25 Abril 2016: Quinteto de Sopros de Solistas da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música

21h00 – Câmara Municipal de Viseu.

Programa

Darius Milhaud (1892-1974)
La Chaminée du roi René
Cortège
Aubade
Jongleurs
La maousinglade
Joutes sur l’arc
Chasse à Valabre
Madrigal – nocturne

Gabriel Pierné (1863-1937)
Pastorale, op.14 n.º1

Jacques Ibert (1890-1962)
Trois Pièces Brèves
Allegro
Andante
Assez lent – Allegro scherzando

Eurico Carrapatoso (1962-)
5 Elegias
Béla Bartok
Germaine Tailleferre
Anton Webern
Olivier Messiaen
Igor Stavinsky

Júlio Medaglia (1938-)
Suite “Belle Epoque in Sud-America”
Tango
Vals Paulista
Chorinho

Ficha Técnica

Flauta: Angelina Rodrigues
Oboé: Támas Bartok
Clarinete: António Rosa
Fagote: Pedro Silva
Trompa: José Bernardo Silva

Constituído por solistas dos naipes de sopros da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, o Quinteto Solistas da Sinfónica, surge da vontade de, paralelamente à atividade que desenvolvem enquanto músicos de uma grande formação, trabalharem outro tipo de repertório, num contexto diferente, mais intimista, como é o da música de câmara. O quinteto de sopros é uma formação clássica da música de câmara erudita, contempla um repertório extenso e diversificado. Para este concerto o Quinteto Solistas da Sinfónica leva-nos a uma viagem pela música francesa, sul- americana e portuguesa. Uma viagem repleta de charme e energia.
O quinteto teve a sua estreia em Outubro de 2015, no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, no Porto.

Biografias

ANGELINA RODRIGUES
Nasceu em Caracas, Venezuela, onde viveu até aos 6 anos de idade. Com 12 inicia os seus estudos musicais na Sociedade Musical Bingre Canelense e no ano seguinte ingressa no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian onde trabalha com os professores José Abreu, João Paulo Marta e Luís Meireles. Ao concluir o 5.º grau ingressa na Licenciatura em Ensino da Música da Universidade de Aveiro, na classe do professor Pedro Couto Soares, curso que conclui em 1996. Do seu percurso académico fazem parte masterclasses com Jorge Caryevschi, Herbert Weissberg, Istvan Matuz, Patrick Gallois, Aurèle Nicolet, Peter Lukas Graf, Ricardi Ghiani e alguns prémios como o da Juventude Musical Portuguesa (1.º em musica de câmara e 2.º em flauta) e o 2.º lugar no Prémio Jovens Músicos, nível superior, em 1993.
Entre 1993 e 95 apresenta-se a solo com a já extinta Orquestra de Câmara de Aveiro, período durante o qual faz parte da Orquestra de Jovens Luso-Francesa, Orquestra Portuguesa da Juventude, Orquestra Internacional do Music Meeting de Espinho 94, colaborando ainda com a Orquestra do Norte e Orquestra Clássica do Porto. Fez parte do grupo 4Portango que teve a cargo a gravação da banda sonora do filme “Mortinho por chegar a casa” e que, com música de Piazzola, tocou em diversas salas como Teatro da Trindade e Centro Cultural de Belém.
Integrou, desde a sua formação e posteriormente como Solista A, a Orquestra Filarmonia das Beiras com a qual se apresentou a solo em 1998 e 99. Formou em 99 o Quinteto Cromeleque com presença regular no Festival Internacional de Música de Aveiro e estreita colaboração com Bernardo Sassetti na gravação dos seus trabalhos “Quaresma” e mais recentemente “Unreal: Sidewalk Cartoon”. Em 2003 é selecionada para participar no “Flautissimo”, evento internacional que reuniu em Roma alguns dos principais nomes da atualidade no instrumento, como Felix Renggli, com o qual continuou o seu aprefeiçoamento em Basel. É, desde 2002, solista B na Orquestra Nacional do Porto, agora Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, com digressões na Áustria, Brasil, Benelux, Açores e Espanha.
Desenvolveu a sua atividade pedagógica no Conservatório de Águeda, Academia de Música de S. João da Madeira e Academia de Música de Espinho. É professora de flauta transversal na Escola Profissional de Música de Espinho e Assistente Convidada na Universidade de Aveiro, após aí ter desenvolvido a atividade de Monitora desde 1998. Tem alunos laureados nos seguintes concursos: Prémio Jovens Músicos 2006 (1.º prémio, categoria superior), Terras de La Sallete 2007 (1º e 2º categoria C) e 2008 (a nível nacional 1º prémio, categoria sénior), Concurso de flauta de Beja 2007 (1.º prémio, categoria 16-18 anos), I Concurso Nacional CMACG 2008 (2.º e 3º prémios), II Concurso Nacional Paços Premium 2008 (1.º prémio, Categoria A) e Anatólio Falé 2015. Desde 2008 é convidada a integrar o Juri de alguns concursos de flauta como o Concurso Nacional do CMACG, Concurso Marília Rocha e Concurso Paços Premium.

