Arts – Roosevelt University (Mestrado em Piano Performance). Possui também o Mestrado em Ensino de Música, realizado sob a orientação de Miguel Henriques e Jorge Moyano, na Escola Superior de Música de Lisboa. Em paralelo com a atividade de concertista leciona piano na Academia de Música de Lisboa.