Sinistra: Peças de piano para a mão esquerda com André Roque Cardoso

27 Outubro, 2023 pelas 19h00 (sexta)
no Auditório do Conservatório de Música de Viseu


Entrada gratuita • Sem reserva
Sujeito a lotação da sala​

Neste projeto o pianista André Cardoso é convidado a realizar uma residência artística em Viseu, para a apresentação ao público de peças para piano para a mão esquerda com música eletrónica e peças só para piano executadas com a mão esquerda. Em 2022 André Cardoso fez o lançamento do seu CD Adestro, com música de compositores de diferentes gerações como Eduardo Patriarca, António Chagas Rosa, António Vitorino de Almeida, José Carlos Sousa e Fábio Videira.
Segundo André Cardoso, “o que deveria ter sido um mero relance de curiosidade tornou-se fascínio e deslumbramento com a escuta do piano reinventado… ao ausentar-se a mão direita, cada compositor da conjura engenhosamente fez técnica, proporcionando experiências de escuta distintas, com a evocação de memórias, jogos de sombras, homenagens e quânticas meditações.”

Programa

SÉRGIO AZEVEDO
Cinco peças para a mão esquerda

SÉRGIO AZEVEDO
Pequena Suite para a mão esquerda

ANTÓNIO VICTORINO D’ALMEIDA
Estudo Sinfónico

VASCO NEGREIROS
…para a mão esquerda

ÓSCAR DA SILVA
Prelúdio nº1

VIANA DA MOTTA
Resignação op. 39

EDUARDO PATRIARCA
Tanka

JOSÉ CARLOS SOUSA
Sinistram Umbra

Ficha Artística

André Roque Cardoso – Piano


Biografia

ANDRÉ ROQUE CARDOSO
André Roque Cardoso iniciou os estudos no Conservatório Regional de Música de Viseu “Dr. Azeredo Perdigão”, com a Professora Rosgard Lingardsson. Concluiu a Licenciatura em Ensino da Música (Piano) em 2005 pela Universidade de Aveiro, onde estudou com Vitali Dotsenko (piano) e António Chagas Rosa (Música de Câmara). Entre 2005 e 2011 integra as classes de piano de Guigla Katsarava e de música de câmara de Nina Patarcec na Ecole Normale de Musique de Paris, onde obtém o Diplôme d’Exécution, o Diplôme Supérieur d’Exécution, o Diplôme Supérieur de Concertiste e o Certificat de Perfectionnement. Durante este período apresenta-se em recitais enquanto solista e membro de diferentes formações de música de câmara, frequenta masterclasses de piano, cursos de verão e concursos de piano, obtendo o primeiro prémio no «Concours International dans le cadre de “Guigla Katsarava Master-class”», o segundo prémio no «1º Concurso Internacional de Piano “Helena Sá e Costa» e, no mesmo concurso, o Prémio Especial Luiz Costa. Entre 2010 e 2017, apresentou-se pela primeira vez com orquestra enquanto solista com repertório barroco, clássico, romântico e moderno; colaborou com o ensemble de música contemporânea Síntese; apresentou-se a solo e em música de câmara em festivais na Eslovénia, França, Moldávia e Portugal; organizou atividades, concertos e festivais, nomeadamente as quatro edições do festival “As Lições dos Jovens Mestres – Youngclasses”; e foi docente em vários conservatórios e academias de música em Portugal. Entre 2015 e 2018 concluiu as unidades curriculares do Curso de Formação Avançada do Programa Doutoral em Música iniciando a atividade de investigação académica na área do repertório pianístico português para a mão esquerda. Neste contexto, foi editor de partituras na AvA musical Editions; e apresentou a estreia mundial de peças portuguesas para a mão esquerda, nomeadamente de obras encomendadas pelo Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, entre as quais se contam as duas primeiras obras para piano (mão esquerda) e eletrónica. Enquanto pedagogo ministra regularmente masterclasses de piano e é atualmente professor na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. Em 2022, lançou Cd “Adestro”, dedicado à música portuguesa para piano para a mão esquerda, e frequenta o 3º ano do programa doutoral da Universidade de Aveiro (Performance).

O concerto