Música Portuguesa para Guitarra: Obras de Fernando Lapa

14 Abril, 2023 pelas 21h00 (sexta)
no Museu Nacional Grão Vasco


Entrada: 2.5€ • Adquirir bilhete
Maiores de 3 anos. Bilhete obrigatório.​

Este projeto pretende contribuir para a divulgação da Música Contemporânea Portuguesa através da apresentação de um concerto comentado integralmente preenchido com obras do compositor Fernando Lapa.
Corresponde à necessidade de construção de espaços de compreensão da criação contemporânea portuguesa, permitindo que novas gerações de músicos, profissionais ou estudantes, e novos públicos, se acerquem das obras musicais como elementos interiores.
Fernando C. Lapa (Vila Real, 1950) fez os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto, onde concluiu o Curso Superior de Composição, na classe do prof. Cândido Lima. Nas últimas 3 décadas, criou perto de 300 obras que abrangem quase todos os géneros musicais: concerto, repertório sinfónico e coral-sinfónico, ópera, música de câmara, obras para instrumento solo, bandas sonoras para cinema e teatro; é um compositor cimeiro do panorama musical português.

Programa

F. LAPA (1950)
Itinerários c.a.7’
(Duo de Guitarras)
Hugo Simões, Francisco Berény

F. LAPA (1950)
Suite D’oiro c.a.10’
(Duo de Guitarras)
Rita Barbosa, Hugo Simões

F. LAPA (1950)
Plural VIII c.a.10’
(Violoncelo e Guitarra)
Tiago Azevedo e Silva, Francisco Berény

F. LAPA (1950)
Como se canta o fogo, o mar e o som dos barcos c.a.13’
(Trio de Guitarras)
Francisco Berény, Hugo Simões, Rita Barbosa

F. LAPA (1950)
Três ou quatro notas para Florbela c.a.6’30’’
(Flauta e Guitarra)
Monika Streitová, Hugo Simões

F. LAPA (1950)
Lamentos c.a.10’
(Soprano, Guitarra e Violoncelo)
Daniela Matos, Francisco Berény, Tiago Azevedo e Silva

Ficha Artística

Hugo Simões – Guitarra
Francisco Berény – Guitarra
Rita Barbosa – Guitarra
Tiago Azevedo e Silva- Violoncelo
Monika Streitová – Flauta
Daniela Matos – Soprano
Concerto comentado por Matilde Andrade



Biografias

HUGO SIMÕES
Licenciado em Ensino de Música (Pré́-Bolonha), área específica Guitarra, pela Universidade de Aveiro, sob a orientação dos professores Josep Zsapka e Paulo Vaz de Carvalho. Pós-graduado em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro e Administração Escolar pelo Instituto Superior de Educação e Trabalho do Porto. Possui uma vasta experiência como guitarrista e docente. Como guitarrista tem-se apresentado a solo e integrado diversas formações de música de câmara. Como solista, destacam-se as apresentações com a Orquestra Clássica do Centro (Teatro Municipal da Guarda) e com a Orquestra Filarmonia das Beiras no Festival Internacional de Guitarra de Sernancelhe; com a orquestra de guitarras Guitarrafonia no Festival Serralves em Festa e com a orquestra de Câmara do CMSJG, no IX Festival de Música da Beira Interior. Em formações de música de câmara, destacam-se as apresentações internacionais com o Octeto de Guitarras Acord’ensemble no Festival Internacional de Guitarra em Paris, com a orquestra de guitarras Guitarrafonia no Palácio da Fonseca na Universidade de Salamanca, no Festival Allegromosso em Itália e com os Fatum Ensemble (México) em digressão patrocinada pela DgArtes. Atualmente é professor de guitarra no Curso de Música Silva Monteiro e no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.

