5G5C – Portugal Guitar Quintet

11 Abril, 2018 pelas 21h00 (quarta)
no Clube de Viseu


Entrada: 5€ ou 2.5€ para público afeto ao Conservatório

Programa

FERNANDO C. LAPA (n. 1950)
Canções Populares Transmontanas
1. Linda morena
2. Está a chover
3. Eu venho dali
4. Vimos dar as boas-festas

SÉRGIO AZEVEDO (n. 1968)
Concertino alla Madrigalesca
1. Deciso
2. Madrigal
3. Sarabanda
4. Festivo

MANUEL DE FALLA (1876-1946)
La Vida Breve**

PAULO AMORIM (n. 1964)
Equinox 2

JAIME ZENAMON (n. 1953)
El pendulo y el destino op.125

ERNESTO NAZARETH (1863-1934)
Homenagem a Nazareth**
1. Ameno Resedá
2. Celestial
3. Batuque

Transmissão em direto

antena2-300

O projeto 5G5C – Portugal Guitar Quintet é uma formação camerística, fruto da vontade de partilhar experiências artísticas e culturais de diferentes personalidades mas com objetivos comuns.
Cinco Guitarras de Cinco Conservatórios, que oferecem uma viagem musical eclética e original. Com a tourné de apresentação em 2016 confirmada em várias cidades do país, tem como intérpretes André Madeira, Júlio Guerreiro, Paulo Amorim, Paulo Peres e Rui Gama. Com a distância de 350 quilómetros e várias regiões a separar a cidade mais a norte da mais ao sul, é criado um paralelo no campo da diversidade musical e uma mais-valia na qualidade artística.
Tendo como repertório várias transcrições e originais para esta formação, deseja-se dar relevo a obras de compositores contemporâneos, dos quais Sérgio Azevedo e Fernando C. Lapa aceitaram já este desafio.

Biografias

ANDRÉ MADEIRA
Iniciou os seus estudos musicais com Américo Fernandes e o estudo da guitarra clássica com Ragner Tovar. Frequentou o Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro, tendo como professor, Miguel Lelis. Ingressou depois no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro obtendo a Licenciatura em Música com Professor Paulo Vaz de Carvalho.
No ano 2000 ingressou na Hochschule für Musik Köln (Alemanha) prosseguindo estudos de guitarra e de música de câmara sob a orientação de Roberto Aussel obtendo o “Diplom Intrumentalausbildung” em 2005. Estudou também, durante cinco anos nesta escola música contemporânea com o pianista Paulo Álvares, integrando o “Ensemble für Improvisation und Aleatorische Musik der Hochschule für Musik Köln”, apresentando-se em vários países europeus.
Em 2005 continua estudos Pós-graduados com Odair Assad no Conservatoire Royal de Mons, École Supérieure des Arts (Bélgica), e posteriormente realiza o “Master en Guitare” com o mesmo guitarrista terminando com Distinção no ano de 2010. Obteve o título de mestre em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa.
André Madeira participou em cursos de guitarra com David Russell, Costas Cotsiolis, Roberto Aussel, Leo Brouwer, Eduardo Isaac, Robert Brightmore, Ricardo Gallen, Álvaro Pieri, Joaquin Clerch, Jozef Zsapka, Eduardo Baranzano, Carles Trepat, Pablo Marquez, e Paulo Álvares. Durante o seu percurso artístico recebeu prémios em concursos internacionais de guitarra e realizou concertos em várias localidades de Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Bélgica, República de Montenegro, Brasil, Argentina, Chile, Bolívia e Perú. Apresentou-se também em canais televisivos dentro e fora do seu país e realizou três concertos para a rádio Antena2.
André Madeira tem ministrado Master Classes e sido Júri em vários Festivais Internacionais de Guitarra Clássica.
Pela sua contribuição à Guitarra Clássica, foi galardoado na sua região com o “Judeu de Ouro 2014” da ANATA e na Grécia com o “1st Honorable Award” do Volos Guitar Festival 2015.
Atualmente reside em Portugal sendo docente de guitarra no Instituto Universitário Jean Piaget de Viseu e no Conservatório de Música de Coimbra.

