Música Acusmática com composições de José Carlos Sousa

30 Setembro, 2023 pelas 19h00 (sábado)
no Auditório do Conservatório de Música de Viseu


Entrada gratuita • Sem reserva
Sujeito a lotação da sala​

1. Mundi Ortus (A Criação do Mundo) – (Viseu, 2009)

A ideia da origem e criação do Mundo e tudo quanto nele existe, é algo absolutamente extasiante e extraordinário.
Quando um homem se detém a pensar na infinitude da natureza, suas plantas, animais, homem, na infinitude dos céus e da terra, sente-se, com certeza, infinitamente pequeno.
Não me parece muito razoável e racional o Homem pensar que o existente tenha evoluído do nada sem a acção de algo ou alguém que possa ter rascunhado, projectado, desenvolvido e executado A Criação do Mundo.
“Mundi Ortus”, está baseado na ideia do Mundo criado por Deus e utiliza o 1º capítulo de Génesis, 1º livro da Bíblia, como fonte de inspiração para a concepção e criação desta obra.
Génesis Capítulo 1
1 No princípio, criou Deus os céus e a terra. 2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o espírito de Deus se movia sobre a face das águas. 3 E disse Deus: Haja luz. E houve luz. 4 … e fez Deus a separação entre luz e as trevas. 6 E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas… 7 … e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão… 10 E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares… 16 E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
27 E criou Deus o homem à sua imagem…

2. Viagem (Aveiro, 2001)

Esta é a minha “viagem” por um universo constituído essencialmente por sons. Os sons com os quais eu já trabalhava como compositor e principalmente os sons que eu comecei a descobrir, misturar e inventar condicionado, claro está, pelas capacidades e limitações dos programas informáticos e computadores com os quais eu trabalhei.
A grande maioria dos sons que eu utilizei nesta peça, foram construídos à base de ondas sinusoidais em programas de síntese sonora. Foram também utilizados alguns sons de água gravados e trabalhados electronicamente.
A peça tem uma dinâmica intrínseca de movimento, de uma Viagem que atravessa vários mundos, transportando o ouvinte para diferentes ambientes sonoros sugestivos.
Esta obra foi trabalhada nos estúdios de Música Electroacústica da Universidade de Aveiro.

3. Sons do Oirótavresnoc (Viseu, 2023) (Estreia mundial)

Esta obra é uma homenagem que faço ao Conservatório de Música da minha cidade que, como a mim, tem ajudado a formar tantos músicos da região de Viseu.
A música e o Conservatório de Viseu, fazem parte da minha vida há cerca de 40 anos. Primeiro como aluno, mais tarde como professor e depois como diretor desta grande instituição cultural e de Ensino Artístico Especializado de música – o Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão.
O ponto de partida da obra Oirótavresnoc foi a vontade de fazer uma composição musical construída a partir dos sons do próprio edifício. Assim, pondo de parte os “sons musicais” de tantos instrumentos que se podem nele ouvir diariamente, captei os sons, naturais ou transformados em computador, do próprio edifício em si – sons de portas ou janelas, alarmes, máquinas, escadas, estantes, quadros, torneiras, interruptores, gavetas, cadeiras, portões, dando desta forma um carácter vivo e quase humano ao edifício que nos acolhe.
Oirótavresnoc é dedicada a todos os professores, funcionários e alunos que já passaram pelo nosso Conservatório.

Programa

JOSÉ CARLOS SOUSA
Mundi Ortus (A Criação do Mundo)
Viagem
Sons do Oirótavresnoc

Ficha Artística

Composição: José Carlos Sousa


Biografia

JOSÉ CARLOS SOUSA
José Carlos Almeida de Sousa nasceu em Viseu – Portugal, em 1972. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Música Dr. Azeredo Perdigão, na sua cidade natal onde concluiu o curso geral de composição em 1995.
Em 1996 prossegue os seus estudos na Universidade de Aveiro, onde concluiu a sua Licenciatura em Composição, no ano de 2000.
Estudou composição e música eletrónica com Evgueni Zoudilkin, João Pedro Oliveira e Isabel Soveral. Frequentou ainda vários seminários de composição e música eletrónica orientados pelos compositores; Jorge Antunes, Alain Sève, Tomás Henriques, Flo Menezes, François Bayle e Emmanuel Nunes.
Em junho de 2005 concluiu, na Universidade de Aveiro, um mestrado em música com especialização em composição, subordinado ao tema “O Timbre e as suas Metamorfoses no Processo Composicional da Música Electroacústica”.
Já lecionou na Universidade de Aveiro e no Instituto Piaget em Viseu.
Foi conjuntamente com Paula Sobral organizador e diretor artístico do Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica de Sernancelhe, até a sua 15ª edição.
Desde 2008 que organiza e é o Diretor Artístico do Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu.
Em 1995 ganhou o primeiro prémio do 1º concurso de composição do conservatório onde estudou, com a obra infantil para piano, “Almofada”.
No Concurso de Composição Eletroacústica “Música Viva 2000”, foi agraciado com uma Menção Honrosa.
Em abril de 2001 foi premiado com a sua obra “Viagem” no referido concurso, integrado na Porto 2001 Capital Europeia da Cultura.
As suas últimas obras, resultam da encomenda de várias instituições nacionais e internacionais e a sua música tem sido tocada em várias cidades portuguesas e em vários festivais de música: Festival Música Viva (Portugal), Primavera en La Habana (Cuba), Aveiro Síntese (Portugal), “33e Festival International des Musiques et Créations Electroniques” (Bourges – França), Concurso e Festival Internacional de Guitarra (Sernancelhe – Portugal), 14th World Saxophone Congress (Slovenia), “Guitarmania” – Festival Internacional de Guitarra Clássica (Almada – Portugal), Festival de Guitarra de Palência (Espanha), Festival Dias de Música Eletroacústica (Seia – Portugal), “Síntese” – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda (Portugal), Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso (Portugal), Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu (Portugal), 8e Festival International Guitar´Essonne – (Paris – França), Dias de Música Eletroacústica no Santa Cruz Air Race (Portugal), Festival de la Guitarra de Sevilla (Espanha), Tempo Reale Festival 2018 Florença (Itália), “Soundscape Music – 2019” em Corfu (Grécia).
Atualmente é professor de composição no Conservatório de Música de Viseu, exercendo também o cargo de Diretor Pedagógico do Conservatório desde 2004.

O concerto