Yadaïn

5 Abril, 2023 pelas 21h00 (quarta)
no Teatro Viriato


Entrada: 2.5€ • Adquirir bilhete
Maiores de 3 anos. Bilhete obrigatório.​

Yadaïn é uma palavra que, quer em hebreu, quer em árabe, significa «as duas mãos».
São as mãos do pianista sobre o teclado, mas também mão que se estendem uma à outra.

Este projeto exprime-se através de um teclado partilhado e ultrapassa um objetivo estritamente musical. Na verdade, Joseph Birnbaum e Dina Bensaïd, ele de cultura judaica, ela de cultura muçulmana, encontraram-se quando estudavam no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, onde desenvolveram uma amizade e uma verdadeira afinidade musical. Embora as suas respetivas religiões estejam por vezes em desacordo, eles desejam, pela sua parte, transmitir uma mensagem de escuta, de diálogo e de respeito. Ao partilharem o mesmo palco, pretendem destacar os pontos comuns de duas culturas semelhantes.
Uma cumplicidade musical pode dizer mais do que longos discursos.

Programa

G. GERSHWIN (1898-1937)
Rhapsody in Blue

S. BARBER (1910-1981)
Souvenirs
Waltz
Pas de deux
Two-step
Hesitation Tango
Galop

A. DVOŘÁK (1841-1904)
Sinfonia do Novo Mundo
Adagio, Allegro molo
Largo
Allegro con fuoco

Ficha Artística

Joseph Birnbaum - Piano
Dina Bensaïd - Piano

Mecenas: Caixa Agrícola


Biografias

JOSEPH BIRNBAUM
Joseph Birnbaum é um pianista, vocalista e maestro. As suas atividades recentes levaram-no a algumas das principais salas de concertos do mundo e incluem a completa Clavier Well-Tempered de J.S. Bach, apresentada em recital; produções na Opéra Comique e na Opéra Bastille; colaborações com o Collegium Vocale de Gent e o seu maestro Phillips Herreweghe; e concertos com a Orchestre de Chambre de Paris, no Théâtre des Champs-Elysées e na Philharmonie de Paris.
Estudou no CNSM de Paris, do qual se formou em piano (na classe de Frank Braley), direção de voz, direção orquestral e acompanhamento vocal. Também estudou com Rena Shereshevskaya e beneficiou dos conselhos de outros músicos prestigiados, tais como Anne Le Bozec, Jean-Frédéric Neuburger, Jacques Rouvier, Jean-Claude Pennetier e Itamar Golan.
É apaixonado pela música de câmara em todas as suas formas, executando o repertório Lied com os seus amigos e parceiros vocais, e o repertório Sonata com vários instrumentistas; publicou um disco dedicado à música francesa com o violoncelista Armance Quéro (“Jeux à la française”, na editora Etcetera Records).

DINA BENSAÏD
Dina Bensaïd fez a sua estreia a solo com a Orquestra Filarmónica Marroquina em 2003.
Em Setembro de 2015, fez a sua estreia em Londres com a Orquestra de Câmara Inglesa. Fez recitais na Salle Cortot em França, assim como em Itália, Espanha e Canadá, e como solista na Filarmónica de Paris. Tem colaborado com artistas como Jean-Claude Casadesus, Faycal Karoui, Marc Coppey, David Guerrier, Abdel Rahman El Bacha, Frank Braley e Emmanuelle Bertrand.
Em 2015, interpretou o Concerto para Piano nº 2 em Dó menor de Rachmaninov, op. 18, no concerto inaugural da Orquestra Filarmónica do Magrebe sob a batuta de Faycal Karoui, e apareceu como solista com a Orchestre Pasdeloup sob a batuta da maestrina Marzena Diakun.
Dina fundou o Duo de Piano Yadaïn para promover uma mensagem de diálogo e respeito entre as culturas judaica e muçulmana. Ansiosa por derrubar o muro entre o palco e o público, Dina faz dos seus concertos um momento de convívio, troca e partilha, apresentando ela própria os seus recitais. Esta preocupação em renovar as formas clássicas de concertos levou-a a criar o Concerto à la carte, durante o qual o público participa plenamente no espectáculo.
Nascida em Rabat (Marrocos), Dina Bensaïd iniciou os seus estudos de piano aos 4 anos de idade em Casablanca. Incentivada por Jacques Rouvier, Dina mudou-se para Paris, onde estudou no Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris na classe de piano de Georges Pludermarcher e Claire Désert, depois com Franck Braley e Haruko Ueda.
Durante as masterclasses, foi aconselhada por Pascal Devoyon, Dominique Merlet e Dimitri Bashkirov. Também estudou condução com Nicolas Brochot. Dina Bensaïd recebeu os Primeiros Prémios em numerosos concursos internacionais, e é a primeira marroquina a ser selecionada para participar no Concurso de Música Rainha Elisabeth da Bélgica.
Desde 2016, Dina é apoiada pela ADAMI e pela Fondation Safran pour la culture, é Diretora Artística do Festival Printemps Musical des Alizés e Diretora Geral da Fondation Ténor pour la Culture.

O concerto