PEDRO SILVA
Natural de Guimarães, Pedro Silva iniciou os seus estudos na Escola Profissional Artística do Vale do Ave concluindo a Licenciatura e o grau de Mestre em Interpretação Artística na Escola Superior de Música do Porto, na Classe do Professor Hugues Kesteman. Prosseguiu estudos na Staatliche Hochschule für Music Karlsruhe (Alemanha) na Classe do Professor Gunter Pfizenmaier. Paralelamente, frequentou diversas MasterClasses orientadas por: Sérgio Azollini, Gustavo Nuñes, Milan Turkovic e Dag Jensen em Portugal, Alemanha, Suiça e França. Em 1995, foi Laureado com o 3.º Prémio na categoria de madeiras do Concurso da Juventude Musical Portuguesa. No âmbito da Música de Câmara e Música Orquestral apresenta-se regularmente em: Espanha, França, Holanda, Luxemburgo, Bélgica, Alemanha e Brasil. Ao longo da sua atividade artística destacam-se a participação no Festival Internacional de Música de Mateus, Póvoa do Varzim, Espinho, encontros da Primavera (Guimarães), Festival Été Mosan (Bélgica), Déodat de Séverac (França), Musiktheater (Alemanha), Festival Internacional de Música de Estrasburgo (França) e Campos do Jordão (Brasil). Integrou a título efetivo a Orquestra do Norte (solista A) a Orquestra Filarmonia das Beiras (solista A/B) e a Orquestra Nacional do Porto, tendo ainda colaborado com as principais orquestras nacionais. Destacam-se, ainda, a colaboração com os Solistas da Orquestra Gulbenkian, Quinteto Zelenka e com grande regularidade no Remix Ensemble. É membro fundador do Trivm de Palhetas e da Camerata Senza Misura com quem tem registos na Editora Numérica. Estreou obras dos principais compositores nacionais e internacionais como: Magnus Lindberg, Jonathan Harvey ou Bruno Mantovani. Como solista é dedicatário das obras para fagote solo/piano/eletrónica de compositores como: Jean-François Lézé, Fernando Lapa, Carlos Azevedo, Sérgio Azevedo, Telmo Marques, Pedro Faria Gomes e José Luís Ferreira. Integrou vários júris, de onde se destaca o do Prémio Jovens Músicos 2012. Da sua atividade pedagógica sobressai a criação da classe de fagote em várias Academias e Escolas de Música. Atualmente integra os quadros da Orquestra Sinfónica da Casa da Música. Leciona na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, Universidade de Aveiro e na Escola Superior de Música do Porto, orientando estudos de 1.º e 2.º Ciclo.

