8 Abril 2016: Concerto de Abertura – Orquestra Juvenil de Viseu e Coro do Conservatório

21h00 – Instituto Politécnico de Viseu.

Programa

MARTÍN PALMERI (1965 -)
Misa A Buenos Aires (Misatango)
1 Kyrie
2 Gloria
3 Credo
4 Sanctus
5 Benedictus
6 Agnus Dei

LEROY ANDERSON (1908-1975)
Isish Suite
Parte I e II

CLAUDE DEBUSSY (1862-1918)
Petite Suite
I. En Bateau
II. Cortège
III. Menuet
IV. Ballet

Ficha Técnica

Acordeão: Nuno Silva
Soprano e Direção do Coro: Cristina Aguiar
Maestro: Cláudio Ferreira

Biografias

ORQUESTRA JUVENIL DE VISEU
Esta orquestra está ancorada na parceria de um município que cada vez mais se tem afirmado como polo cultural – Câmara Municipal de Viseu e de uma instituição com marca de qualidade formativa na educação artística – Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José de Azeredo Perdigão.
Tendo como pontos de partida uma dinâmica de formação contínua e integração dos recursos das várias instituições que se dedicam à prática musical no concelho de Viseu, a Orquestra Juvenil de Viseu tem como principais objetivos: a formação de jovens músicos do Concelho de Viseu; a formação de públicos; a realização de concertos pedagógicos para crianças do 1º ciclo; a promoção do património cultural da cidade e região.
Este projeto procura através das duas valências: cultura e formação criar uma orquestra que esperamos vir a ser reconhecida pela qualidade do seu trabalho.
A Orquestra Juvenil de Viseu é dirigida pelo maestro Cláudio Ferreira.

CORO DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE VISEU
O Coro do Conservatório de Música de Viseu constitui uma das Classes de Conjunto de alunos com idade superior a 14 anos, independentemente da sua formação ao nível instrumental. Para além dos alunos inscritos, conta também com colaboradores externos, como antigos alunos ou encarregados de educação.
Tem participado em diversos concertos e audições, quer promovidos pelo Conservatório, quer a convite das mais variadas Instituições, como por exemplo a Câmara Municipal de Viseu, o Instituto Politécnico de Viseu, o Sindicato de Professores da Zona Centro e o Grupo Visabeira – Palácio do Gelo. Participou, também, no projeto Percursos do C. C. B., com o grupo de Teatro O Bando e em colaboração com o Teatro Viriato, onde executou, em primeira apresentação pública, e em conjunto com o Coro Juvenil do Conservatório, a Missa pela Paz – obra dedicada ao Coro e Orquestra do Conservatório de Música de Viseu, da autoria do compositor Jorge Salgueiro.
Colabora frequentemente com a Orquestra de Viseu, mas o seu repertório inclui também obras a capella e com acompanhamento ao piano ou órgão. O trabalho vocal e de interpretação está a cargo da Maestrina Maria Cristina Aguiar e o seu acompanhamento é assegurado pelo pianista José Miguel Amaral.

CLÁUDIO FERREIRA
Cláudio Pais Ferreira, natural de Canelas – Estarreja, iniciou os seus estudos musicais na Banda Bingre Canelense, prosseguindo a sua formação musical em trombone no Conservatório de Música de Aveiro e seguidamente na ARTAVE, curso que termina em 2005, como instrumentista de Sopro.
Participou em diversas masterclasses e estágios de orquestra, nas quais trabalhou com pedagogos e maestros de renome, entre os quais Severo Martinez, Hugo Assunção, Alexandre Vilela, Ricardo Casero, Jon Etterbeck, António Saiote, Christopher Bochmann, Osvaldo Ferreira, Ernst Schelle, Jean-Sábastien Béreau e Jean-Marc Burfin. Colaborou ainda com diversas orquestras, como a Orquestra Clássica da Madeira e a Orquestra do Algarve.
Licencia-se em Trombone, com o professor António Santos e conclui o Mestrado em Pedagogia do Instrumento, na classe de trombone do professor Jarrett Butler. De seguida termina um segundo mestrado, agora em Teoria e Formação Musical.
Lecionou as disciplinas de trombone, formação musical, coro e orquestra em diversas escolas, entre as quais a Academia de Música do Fundão e Academia de Música de Arouca.
Começou a sua carreira de maestro, dirigindo uma orquestra pela primeira vez com apenas 20 anos. A partir daí tem orientado diversos estágios de orquestra e banda, quer como professor de naipe, quer como maestro. A sua formação na área da direção passa ainda por cursos com os maestros Alberto Roque e Pascual Vilaplana.
Atualmente, frequenta o Mestrado em Direção, com o maestro Ernst Schelle, na Universidade de Aveiro, estando também a aperfeiçoar a sua técnica de direção com o maestro Pedro Neves.
Entre 2008 e 2012 foi maestro da Sociedade Musical Cultura e Recreio de Paços de Vilharigues e desde esse último ano, é o maestro da Banda União Musical Pessegueirense.
Para além dos projetos de que é o maestro titular, é regularmente convidado, por diferentes entidades, para dirigir estágios de orquestra. Neste âmbito, colabora de forma assídua com os municípios de Trancoso, Mêda, Moimenta da Beira e Aguiar da Beira, que, em associação, organizam diversos estágios de orquestra, dos quais é o maestro responsável.
Tem vindo a dirigir um número crescente de concertos em importantes locais e salas, nomeadamente em Salamanca, Porto – Casa da Música, Viseu, Lisboa, Açores entre outros.
Acumula funções docentes no Conservatório Regional de Música de Viseu, Dr. José de Azeredo Perdigão, onde leciona as disciplinas de trombone, formação musical e orquestra.
É o maestro titular da Orquestra Juvenil de Viseu, projeto fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Viseu e o Conservatório Regional de Música, Dr. José de Azeredo Perdigão.