FRANCISCO BERÉNY
Francisco Berény Domingues nasceu no Porto e iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos. Frequentou o CMSM onde trabalhou com os professores Hugo Sanches, Paula Marques, Óscar Rodrigues e Pedro Rodrigues. Participou em vários recitais em Portugal, Espanha, França, Alemanha e Áustria, destacando-se a sua apresentação na Assembleia da República, na Câmara Municipal do Porto, no Palacete Viscondes Balsemão, no Festival Musicatos, no Festival 20.21 Évora Música Contemporânea, no Ciclo Novos Talentos no Rivoli, Festival de Guitar’Essone (França), Montjoie Musicale (Alemanha) e na 32 TMSR para a RTP Palco. Tem um duo com o pianista Álvaro Teixeira Lopes e com o violoncelista Tiago Azevedo e Silva. Em adição, Francisco conta já com obras dedicadas ao próprio pelos compositores Amílcar Vasques Dias, Diogo Novo Carvalho e Pedro Rodrigues. No contexto de Masterclasse contactou com: Dejan Ivannovich, Margarita Escarpa, Pedro Rodrigues, Judicael Perroy, Marco Tamayo, Michalis Kontaxakis, Hubert Kappel, Zoran Dukic, Laura Young, Ricardo Gallén, Joaquín Clerch e Marcin Dylla. Para além destas atividades Francisco participou em concursos onde obteve alguns prémios. Berény concluiu uma licenciatura em performance de guitarra na Universidade de Aveiro com o professor Pedro Rodrigues onde realiza neste momento o Mestrado em Ensino. Recentemente concluiu um Mestrado em Performance na classe da Professora Laura Young na Universidade Mozarteum em Salzburgo com a nota máxima.

RITA BARBOSA
Rita Barbosa iniciou os seus estudos musicais em 2001, na Academia de Música Valentim Moreira de Sá, em Guimarães, com o professor Ricardo Barceló. Em 2006 conclui o oitavo grau de Guitarra no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. No mesmo ano inicia o curso superior de guitarra clássica no Conservatório Superior de Música de Salamanca onde estudou com os professores Hugo Geller e Dimitri Van Halderen durante dois anos. Em 2009 frequentou o terceiro ano do Curso de Guitarra Clássica no Conservatório Superior de Música de Vigo tendo estudado com a professora Marguerita Escarpa e os professores José Luis Fernadez e Román Gonzalez. No ano 2011 conclui a Licenciatura em música – Guitarra Clássica na Universidade do Minho em Braga, sob a direção do professor Ricardo Barceló. No ano 2012 iniciou o Mestrado em Ensino de Música na mesma Universidade. Ao longo de todo este percurso realiza vários Workshops e master classes com diversos guitarristas a fim de aperfeiçoar a sua técnica e a sua capacidade interpretativa. Destacando-se Eduardo Baranzano, Gerardo Arriaga, Ricardo Gallen, Eros Roselli, Manolo Sanlucar, Jorge Cardoso, Daniel Navarro. Para além dos recitais de Guitarra a solo realizados, integrou vários e diversificados projetos como guitarrista tendo colaborado com a companhia de teatro – Comédias do Minho – na qualidade de criadora e interprete do teatro musical infantil – “Pé de vento” com apresentações no Vale do Minho e na Lapa do Lobo em Viseu.

MONIKA STREITOVÁ
Monika Streitová, flautista, investigadora do INET-MD e Professora Auxiliar Convidada de Universidade de Évora graduou-se na Academia de Música e Artes Dramáticas da Universidade de Bratislava, Eslováquia, onde completou em 2005 os seus estudos de doutoramento em Interpretação de Música Contemporânea. Em 2006 o seu CD “Luminiscence” recebeu a mais elevada menção por parte da crítica da Radio 2, República Checa. Tem trabalhado com R. Berger, J. Y. Bosseur, D. MacMouline, B. Schaffer, J. Guillou e J. P. Oliveira, entre outros. As obras destes compositores foram apresentadas em festivais internacionais mais importantes de música contemporânea. Além disso deu várias conferências nas universidades UNRIO (Rio de Janeiro), UNESP (São Paulo), New York University (Abu Dhabi), Escola Superior de Música de Lisboa, Universidade de Praga, Universidade de Ostrava e Universidade de Bratislava entre outras. O seu repertório inclui cerca de cento e quarenta estreias mundiais. Trabalhou também com as estações, BBC, ORF2 Viena e BRB Berlim. Gravou 6 CD a solo e 12 CD com vários grupos musicais. Tem-se apresentado quer em projetos a solo, quer em diversas formações, em vários países, destacando-se a Alemanha, Áustria, Emirates Árabes, França, Hungria, Japão, Holanda, Inglaterra, Polónia, Portugal, República Checa, Eslováquia, Suíça, Espanha e Brasil entre outros.

