13 Abril 2016: 1.ª parte: André Madeira; 2.ª parte: Quarteto de Acordeões de Viseu
21h00 – Escola Secundária Emídio Navarro
1.ª Parte
André Madeira
Programa
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Partita n.º 2 BWV 1004
Allemande
Courante
Sarabande
Gigue
Chaconne
Joaquin Rodrigo (1901-1999)
Invocation et Danse
Astor Piazzolla (1921-1992)
Las Quatro Estaciones Porteñas
(arr. de Sérgio Assad)
Otoño
Invierno
Primavera
Verano
Biografia
André Madeira
Iniciou os seus estudos musicais com Américo Fernandes e o estudo da guitarra clássica com Ragner Tovar. Frequentou o Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro, tendo como professor, Miguel Lelis. Ingressou depois no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro obtendo a Licenciatura em Música com Professor Paulo Vaz de Carvalho. No ano 2000 ingressou na Hochschule für Musik Köln (Alemanha) prosseguindo estudos de guitarra e de música de câmara sob a orientação de Roberto Aussel obtendo o “Diplom Intrumentalausbildung” em 2005. Estudou também, durante cinco anos nesta escola música contemporânea com o pianista Paulo Álvares, integrando o “Ensemble für Improvisation und Aleatorische Musik der Hochschule für Musik Köln”, apresentando-se em vários países europeus.
Em 2005, continua estudos pós-graduados com Odair Assad no Conservatoire Royal de Mons, École Supérieure des Arts (Bélgica), e posteriormente realiza o “Master en Guitare” com o mesmo guitarrista terminando com Distinção no ano de 2010. Obteve o título de mestre em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa.
André Madeira participou em cursos de guitarra com David Russell, Costas Cotsiolis, Roberto Aussel, Leo Brouwer, Eduardo Isaac, Robert Brightmore, Ricardo Gallen, Álvaro Pieri, Joaquin Clerch, Jozef Zsapka, Eduardo Baranzano, Carles Trepat, Pablo Marquez e Paulo Álvares. Durante o seu percurso artístico recebeu prémios em concursos internacionais de guitarra e realizou concertos em várias localidades de Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Bélgica, República de Montenegro, Brasil, Argentina, Chile, Bolívia e Perú. Apresentou-se também em canais televisivos dentro e fora do seu país e realizou três concertos para a rádio Antena 2.
André Madeira tem ministrado Masterclasses e sido júri em vários Festivais Internacionais de Guitarra Clássica. Pela sua contribuição à Guitarra Clássica, foi galardoado na sua região com o “Judeu de Ouro 2014” da ANATA e na Grécia com o “1st Honorable Award” do Volos Guitar Festival 2015.
Atualmente reside em Portugal sendo docente de guitarra no Instituto Universitário Jean Piaget de Viseu e no Conservatório de Música de Coimbra.
2.ª Parte
Quarteto de Acordeões de Viseu
Programa
Astor Piazzolla (1921-1992)
Otoño Porteño
Milonga del Angel
Invierno Porteño
El Penúltimo
Fracanapa
Biografia
O Quarteto de Acordeões de Viseu é uma formação de Música de Câmara constituída por professores do Conservatório de Música de Viseu: Abel Moura, Bruno Cabral, Nancy Brito e Nuno Silva.
No seu historial contam com os ensinamentos provenientes de cursos e masterclasses ministrados por especialistas consagrados (F. Lips, V. Semyonov, V. Zubitsky, Peter Soave, Vitorino Matono, Richard Galliano), com a experiência acumulada do trabalho realizado na docência das disciplinas de Música de Câmara, Pedagogia Específica, Literatura do Instrumento, Classe de Conjunto, Orquestra e Técnica do Instrumento na Universidade de Aveiro e em vários Conservatórios e Academias do país, com concertos realizados um pouco por todo o mundo como solistas e integrando conjuntos de câmara ou orquestras e com participações de grande mérito em concursos nacionais e internacionais com vários primeiros prémios atribuídos. O repertório do quarteto é variado e faz um percurso do Barroco ao Contemporâneo, com estilos e ambiências diversificadas.
O concerto
Mais fotografias na nossa página do facebook, aqui.