MARIA CRISTINA AGUIAR
Natural de Viseu, iniciou o estudo de Canto no Conservatório Regional de Música “Dr. José de Azeredo Perdigão” – Viseu, na classe da Professora Isabel Castro, concluindo o Curso sob a orientação da Professora Cláudia Nelson. Ingressou no Curso de Ensino de Música da Universidade de Aveiro, na Área Específica de Canto, onde trabalhou com os Professores José de Oliveira Lopes e António Salgado, tendo sido galardoada com o Prémio Engenheiro António de Almeida, por se ter licenciado com a mais alta classificação. Frequentou, ainda, o Curso Superior de Canto da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo, do Instituto Politécnico do Porto, e participou em diversos cursos de interpretação, técnica vocal e direção coral.
Mestre em Música pela Universidade de Aveiro, e doutorada em Estudos da Criança – Educação Musical, pela Universidade do Minho, integra atualmente a Área Científica de Arte e Expressões Criativas, do Departamento de Comunicação e Arte da Escola Superior de Educação de Viseu; é professora de Canto e Coro no Conservatório Regional de Música de Viseu, sendo maestrina do Coro Misto e do Coro de Câmara Juvenil do mesmo Conservatório.
Tem realizado diversos Concertos de Canto, a par da orientação de Workshops de Canto e de Técnica Vocal.

NUNO SILVA
Nasceu em Castro Daire, a 3 de Junho de 1981, tendo aí iniciado os estudos de música aos 9 anos.
Com 13 anos inscreve-se no Conservatório de Música de Viseu. Em 1999, completou os Cursos Complementares de Acordeão e de F. Musical e o Curso Geral de Piano, com os professores Abel Moura, Irene Barbosa e Jorge Martins.
Em 2004, completou a Licenciatura em Ensino de Música, variante de Formação Musical, na Universidade de Aveiro. Em 2008 completou a Licenciatura em Ensino de Música, variante de Instrumento – Acordeão, na Universidade de Aveiro.
Em cursos e seminários internacionais de acordeão trabalhou com W. Semyonov (1996 e 1997), Friedrich Lips (1998), Maximiliano Pitocco e V. Matono (1998), Vladimir Zubitsky (1999, 2000 e 2001), João Frade (2014) e Richard Galliano (2015).
1º Prémio da Categoria Júnior Concerto, no III Concurso Ibérico de Acordeão em 1998 e o 1º Prémio da Categoria Sénior Concerto no VII Troféu Nacional de Acordeão de Alcobaça em 2002. 4º Prémio no “1º Concurso Internacional de Acordeão de Andorra” em 2001.Foi distinguido pela Revista Anim’Arte de Viseu com o Prémio Revelação do Ano de 1999.
Participou na gravação de vários CDs com o grupo “Ad Libitum” e com o grupo “Vozes da Rádio” e na gravação do filme -documentário “Porto da Minha Infância”, de Manoel de Oliveira. Participou na gravação de uma banda sonora encomendada pelo Teatro de Vila Real e composta por Paulo Vaz de Carvalho, em conjunto com o saxofonista Carlos Canhoto. Participou também na gravação do CD “Pé de Vento” do grupo “A Presença das Formigas”.
Acordeonista convidado pela Banda Municipal de Fajões, em Outubro de 2008, para participar na IV Edição do festival “Filarmonia ao mais alto nível” interpretando a obra Jazz Suite nº2 de Shostakovich, no grande auditório do Europarque em Santa Maria da Feira. Realizou concertos em Portugal, Itália, Espanha, a solo e integrado na Orquestra de Acordeãos de Viseu.
Responsável pelos arranjos musicais nos Concertos / Musicais do Colégio da Via Sacra de Viseu desde 2008, destacando-se o Musical “Centésima Lição” comemorativo do Centenário daquela Instituição. Compôs o novo Hino do Colégio da Via Sacra, instituído desde 2008. Foi um dos responsáveis pelos arranjos de orquestra para o Concerto de Comemoração dos 25 anos do Conservatório de Música de Viseu.
Membro fundador dos grupos “Quimera Quinteto”, com maior incidência no repertório de Astor Piazzolla, do grupo “Exultate”, com maior incidência no repertório erudito e do “Quarteto de Acordeões de Viseu”. Acordeonista do projeto “Fil’Mus” – ACERT.
É professor de Acordeão, Orquestra de Acordeões e Formação Musical no Conservatório de Música de Viseu.

O concerto

Mais fotografias na nossa página do facebook, aqui.