24 Abril 2016: Síntese – Grupo de Música Contemporânea
21h00 – Teatro Viriato.
Programa
…das Trevas
Ryo Noda (1948-)
Mai
Mark-Anthony Turnage (1960-)
Two elegies framing a shout
Elegy 1
Shout
Elegy 2
Roger Craig Vogel (1947-)
In Darkness
Gabriel Fauré (1845-1924)
Elegie
…à Liberdade
Fernando Lopes-Graça (1906-1994)
Mãe Pobre
(Canções Heróicas)
Fernando Lopes-Graça (1906-1994)
Antemanhã
Fernando Lopes-Graça (1906-1994)
– Ó Pastor que choras
– Canto de Paz
(Canções Heróicas)
José Afonso (1929-1987)
– Venham Mais Cinco
– Coro da Primavera
Arr: Amílcar Vasques Dias
Ficha Técnica
Saxofones: Carlos Canhoto
Soprano: Helena Neves
Piano: Natalia Riabova
O seu primeiro trabalho discográfico, “2010”, surgiu após um residência artística em Belgais, e integra algumas das obras encomendadas no âmbito dos ciclos de música contemporânea da Guarda realizados até 2010.
Mais recentemente, tem-se assumida como plataforma de edição discográfica na área da música contemporânea. Este ano conta com duas novas edições: o projeto Shout, para saxofone, piano e voz, e o Ensemble Síntese, num registo de obras estreadas nos festivais de 2011 a 2015. Outros projetos desenvolvidos incluem os “Concertos no património”, “Concertos de solistas e electrónica” e atividades pedagógicas, para 2016.
O Síntese GMC é uma estrutura apoiada pela Câmara Municipal da Guarda e pela Direção-Geral das Artes.
Biografias
CARLOS CANHOTO
Carlos Canhoto é doutor em Música (ramo de Performance) pela Universidade de Aveiro, tendo sido o primeiro saxofonista português a obter esta habilitação. Licenciou-se em Saxofone e Música de Câmara no Conservatoire National de Cergy-Pontoise, França, na classe do professor Jean-Yves Fourmeau, com a classificação de Médaille d’Or. Licenciou-se também em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Estudou ainda com o professor Vincent David (do Conservatório de Versailles) e frequentou masterclasses com Daniel Deffayet, Claude Delangle, René Découais e com o Quarteto Rascher.
Obteve o 1.º prémio por unanimidade e com felicitações no concurso U.F.A.M. em Paris, em 1995, na categoria Supérieur. Obteve o 1.º prémio no concurso Ile-de-France em música de câmara, em 1998. Obteve ainda o 2.º prémio no concurso Léopold Bellan, na categoria Excellence, em 1995. Em Paris fez parte dos quartetos de saxofones Silken Sax e Yann Lemarié, com os quais desenvolveu uma intensa atividade.
Apresentou-se como solista em Portugal, Alemanha, Bélgica e Eslovénia (14th World Saxophone Congress) e França (incluindo o 17th World Saxophone Congress, em Estrasburgo). Tem trabalhado com diversos compositores na criação de nova música, tendo feito a estreia absoluta de obras de compositores como Antonin Servière, Christopher Bochmann, Pedro Amaral, Amílcar Vasques Dias, António Chagas Rosa, José Carlos Sousa, Eduardo Patriarca, Sérgio Azevedo, Paulo Vaz de Carvalho, Duarte P. Dinis Silva, Helder Gonçalves, André Santos ou João Pedro Delgado. Fez também diversas estreias nacionais, que incluem obras relevantes como o Quartett op. 22 de Anton Webern ou as 9 Histoirettes de Jean Françaix. Tem dado especial importância à música de câmara para saxofone e outros instrumentos, integrando várias formações. É membro fundador do Síntese – Grupo de Música Contemporânea.
É professor no Conservatório de Música de S. José da Guarda, no Conservatório Regional de Castelo Branco e no Conservatório Regional de Música da Covilhã. É investigador integrado no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INETMD). É Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
NATALIA RIABOVA
Natalia Riabova estudou no Conservatório Estatal M. I. Glinka da cidade de Nijni Novgorod, Rússia. Participou como acompanhadora em várias Masterclass (em Portugal e no estrangeiro), ao lado de músicos como: Ivry Gitlis, Michael Collins, Carl Leister, Alex Klein, David Fruwirth, P. Markelo, Daniel Rowland, entre outros.
Participa como pianista acompanhadora em vários concursos (Prémio Jovens Músicos, Concurso do Estoril, Concurso Internacional da Covilhã, entre outros). Tem uma atividade muito profícua na área da música de câmara, apresentando-se regularmente também como solista. É Professora – Adjunta na Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco. É pianista acompanhadora na Escola Profissional de Artes da Covilhã. Colabora regularmente como pianista convidada com a Orquestra Gulbenkian.
HELENA NEVES
Mestre em Ensino de Música, na área de Canto, pela Univ. de Aveiro, em 2012. Mestre em Ciências Musicais, pela Univ. Nova de Lisboa, na área de Psicologia e Pedagogia Musical, em 2007. Licenciada em Teoria e Formação Musical pela Univ. de Aveiro, em 1999.
Participou em diversas gravações discográficas, como cantora e autora, das quais se destacam: “Fado Azul” (Ed. Ovação, do grupo de Jazz Trilhos), “O Menino Jesus” (pela Porto-Editora), “A Aldeia da Música” (pela Autor, tecnologias multimédia).
Estudou Canto com Maria Ana Fleming, Oliveira Lopes, António Salgado e Filipa Lã, tendo participado em masterclasses orientadas por Håkan Hagegård e Brian Gill, entre outros. No campo da Ciência Vocal participou em seminários orientadas por Johan Sundberg, Sten Ternström, Anders Friberg, Svante Granqvist, Camilla Romedahl, Frank Müller. Frequentou workshops realizados por Christine Ericsdotter, Margareta Thalén, Daniel Zangger Borch, Carolina Pérez Sanz, entre outros. Frequentou seminários orientados por Perry Cook, Albert Bregman, Edwin Gordon, Lori Custodero, Soili Perkio, Andrzej Rakowsky e Colwin Trevarthen.
É membro fundador do Trivium Trio, e do Síntese – Grupo de Música Contemporânea, formações com as quais tem realizado inúmeros concertos. Com o Síntese GMC realizou diversas estreias absolutas de compositores como Amílcar Vasques-Dias, C. Bochmann, Eduardo Patriarca, José Carlos Sousa, Francisco Monteiro, Paulo Vaz de Carvalho, Sérgio Azevedo, António Chagas Rosa, entre outros. Colabora regularmente com formações de música de câmara. É professora no Conservatório de Música da Guarda. É Presidente da Direção do Síntese Grupo de Música Contemporânea.
O concerto
Mais fotografias na nossa página do facebook, aqui.