TIAGO AZEVEDO E SILVA
Nascido a 1999, José Tiago Azevedo e Silva iniciou os seus estudos musicais com o professor Ricardo Mota, na Academia de Música de Lisboa, onde estudou também com o professor Marco Pereira, até entrar na Escola Superior de Música e Arts do Espetáculo que completou a Licenciatura com o professor Filipe Quaresma no ano de 2020 com a nota máxima. No ano de 2019 participou como violoncelista nos festivais, “Cellofest.fi” em Helsínquia, Finlândia, e no “MusicWithMasters” em Pistoia, Itália. É, juntamente com Teresa Soares, Diretor Artístico do “Porto Cello Festival”. É presidente da associação de voluntariado “Sorrisos d’arte” refletindo a sua “(…) boa interação social e generosidade na partilha de ideias artísticas.” Neste momento, prossegue a sua formação na Luzern Musik Hochschule, na classe do professor Guido Schiefen, sendo bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. No âmbito de música de câmara, embarcou recentemente no Opus Duo com o guitarrista Francisco Berény, com o qual tem vindo a atuar em várias salas de espetáculo em Portugal e no estrangeiro, e é fundador do Ensemble Pessoa. Fora do panorama “clássico”, partilhou o palco com artistas de outros géneros musicais como o Fado, onde se destacam os concertos com a Gisela João, Carminho e Rui Vaz. É um dos membros fundadores do Duo Carlos Paredes. Em 2020 fundou a associação de voluntariado Sorrisos d’Arte.

DANIELA MATOS
Daniela Matos é licenciada em canto pela Universidade de Aveiro. Teve oportunidade de complementar a sua formação em canto os Professores Isabel Alcobia, José Lourenço, Nuno Dias e José Corvelo, João Lourenço, João Paulo Santos, Fernando Guimarães, Dmitry Batagov, Lia Serafini e Stephen Robertson e trabalhou com maestros como António Lourenço, Vasco Negreiros, Jose Viceiro, Julian Lombana, Ernst Schelle, Paul McCreesh, Brian MacKay e Alessandro Quarta, como solista e coralista. Participou em inúmeros projetos corais dentro e fora de Portugal com o coro Royal Voices Choir, coro VianaVocale, Coro Gulbenkian e em festivais de música coral como ‘La Via dei Concerti’, em Itália. Teve a oportunidade de participar em produções de ópera e teatro musical como em a ópera infantil ‘O Pequeno Limpa-Chaminés (The Little Sweep) de Benjamin Britten sob o personagem de Hugo (Hughie), na Ópera ‘Orfeu nos Infernos’ de Jacques Offenbach, organizada no âmbito do 16º Curso Internacional de Música Vocal da Universidade de Aveiro, no papel de Eurídice, a ópera ‘The Telephone’ de G.C. Menotti, como Lucy, interpretou o papel de Dorothy no musical ‘O Feiticeiro de OZ’ e participou no musical “A História da Pequena Sereia” no personagem de Harold. Trabalhou na gravação de 9 motetos do compositor barroco italiano Giovanni Giorgi, como solista e coralista, no âmbito do doutoramento de Cristiana Spadaro e na gravação de algumas obras polifónicas pertencentes ao Códice Polifónico de Arouca. Em colaboração com a Orquestra Filarmonia das Beiras, cantou como solista nas obras ‘Gloria’ do compositor J. F. Händel e Requiem de F. Delius.

MATILDE ANDRADE
Matilde Andrade (Guarda, 1997), licenciada em Ciências Musicais pela FCSH/UNL (2020) e mestranda em Ensino de Música – História da Música na Universidade de Aveiro. Frequentou a Licenciatura em Música – Piano na Escola Superior de Música de Lisboa, onde integrou o Trio Agitato e o Laboratório de Música Mista, entre outros. Nos últimos anos estreou diversas obras contemporâneas para música de câmara, ensemble e orquestra e tem abordado o trabalho artístico multidisciplinar como instrumentista/performer e como musicóloga. Exerce funções docentes desde 2018 e colabora, desde 2019, com a associação cultural Arte no Tempo.

O concerto