Música Acusmática com composições de Ângela da Ponte
18 Novembro, 2023 pelas 19h00 (sábado)
no Auditório do Conservatório de Música de Viseu
Entrada gratuita • Sem reserva
Sujeito a lotação da sala
Programa
ÂNGELA DA PONTE
Paisagem sonora improvisada #1
Analogue Sessions 1.1
Vertigem
Ficha Artística
Composição: Ângela da Ponte
Paisagem sonora improvisada reúne em si um conjunto de sonoridades gravadas e geradas em tempo-real para constituir um ambiente sonoro fictício. É na sobreposição entre as gravações e a geração sonora improvisada que surgem situações interessantes e a possibilidade de criar paisagens alternativas. Esta é uma composição difundida e gerada em 8 canais em tempo-real.
Analogue Sessions 1.1 – ca. 10 min. (2023)
Música eletrónica, gerada pelo sintetizador Behringer Pro-1, “Analogue Sessions” foi composta originalmente para stereo, mas é difundida neste concerto para 8 canais. “Analogue Sessions” é constituída por 3 andamentos distintos, sendo a sessão “1.1” a segunda sessão de composição utilizando este sintetizador. São explorados sons comuns provenientes do instrumento, como o ruído, modulações várias através do uso de um Low Frequency Modulator (LFO) e numa montagem e utilização (auto-imposta) das técnicas base da música concreta como loop, reverb, time-stretch e desfasamento temporal, explorando assim os elementos estruturantes da música, como a sensação rítmica e a variação melódica.
Vertigem – ca. 12 min. (2023)
Obra encomendada pelo Festival Internacional da Primavera de Viseu, foi composta originalmente para 8 canais. “Vertigem” tem uma abordagem direta à forma como os sons estão dispostos espacialmente para proporcionar uma sensação vertiginosa e no limite entre o que pode ser considerado música e ruído. A obra poderá ser dividida em 4 secções onde o denominador comum é a utilização de diferentes técnicas de síntese granular que conduzem uma narrativa misteriosa até ao culminar dinâmico e denso que explora também a percepção de aceleração rítmica interna.
Biografia
ÂNGELA DA PONTE
Ângela da Ponte (1984/ Açores) é compositora, docente e investigadora, atualmente residente no Porto. Tem recebido inúmeras encomendas e tem sido interpretada por muitos ensembles, solistas e orquestras de prestígio, incluindo Smirnov Quartet (Basel Music Academy), Remix Ensemble Casa da Música (PT), Oregon Symphony (EUA), Vertixe Sonora (ES) e Ensemble New Babylon (DE).
O reconhecimento do seu trabalho inclui a atuação e estreias em vários festivais como, Festival Visiones Sonoras 2016 (MX), Audiokineza (PL), Kulturfabrik – 33,7 Festival (LU), Música Viva Festival 2022 (PT) e principais distinções incluem a nomeação para Jovem Compositor em Residência 2011 na Casa da Música (PT), a representação de Portugal na 67.ª Tribuna Internacional de Compositores (RS), Prémio Ibermúsicas – Composição e Estreia de Obra 2022 e obra selecionada no ISCM World Music Days 2023 em África do Sul.