Haozhou Wang

08 Abril, 2025 às 19h00 (terça)
na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu


Entrada: 3€ • Adquirir bilhete
Maiores de 3 anos. Bilhete obrigatório.​

Haozhou Wang, pianista formado na Juilliard School, tem vindo a destacar-se em concursos e palcos internacionais, consolidando uma carreira de prestígio. O seu percurso combina técnica apurada com uma expressividade notável, fruto de anos de dedicação e estudo com mestres reconhecidos. Apresenta-se agora com um recital que percorre diferentes épocas e estilos, demonstrando a versatilidade do seu repertório.

O programa inclui a intensa “Fantasia” de Beethoven, o brilhante “Rondó” de Chopin e a atmosfera etérea do “Nocturno” de Debussy. Seguem-se a virtuosística “Dança da Morte” de Liszt e a “Sonata para piano n.º 3” de Beethoven, peça de grande fôlego e exigência técnica. Um concerto que promete evidenciar o talento e a musicalidade de um intérprete em ascensão.

O piano escolhido para este concerto é o piano artesanal Yamaha CFX.

Programa

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827)
Fantasia em Sol menor, Op. 77

FREDERIC CHOPIN (1810-1849)
Rondó em Mi bemol maior, Op. 16

CLAUDE DEBUSSY (1862-1918)
Nocturno em Ré bemol maior, L.82

FRANZ LISZT (1811-1886)
Dança da Morte, S.12

LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827)
Sonata para piano n.º 3 em Dó maior, Op. 2, n.º 3
I. Allegro con brio
II. Adagio
III. Scherzo: Allegro
IV. Allegro assai

Ficha Artística

Haozhou Wang – Piano

Biografia

HAOZHOU WANG
Haozhou Wang teve a enorme sorte de descobrir a sua ligação à música quando tinha apenas três anos de idade. Ao assistir a uma atuação de um amigo da família durante a celebração do Ano Novo Chinês, ficou instantaneamente hipnotizado pela beleza encantadora dos tons robustos que emanavam do piano e soube imediatamente que queria experimentar por si próprio.

À medida que crescia, a praticidade de ter aulas diárias durante horas a fio, enquanto os seus amigos estavam lá fora, afetou o seu interesse e começou a tornar-se uma tarefa árdua. Felizmente, acabou por ver um documentário sobre os talentos de renome e a pura determinação da pianista Heeah Lee, uma artista da Coreia do Sul que superou todas as adversidades para perseguir os seus sonhos, apesar de ter apenas quatro dedos e uma perna amputada. Foi o seu incrível exemplo de resistência e perseverança que renovou a motivação de Haozhou e o inspirou a praticar mais do que nunca, a redescobrir a sua paixão e a encontrar a sua verdadeira voz através da arte do piano. De facto, desde que viu a notável viagem de Heeah Lee a transformar os seus sonhos na sua realidade diária, a sua dedicação à arte e à realização dos seus objetivos nunca mais vacilou.

Com uma perspetiva renovada, Haozhou aproveitou o dom do seu talento inato, desenvolvendo um nível impressionante de técnica que melhorou a sua capacidade natural de comunicar através das teclas de marfim. Mantendo simultaneamente uma agenda muito preenchida de atuações em recitais e festivais, ao mesmo tempo que mantinha os seus estudos académicos, Haozhou não estava apenas imerso nas artes – estava a prosperar dentro delas. De 2011 em diante, acumulou uma quantidade impressionante de prémios e elogios que se estendem desde a sua casa original na China, até ao tempo que passou na Juilliard School em Nova Iorque, e atuações em que teve a honra de participar em todo o mundo em lugares incríveis como França, Itália e Portugal. Ao longo de uma educação que se alargou ao longo de dezanove anos, Haozhou teve a honra e o privilégio de tocar em locais lendários como Alice Tully Hall, Salle Cortot Concert Hall, Merkin Concert Hall, National Centre for the Performing Arts na China, e muitos mais. Enquanto prosseguia o seu Mestrado em Música na Juilliard School, foi abençoado por estudar com muitos dos mais estimados professores e reconhecidos ícones de classe mundial que trabalham atualmente no ramo, como Matti Raekallio, Susan Starr, Ignat Solzhenitsyn, Gary Graffman (que ensinou Lang Lang) e o seu dedicado mentor, Robert McDonald.

Um testemunho genuíno do que pode ser alcançado através do trabalho árduo e do empenho no ofício, a excelência expressionista de Haozhou é o resultado de uma vida inteira dedicada a aperfeiçoar os seus talentos. Observá-lo a tocar piano é experimentar como a música flui através da essência da nossa humanidade partilhada e ouvir como é sentida autenticamente em cada fibra do nosso ADN. Ele é incansavelmente inspirado pela forma como a música nos pode mover de várias maneiras, desde a alegria de tocar ao vivo, até à capacidade emocionalmente fortalecedora que tem de ajudar a curar a mente, o corpo e a alma de todos os que a ouvem. Um orgulhoso e perpétuo estudante das artes que continua a acreditar que há sempre outro nível que pode ser alcançado, Haozhou abraça todas as oportunidades de aprender e partilhar a sua música com audiências de todo o mundo, tanto ao vivo em pessoa como através de canais de redes sociais. À medida que continua a destacar-se com o seu ofício e a estabelecer o seu nome ainda mais no reino da música clássica, tornou-se também um professor de grande consideração por direito próprio, com todos os seus alunos a serem aceites em escolas de prestígio como a Manhattan School of Music’s Precollege Division, e a sua própria alma mater na The Juilliard School Precollege Division em Nova Iorque. Orgulhoso de inspirar um mundo repleto de conhecedores de música, uma nota de cada vez, Haozhou nasceu verdadeiramente destinado a tocar piano e a tirar o máximo partido de cada momento.

O concerto