Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins

02 Abril, 2024 pelas 21h00 (terça)
no Teatro Viriato


Entrada: 5€ • Adquirir bilhete
Maiores de 3 anos. Bilhete obrigatório.​

Neste concerto, a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, sob a direção do Maestro Titular Hélder Magalhães e com a direção artística de António Vieira, apresenta um programa diversificado que realça a versatilidade da guitarra e do bandolim. A performance conta com a participação especial do guitarrista Pedro Rodrigues, cujo talento é reconhecido internacionalmente. O repertório abrange obras como as “Canções do Outro Lado da Rua” de Fernando C. Lapa até “La Légende de Ulysses” de Francesco Civitareale, passando pela “Tanz Suite nº 2” de Takashi Kubota e “Il Sogno del Pesciolino” de Eduardo Angulo, oferecendo ao público uma rica tapeçaria sonora que explora diferentes estilos e épocas.

Este evento é uma celebração da inovação musical, marcada pela colaboração entre músicos de renome e a apresentação de obras que refletem a contemporaneidade e a tradição na composição para guitarra e bandolim.

Programa

FERNANDO C. LAPA (1950)
Canções do outro lado da rua

FRANCESCO CIVITAREALE (1959)
La Légende de Ulysses

EDUARDO ANGULO (1954)
Il Sogno del Pesciolino
I. Allegro assai
II. Largo
III. Allegro vivace

TAKASHI KUBOTA (1942)
Tanz Suite nº 2

Ficha Artística

Hélder Magalhães – Maestro Titular
Pedro Rodrigues – Guitarra
António Vieira – Direção Artística

ORQUESTRA PORTUGUESA DE
GUITARRAS E BANDOLINS

BANDOLINS 1
António Vieira
Hugo Melo
Juliana Negrão
Samuel Monteiro *
Chiara Bertagna *

BANDOLINS 2
Patrícia Raquel
Pedro Gonçalves
Adriano Campinho
Duarte Monteiro *

BANDOLAS
Davide Rodrigues –
José Leal
Nelson Silva
Jorge Costa

GUITARRAS 1
Cesar Pinto
João Varão
Ricardo Abreu

GUITARRAS 2
Tiago Cassola
Paulo Ramos
Carlos Fernandes

CONTRABAIXO
João Francisco
Miguel Almeida *

PERCUSSÃO
Rui Pereira *

* Músicos convidados

Biografias

HÉLDER MAGALHÃES
Iniciou a sua formação académica no Conservatório de Música do Porto, onde estudou Percussão e Trompete. Prosseguiu os estudos na Escola Profissional de Música do Porto, tendo concluído o Curso Complementar de Instrumento de Sopro – Trompete, na classe do professor Rui Brito. Concluiu a sua licenciatura na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE), do Instituto Politécnico do Porto, onde se diplomou na classe do professor Kevin Wauldron. Realizou, na área do ensino, duas profissionalizações, em serviço, na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo e Universidade Aberta (Ensino Artístico – Trompete e Classes de Conjunto).
Realizou diversos cursos de direção e cursos de aperfeiçoamento (Masterclasses) do instrumento – Trompete com maestros e professores distintos, do panorama nacional e estrangeiro.
Fez parte da Orquestra Portuguesa das Escolas de Música, da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários e da Orquestra Clássica Bracara Augusta. Foi músico convidado de várias orquestras nacionais, nomeadamente, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra de Câmara de Pedroso, entre outras.
Foi diretor artístico e maestro do Grupo Coral de Esmoriz, da Tuna Musical de S. Paio de Oleiros, maestro da Banda Musical Leverense, Vila Nova de Gaia (2000 – 2007), Banda Musical de S. Martinho da Gandra, Ponte de Lima (2007 – 2018), Banda Marcial da Foz do Douro – Filarmónica do Porto, Porto (2019 – 2022) e do Orfeão de Rio Tinto, Gondomar (1996 – 2022)
É membro fundador do Grupo de Metais Gaudette, formação que integra desde a respetiva fundação e foi trompetista da Big Band Corleone. Exerceu funções de trompetista e chefe de naipe na Orquestra Sinfonietta, no Porto. Dirigiu esta mesma orquestra, em diversos concertos, como maestro convidado, assim como a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins e a Douru’s Orquestra.
Foi professor convidado a orientar o naipe de Trompetes, em estágios da Orquestra Nacional de Jovens (ONJ).
Orientou o naipe de Trompetes e Sopros de metal do GESTOS – estágio de orquestra sinfónica, ao longo das quatro edições.
Foi o maestro convidado a dirigir o II estágio da Orquestra Jovem Portuguesa de Plectro, que se realizou na cidade de Lamego, em 2023 (OJPlectro).
Como professor de instrumento – Trompete, lecionou em várias escolas do ensino artístico.
É diretor artístico e maestro do Orfeão Portuscale do Banco BPI e do Orfeão de Ermesinde da Associação Académica e Cultural de Ermesinde.
Leciona a disciplina de instrumento – Trompete e Classe de Conjunto, na Escola de Música Óscar da Silva – Matosinhos e na Artâmega – Conservatório de Artes do Marco de Canaveses, onde também exerce funções de Diretor Pedagógico e Coordenador das Áreas de Sopros e Percussão.
Assumiu o cargo de maestro titular da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins em 2018, com quem tem realizado inúmeros concertos não só em Portugal como por toda a Europa, tendo o privilégio de dirigir alguns dos mais prestigiados solistas nacionais e internacionais.
É, desde outubro de 2022, maestro da Banda Musical São Vicente de Alfena, Valongo.