JÚLIO GUERREIRO
Natural de Lisboa, obteve em 2001, sob a orientação de Piñero Nagy a Licenciatura em Guitarra da Escola Superior de Música de Lisboa onde integrou também a classe de música de câmara de Olga Prats, terminando ambas as disciplinas com elevada classificação. De 2002 a 2004, como bolseiro do Centro Nacional de Cultura realizou o curso de Pós-Graduação em Interpretação Musical da Escuela Luthier de Artes Musicales, em Barcelona, onde estudou com Ricardo Gallén. Participou em masterclasses com diversos professores entre os quais António Jorge Gonçalves, David Russell, Joaquín Clerch e Alberto Ponce. Toca frequentemente integrado em grupos de câmara destacando o duo com o soprano Elsa Cortez, bem como a solo, tendo maior relevo os recitais dos festivais: Internacional de Música da Costa do Estoril, VI Festival Internacional de Guitarra de Aveiro e no Festival Internacional de Guitarra de Barcelona no 1º concerto dedicado à nova geração de intérpretes. Em 1999 obteve o 1ºPrémio (Ex aequo) no I Concurso Internacional de Guitarra de Sernancelhe. Em 2000 foi premiado com o 1º Prémio (Ex aequo) e com o Prémio Cultura “Carla Minen” no XXIX Concorso Internazionale di Chitarra “Fernando Sor”, Roma. Em 2001 e 2002, participou em duo com a flautista Lídia Serejo em vários recitais comentados pelo compositor e Maestro António Vitorino d’Almeida destacando um concerto inteiramente dedicado à sua obra de música de câmara no Musikverein de Viena de Áustria e a gravação das suas obras para ensemble. Em 2003 realizou com os solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras vários concertos com repertório para guitarra e quarteto de cordas. Realizou como solista com a Orquestra Filarmonia das Beiras dirigida pelo Maestro Vasco Pearce de Azevedo concertos integrados na programação cultural da cidade de Aveiro e nas Semanas de Música do Estoril. Integrado na Orchestrutópica foi dirigido pelos Maestros Odaline de la Martinez , Cesário Costa e Jean-Sebastien Béreau. Em 2005 foi galardoado com o 2º Prémio no I Encuentro de Guitarra “Norba Caesarina” em Cáceres, Espanha. A convite do Maestro Alberto Lysy integrou o grupo de Solistas da Camerata Lysy Gstaad tendo realizado concertos no Festival Açoreano MúsicAntlântica, XXX Festival Internacional de Música da Costa do Estoril e na Internacional Menuhin Academy for Young Soloists em Blonay, Suíça. Integrando o Remix Ensemble (Casa da Música) em várias ocasiões, trabalhou directamente com compositores como James Dillon, Helmut Lachenmann e Jonathan Harvey tendo sido dirigido por Peter Rundel.e Rolf Gupta. Ainda em 2007 interpretou a 7ª Sinfonia de Mahler integrado na Orquestra do Teatro Mariinsky de S.Petersburgo sob direcção de Valery Gergiev. Realizou várias gravações para a Antena 2 e RTP Internacional. Leciona na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.

PAULO AMORIM
Diplomado pela Academia de Amadores de Música de Lisboa, Royal College of Music e Guildhall School of Music and Drama de Londres, o guitarrista Paulo Amorim mantém, desde 1985, uma intensa carreira musical, tendo já actuado em nove países europeus bem como na América Latina (Brasil e Venezuela). Gravou igualmente para a Rádio e TV em Portugal, Espanha, Inglaterra e Venezuela. Como solista, tocou com a Sinfonietta de Lisboa, Orquestra de Câmara de Cascais, Orquestra de Paris-Mons e Orquestra da GNR, tendo igualmente sido galardoado nos Concursos Internacionais de Sevilha (1987) e “Andrés Segovia” de Granada, Espanha (1994).
Bolseiro do Governo Espanhol e da Anglo-Portuguese Foundation teve como profs. P. Valente-Pereira, José Tomás (Espanha), Robert Brightmore (UK) e F.Lopes-Graça (Composição).
Em 1999 gravou o seu 1º disco a solo, “Contrastes”, recebendo elogiosas críticas em vários países. Em 2004, subsidiado pelo Ministério da Cultura, gravou o seu 2º disco, com a obra integral para guitarra de F.Lopes-Graça, igualmente elogiada pela sua importância musical. Em 2005, é convidado para integrar o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, com quem desde então actuou em Portugal, Espanha, França, Itália e Holanda, e gravou 3 CD.
Em 2009, surge o convite (concretizado em 2011) da Fundação Hauser de Munique para gravar o 3º disco a solo (“Incógnito”), inteiramente preenchido com obras de P.Amorim e gravado num instrumento histórico de 1921, pertença da coleção privada da referida Fundação.
Atualmente leciona no Conservatório Nacional em Lisboa, onde também é Coordenador de Departamento.