JOSÉ BERNARDO SILVA
José Bernardo Silva trompa Estudou na Artave e licenciou-se na Escola Superior de Música de Lisboa na classe de Jonathan Luxton. Estudou na Hochschule für Musik (Hamburgo) com Ab Koster e frequentou aulas em Madrid com Radovan Vlatkovic e Javier Bonet.
Foi-lhe atribuída uma bolsa de mérito pelo Instituto Politécnico de Lisboa e foi bolseiro da Fundação Calouste de Gulbenkian.
É membro da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e já se apresentou com as principais orquestras portuguesas e ainda com a Orquestra Sinfónica de Barcelona e Nacional da Catalunha, Orquestra Sinfónica da Galiza e Orquestra de Câmara Reina Sofia.
Foi premiado com o 1.º prémio no Concurso Internacional Philip Farkas (Finlândia, 2002) e apresentou-se como artista convidado nos 36.º e 46.º Simpósios da IHS (Valência e Londres).
Da sua discografia destacam-se álbuns a solo Canções Lunares e Solo, a primeira gravação mundial da obra Jeanne d’Arc do compositor Alex Poelman, o projeto Miguel Torga – Retratos e Paisagens com a Camerata Senza Misura, e Trompas Lusas. José Bernardo Silva dedica-se ainda à estreia de obras contemporâneas e divulgação do repertório contemporâneo.

ANTÓNIO ROSA
Nasceu em Coimbra em 1977. Natural de Vestiaria (Alcobaça), estudou no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, Escola Profissional de Música de Almada e é licenciado pela ESMAE, na classe do Professor António Saiote, onde lhe foi atribuído o Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida (melhor aluno de cada instrumento em cada ano). Vencedor dos concursos Jovens Clarinetistas, Porto 2000, Marcos Romão dos Reis, Loures 2001, I.C.A., Estocolmo (Suécia) 2002 e Concurso Internacional de Clarinetes de Montroy, Valência (Espanha) 2003.
Membro fundador do Quarteto de Clarinetes do Porto, Horizontes Trio, Marchen Trio, é Solista da Orquestra Nacional do Porto desde janeiro de 2002 e no corrente ano letivo Professor de Clarinete na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto.
Lançou em janeiro de 2007 e março de 2012 os seus trabalhos discográficos – “Projeto XXI” e “Pontes de Vanguarda” – assente em obras de compositores Portugueses contemporâneos para Clarinete e Piano, com o pianista António Oliveira. Em outubro de 2007 obtiveram o prémio para o melhor grupo de Música de Câmara do Festival Internacional de Lleida, Espanha.
Participou com o Projecto XXI em vários espetáculos em Portugal e Espanha e também no Congresso Internacional de Clarinetes como em Vancouver 2007, Canadá, Kansas City 2008, EUA. Empreendedor por natureza, criou em 2008 o projeto “Tempos de Vanguarda”, um conjunto de atividades culturais ligadas à música e às artes em geral, dando especial ênfase à performance ao vivo com artistas de grande qualidade, aos projetos educativos e a criação regular de novas obras e desafios a vários autores da atualidade.
Mentor e Diretor Artístico do Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça”.

TOMÁS BARTÓK
Nasceu na cidade de Ózd, na Hungria, a 18 de Agosto. Em 1996 concluiu o grau de licenciatura na Academia de Música Ferenc Liszt, onde estudou com Emília Csánky.
Entre 1992 e 1994 foi membro da Orquestra da Ópera Nacional Húngara; no ano seguinte trabalhou com a Orquestra Sinfónica de Budapeste. Durante os doze anos seguintes foi primeiro oboé da Orquestra da Rádio Húngara, tendo colaborado com a Orquestra do Festival de Budapest, com a orquestra “Solistes Européens, Luxembourg (SEL)” e a RTÉ National Symphony Orchestra – Dublin.
Em 2003 ganhou o prémio “NIVO” de Rádio Nacional de Hungria. Desde 2007 é primeiro oboé associado na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Musica, tendo administrado masterclasses também.
Tocou em inúmeros concertos como solista e oboísta principal em várias salas de concerto, por exemplo Amsterdam Concertgebouw, Wiener Konzerthaus, Suntory Hall in Tokyo, Teatro Colón – Buenos Aires.
Participou na gravação de vários CDs, tanto para rádio como televisão, com variadíssimos artistas nomeadamente Zoltán Kocsis, Ádám Fischer, Tamás Vásáry, Éva Marton, Jose Cura, M.Rostropovich, Lamberto Gardelli, Rudolf Barshai, Jean-Bernard Pommier, Vadim Repin, Alex Klein.

O concerto

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