PEDRO RODRIGUES
“O trabalho de guitarra de Rodrigues é simplesmente extraordinário!” – Classical Guitar Magazine
Vencedor do Artists International Auditions (Nova Iorque), Concorso Sor (Roma), Prémio Jovens Músicos e premiado nos concursos de Salieri-Zinetti, Paris, Montélimar, Valencia, Sernancelhe entre outros, Pedro Rodrigues iniciou o seu percurso musical aos 5 anos de idade, tendo estudado com José Mesquita Lopes na Escola de Música do Orfeão de Leiria onde terminou os estudos com a classificação máxima como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Posteriormente estuda com Alberto Ponce na École Normale de Musique de Paris onde recebe os Diplomas Superiores de Concertista em Música de Câmara e Guitarra, este último com a classificação máxima, unanimidade e felicitações do júri. Participou em masterclasses com David Russell, Leo Brouwer, Joaquin Clerch e Darko Petrinjiak.
Sob a orientação de Paulo Vaz de Carvalho e Alberto Ponce concluiu em 2011 o Doutoramento na Universidade de Aveiro como bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Apresentou-se a solo em salas reconhecidas internacionalmente como o Weill Hall do Carnegie Hall de Nova Iorque, a Salle Cortot de Paris, National Concert Hall de Taipei, Ateneo de Madrid, Sala Manuel de Falla de Madrid, Endler Hall de Cape Town, India International Centre de New Delhi, Sala Raúl Juliá de San Juan, Centro Cultural de Belém, Casa da Música, o Grande Auditório da Fundação Gulbenkian e os festivais de Mikulov, Paris, Santo Tirso, Música Viva, Sernancelhe, Caruso Festival, Miguel Llobet, Forfest Kromeriz, Vital Medeiros entre outros. Estreou mais de 60 obras dos mais importantes compositores portugueses como João Pedro Oliveira, Cândido Lima, Isabel Soveral, Sara Carvalho, Sérgio Azevedo, José Luís Ferreira, António Sousa Dias, Carlos Caires entre outros. Muitas destas obras foram-lhe dedicadas.
Fez gravações para RTP, RDP, RTM, SABC, Cesky Rozhlas, WIPR e gravou discos com as editoras Numérica, Nuova Venezia, Portugaler, Slovartmusic, DME, e JNS Music e foi solista com a Orquestra Gulbenkian, Filarmonia das Beiras, Orquestra do Algarve, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras entre outras. É igualmente convidado com regularidade para leccionar masterclasses em conservatórios e universidades na Europa, América do Norte e Sul, África e Ásia. As suas transcrições e edições estão editadas pela Mel Bay Publications, Bergmann Editions, AVA Editions e Notação XXI. Como investigador, proferiu conferências nos Estados Unidos da América, Inglaterra, Brasil e Portugal e os seus artigos foram publicados em revistas como Soundboard Scholar (EUA) e Vortex (Brasil). Recentemente criou e apresentou o programa “Seis Cordas Para Um País” transmitido na Antena 2 e publicou os livros “O jogo das seis cordas” (Notação XXI) e “The Breathing Hand” (Bergmann Edition). Presentemente é Investigador Integrado do INET-md e Professor Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro sendo diretor do curso de Mestrado em Música e, desde 2019, o diretor artístico dos Festivais de Outono da Universidade de Aveiro.

ORQUESTRA PORTUGUESA DE GUITARRAS E BANDOLINS
A Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB), foi fundada em 2007 e, desde então, realizou mais de uma centena de concertos não só em Portugal, continente e ilhas, mas também marcou presença frequente em festivais de música clássica em Espanha, França, Holanda, Bélgica, Luxemburgo e Alemanha.
Desenvolve todos os anos uma temporada regular de concertos no Município de Gondomar e percorre toda a geografia nacional, destacando-se os concertos com lotação esgotada no Museu Nacional da Música em Lisboa ou na Casa da Música no Porto. A sonoridade única e a qualidade dos seus concertos recebem frequentemente os maiores elogios do público.
É formada por 18 Músicos, diplomados e com alta formação instrumental e um Maestro titular.
Tem a sua residência em Gondomar com apoio da Câmara Municipal, que reconheceu na OPGB qualidade superior e mais-valia para o município e região.
Alguns melhores compositores nacionais europeus da atualidade têm vindo a compor e a dedicar obras em estreia à OPGB. Esta Orquestra tenho vindo a colaborar com grandes artistas, tais como as Vozes da Rádio, Sofia Escobar e muitos outros músicos e maestros premiados.

O concerto