Carlo Curatolo
21 Abril, 2022 pelas 21h00 (quinta)
no Teatro Viriato
Entrada: 2.5€ • Adquirir bilhete
Idade: Maiores de 6 anos.
Mecenas: Quinta do Perdigão
Programa
F. SOR (1778-1839)
Fantaisie et variations brillantes op. 30
I. ALBÉNIZ (1860-1909)
Capricho Catalan,
Cadiz,
Cordoba,
Sevilla
Ficha Artística
Carlo Curatolo – Guitarra
Biografia
CARLO CURATOLO
Carlo Curatolo estudou guitarra clássica sob a orientação de Pino Forresu no Conservatório de Taranto (Itália), onde se graduou com excelência em 2010.
Continuou os seus estudos musicais com Stefano Palamidessi em Roma e durante estes anos também obteve um Mestrado em Física na Universidade Sapienza. Frequentou aulas de interpretação avançada na Segovia Guitar Academy em Pordenone com Paolo Pegoraro e Adriano del Sal, e na Accademia Chigiana em Siena com Oscar Ghiglia. Concluiu com louvor uma pós-graduação de especialização no Conservatório de Parma, organizada por Lorenzo Micheli, Stefano Grondona, Giampaolo Bandini, entre outros. Também participou em masterclasses com Carlo Domeniconi, Judicael Perroy, Jorge Cardoso, Leo Brouwer e Carlo Marchione.
Foi premiado com o primeiro, segundo ou terceiro prémio em mais de 30 competições internacionais, entre os quais Londres, Bratislava, Tallinn, Gorizia, Parma, Camogli, Gargnano e Enschede. Recentemente ganhou o primeiro prémio nos Concursos Internacionais de Guitarra de Mottola (Itália), Sevilha (Espanha), Viseu (Portugal), Koblenz (Alemanha) e recebeu o Premio Nazionale delle Arti (Prémio Nacional das Artes) do Ministério da Educação italiano. Foi selecionado para participar como Artista da EuroStrings para o projeto EuroStrings – Festival Europeu de Guitarra Colaborativa para o ano 2020.
Em Outubro de 2020 o seu álbum de estreia “Eroica Italiana”, distribuído pela Contrastes Records e produzido pela Universal Music Espanha, foi lançado e recebeu excelentes críticas em revistas internacionais (incluindo Gendai Guitar, DotGuitar, Fronimo, Guitart). Este primeiro trabalho é dedicado a Compositores italianos que deram prestígio à forma da Sonata.
Desde 2006 tem sido convidado a atuar em vários eventos culturais como solista e mesmo com orquestra (Conservatório de Parma). Realizou recitais a solo em Itália, Áustria, Portugal, Estónia, Finlândia, Espanha, Reino Unido, Eslováquia, Hungria, Bósnia-Herzegovina e Japão. Combina a sua carreira de solista com a profissão de docente no Conservatório de Monopoli (Itália), muito procurada pelo corpo discente.
Carlo Curatolo é um Artista D’Addario e toca uma guitarra feita por Mirko Migliorini (Lecco, Itália).