PAULO PERES
É Licenciado em Guitarra pela ESMAE do Porto, na classe de José Pina.
Participou em diversas Master Classes, trabalhando com Alberto Ponce, David Russel, Manuel Barrueco, Roberto Aussel, Eduardo Isaac e Léo Brouwer.
Obteve, em 1988, o 1º Prémio de Guitarra dos Concursos Nacionais da Juventude Musical Portuguesa, na classe de nível superior, e em 1994 uma Menção Honrosa no Prémio Helena Costa.
Na sua atividade a solo, tem prestado especial atenção à música do século XX. No âmbito da música de câmara, tocou com o flautista Luís Meireles e tem desenvolvido um trabalho a duo com a guitarrista Maria Paula Marques. Apresentou-se na Fundação de Serralves, no Teatro Rivoli, na Casa das Artes do Porto, no Festival de Música do Palácio da Bolsa, no Festival Internacional dos Encontros de Guitarra do Porto, no Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso, no Teatro do Campo Alegre, na Fundação Eng.º António de Almeida, no Museu Alberto Sampaio em Guimarães, no Teatro Municipal de Serpa, no Festival Internacional de Música Logomúsica, no Teatro S. Luís, em Lisboa, no Concurso de Guitarra de São João da Madeira, na Casa da Música do Porto, no Festival Internacional de Guitarra de Hallien (Austria), no II Festival de Guitarra de Braga, no Guitarrismos VI e no Festival de Música Cidade de Almada.
Tem sido convidado a orientar Master Classes bem como a participar como jurado em diversos concursos de guitarra.
Presentemente, a partir do desafio lançado a diversos compositores portugueses para escreverem para guitarra numa perspetiva didática e pedagógica, desenvolve um projeto de edição e publicação de peças portuguesas originais para guitarra.
É, desde 1990, docente do Conservatório de Música do Porto

RUI GAMA
Rui Gama é natural do Porto, concluiu os Cursos Complementares de Percussão na Escola Profissional de Música de Espinho e de Guitarra no Conservatório de Música do Porto.
Ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE) onde concluiu a Licenciatura em Guitarra na classe de José Pina. Completou a sua formação em Paris, no Conservatório Nacional da Região d’Aubervilliers na classe de Alberto Ponce. Finalizou na Universidade de Aveiro a Pós-Graduação em Performance – Guitarra sob orientação dos Professores Nancy Harper e José Pina. Realizou com êxito provas Públicas de Especialista no Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Frequentou cursos de Interpretação com Abel Carlevaro, Robert Brightmore, Roberto Aussel, Alberto Ponce, Tomas Camacho, Leo Brouwer, Betho Davezac, François Dry, Carlos Bonell e Hopkinson Smith.
Apresenta-se em público regularmente a solo e em música de câmara, actualmente integra L’Effetto Ensemble, com o soprano Dora Rodrigues e Ciglia Ensemble, com o bandolinista António Vieira.
Criou em 2015 o projecto “Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho” onde exerce o cargo de direcção musical.
Como solista apresentou-se com a Orquestra do Conservatório de Braga com o Concerto de Villa-Lobos, com a Orquestra Nacional do Porto o Concerto de Aranjuez sob a direção de Martin André na Casa da Música do Porto, o Concerto Andaluz de Rodrigo estreia em Portugal no X Concurso Internacional Cidade do Fundão, o Concerto de Aranjuez com a Orquestra Clássica do Centro, o Concerto Acerca de la Felicidad de Javier Ribas estreia com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolim e com o Ensemble à plectre de Esch-Sur-Alzette do Luxemburgo sob a direcção do Maestro Juan Carlos.
Outros projectos incluem a gravação em CD “Dezassete Peças para Guitarra” do compositor Paulo Bastos bem como o Concerto Acerca de la Felicidad de Javier Ribas com a Orquestra Portuguesa de Guitarrras e Bandolins.
Participou no Festival de Ópera de Ponte de Lima com a Orquestra Nacional do Porto na obra “Il Barbiere di Siviglia” de G. Rossini, sob direcção do Maestro Marc Tardue.
Na temporada 2009/10 gravou para a Antena2 um recital com o L’Effetto Ensemble no CCB
Tem em preparação a gravação de um CD com o L’Effetto Ensemble com obras de compositores espanhóis.
É docente no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

O concerto