Duo Sobral

17 Abril, 2025 às 21h00 (quinta)
no Museu Nacional Grão Vasco


Entrada: 3€ • Adquirir bilhete
Maiores de 3 anos. Bilhete obrigatório.​

O Duo Sobral, formado por Paula e Rúben Sobral, mãe e filho, apresenta um programa que une tradição e modernidade em torno da guitarra clássica. Com uma cumplicidade natural e uma sólida formação académica, o duo propõe uma viagem musical que atravessa séculos e estilos, com um olhar especial sobre o repertório português e brasileiro.

O concerto inicia-se com duas peças de Sérgio Assad, “Remembrance” e “Farewell”, que evocam emoções subtis e envolventes. Seguem-se transcrições de obras barrocas de Frei Jacinto do Sacramento e Carlos Seixas, adaptadas para guitarra por Paula Sobral e Manuel Tavares. O programa encerra com “Don Quijote”, de José Carlos Sousa, uma peça contemporânea inspirada na icónica personagem literária. Um recital que celebra a versatilidade da guitarra e a riqueza do património musical em língua portuguesa.

Programa

SÉRGIO ASSAD (1952)
– Remembrance
– Farewell

FREI JACINTO DO SACRAMENTO (1712-?)
– Toccata (Transcrição de Paula Sobral)
– Sonata em Ré menor (Transcrição de Paula Sobral)

CARLOS SEIXAS (1704-1742)
– Sonata n.º 5 (Transcrição de Paula Sobral)
– Sonata n.º 3 (Transcrição de Paula Sobral)
– Sonata n.º 1 (Transcrição de Manuel Tavares)

JOSÉ CARLOS SOUSA (1972)
– Don Quijote

Ficha Artística

Paula Sobral – Guitarra
Rúben Sobral – Guitarra

Mecenas


Biografias

DUO SOBRAL
Formado pelos guitarristas Paula e Rúben Sobral, este duo tem a cumplicidade natural que existe entre mãe e filho, representando duas gerações de guitarristas formados na Universidade de Aveiro.

Apresentam um concerto onde a língua portuguesa é o elemento agregador de compositores e estilos tão distintos como Sérgio Assad, José Carlos Sousa, Carlos Seixas e Frei Jacinto do Sacramento. Do seu repertório sobressaem as composições recentes de música portuguesa e brasileira, originais para esta formação, mas também as transcrições, feitas pelos próprios, do repertório barroco português escrito para cravo.

PAULA SOBRAL
Paula Sobral conclui a Licenciatura em Ensino da Música na área de Guitarra Clássica com Paulo Vaz de Carvalho e o Mestrado em Música de Câmara com Paulo Vaz de Carvalho, Helena Marinho, Fausto Neves e Odair Assad. Desde 1999 até 2014, conjuntamente com José Carlos Sousa, foi diretora artística do Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica de Sernancelhe, evento pioneiro no país. Desde 2015 é diretora artística do Concurso Internacional de Guitarra de Viseu.

Tem sido convidada regularmente a participar em júris de concursos nacionais e internacionais de guitarra.
A sua atividade artística marca-se pela atuação em música de câmara com o duo de guitarras Concentus Duo, octeto de guitarras Acord’Ensemble, orquestra Guitarrafona, e Quarteto de Guitarras de Viseu 4GV, e, mais recentemente, com o Duo Sobral formado entre mãe e filho.

RÚBEN SOBRAL
Rúben Sobral iniciou os seus estudos no Conservatório de Viseu com o professor André Cardoso e posteriormente com Paula Sobral. Durante o seu percurso em Viseu concorreu 7 vezes no concurso interno de instrumentistas o qual ganhou 4 vezes.

Entre os anos 2016-2020 fez masterclasses com Jerémy Jouve; Zoltan Katona; Roberto Aussel; Ricardo Gallen; Pedro Rodrigues; Sérgio Assad; Odair Assad; Françoise Emmanuelle Denis; Dejan Ivanovic; Francisco Bernier, um workshop com Yamandú Costa e um estágio com Leo Brouwer.
Fez parte do ensemble de guitarras ‘Guitarrofonia’ dirigida por Rogério Peixinho.

No ano de 2018 ingressa na licenciatura em música da universidade de Aveiro, onde estudou com o professor Pedro Rodrigues.
Atualmente, encontra-se a frequentar o segundo ano de Mestrado em Ensino de Música em Aveiro com o mesmo professor.

O concerto