Luísa Barriga e António Oliveira
16 Abril, 2024 pelas 21h00 (terça)
no Auditório da Escola S. Emídio Navarro
Entrada: 3€ • Adquirir bilhete
Maiores de 3 anos. Bilhete obrigatório.
Recital “500 anos Camões 1524-2024”
No recital “500 anos Camões 1524-2024”, celebramos o legado imortal de Luís de Camões através de um programa musical inspirado na sua obra, apresentado pela soprano Luísa Barriga e pelo pianista António Oliveira. A primeira parte do concerto é dedicada a composições de autores portugueses como Luís de Freitas Branco, Vianna da Motta e Fernando Lopes-Graça, que musicaram poemas de Camões, refletindo a sua influência eterna na cultura portuguesa. A segunda parte continua a homenagear o poeta com sonetos musicados por Rui Soares da Costa e Joly Braga Santos, entre outros, oferecendo uma fusão única de música clássica e literatura.
Luísa Barriga, reconhecida pela sua versatilidade vocal e interpretações emotivas, juntamente com António Oliveira, pianista de renome pela sua expressividade e técnica apurada, dão-nos uma noite que atravessa séculos de música inspirada na obra de Camões. Este recital não só celebra o quinto centenário do poeta, como destaca a rica tradição musical portuguesa e a sua capacidade de dialogar com a poesia camoniana.
Programa
LUÍS DE FREITAS BRANCO (1890-1955)
“O culto divinal”
“A formosura desta fresca serra”
VIANNA DA MOTTA (1868-1948)
“Verdes são as Hortas”
IVO CRUZ (1901-1985)
“Vida da minha alma”
JORGE CRONER DE VASCONCELLOS (1910-1974)
Três Redondilhas de Camões
“Descalça vai para a fonte”
“Pus meus olhos numa funda”
“Na fonte está Leonor”
FREDERICO DE FREITAS (1902-1980)
“Sete anos de Pastor”
FILIPE PIRES (1934-2015)
Redondilha
“Não sei se me engana Helena”
FERNANDO LOPES-GRAÇA (1906-1994)
Três Sonetos de Camões
“Sete anos de Pastor”
“Alma minha gentil”
“Oh! Como se me alonga”
JOLY BRAGA SANTOS (1924-1988)
“Num Bosque que de Ninfas habitava”
“O céu, a terra, o vento sossegado”
“Delgadas, águas claras do Mondego”
RUI SOARES DA COSTA (1958)
Sonetos
“Aqueles claros olhos que chorando”
“O céu, a terra, o vento sossegado”
“Aquela triste e leda madrugada”
“Correm turvas as águas deste rio”
“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”
Ficha Artística
Luísa Barriga – Soprano
António Oliveira – Piano
Biografias
LUÍSA BARRIGA
Natural de Lisboa, estudou Canto e Piano na Academia de Música de Santa Cecília com a Cantora Soprano Elsa Saque. Concluiu Licenciatura em Canto na Escola Superior de Música de Lisboa onde estudou com Helena Pina Manique e Luís Madureira. Finalizou Mestrados em Performance e Ensino da Música na Universidade de Aveiro sobre o intermezzo “Il Segreto di Susanna” (Wolf-Ferrari) que interpretou em estreia nacional (versão ensemble instrumental) e “Aferição de Repertório de Canto” com Susana Sardo, António Salgado e Filipa Lã. Foi Membro do Coro Gulbenkian. Realizou Masterclasses com Gundula Janowitz, Manuel Cid, Enza Ferrari, Dalton Balwin, Lorraine Nubar, Marc Tardue e Paulo Ferreira. Foi Membro do Estúdio de Ópera/ Casa da Música (1999/2006).
Cantou papéis nas Óperas L’Ivrogne Corrigé (Gluck), Rodelinda e Ottone (Haendel), As Bodas de Fígaro (Mozart), A Raposinha Matreira (Jánacék), Rigoletto (Verdi), Le Fifre enchantée (Offenbach), Candide (Bernstein), Midsummer’s Night Dream e Let’s make an opera/ The Little Sweep (Britten). Fez parte do elenco da Ópera “Guerras de Alecrim e Manjerona” (António José da Silva), com espetáculos pelo país, sendo gravada e transmitida na Antena 2. Participou na estreia moderna da Ópera “Amor de Perdição” (João Arroyo) em 2000. Realizou Recitais de Música de Câmara tendo estreado várias obras de compositores portugueses (Fernando Lobo, Pedro Faria Gomes, Telmo Marques) e estrangeiros (H. Birtwistle e David Chesky), gravados para a RTP, Porto Canal e Antena 2. Em Oratória interpretou Cantatas BWV 51 e 147 (J.S.Bach), “Lungi dall’idol mio” (A. Caldara), “Jesu meine Freude” (Buxtehude), Stabat Mater (Pergolesi), Missa em Sol M (Carlos Seixas), Gloria (Vivaldi), 9ª Sinfonia (Beethoven), Requiem (Gossec), Magnificat (John Rutter) e Requiem for the living (Dan Forrest).
Participou em Recital nos Festivais de Música de Aveiro, Caminha, Coimbra, Caldas da Rainha, Paços de Brandão, Viana do Castelo e Faro. Foi Narradora em Dracula (D. del Tredici), O Carnaval dos Animais (Saint-Saens), Christian Zeal and Activity (J. Adams), Philomela (James Dillon) e Fada Má/Verde em A Bela Adormecida (Respighi) com o Remix Ensemble. Gravou CDs “A Música de Junqueiro”, Ópera “Philomela” de James Dillon como Coro e no Livro CD “Beatriz, usa o nariz” para crianças sobre respiração e cuidados vocais.
Participou em concertos como solista em Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura. Canta regularmente como Membro do Coro Casa da Música. Foi premiada no Concurso Nacional de Canto Luiza Todi e no Concurso de Música de Interpretação do Estoril. Foi Docente de Canto e Coro do Conservatório de Música do Porto. Atualmente leciona Canto e Coro no PALLCº (Porto) e Escola de Música de Perosinho onde colabora em diversas iniciativas artísticas.
António Oliveira iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Obteve o bacharelato na classe da Prof. Sofia Lourenço na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto. Ao abrigo do programa Sócrates/Erasmus, estudou na Hochschule der Kunst de Berlim na classe do Prof. Laszlo Simon. Prosseguiu a sua formação na The Hartt School, University of Hartford, Connecticut, EUA, onde obteve o diploma “Master of Music” na classe do Prof. Luiz de Moura Castro com vinte valores. Complementou os seus estudos com Helena Sá e Costa, Jaime Mota, Pedro Burmester, Mikail Pethukov, Carla Giudici e Emanuel Ax. Recebeu uma Menção Honrosa no Concurso Maria Campina e foi finalista do Concurso “Emerson String Quartet Competition”.
Regressado a Portugal, ingressa através de provas públicas no Conservatório de Música do Porto onde é professor de piano e coordenador do departamento de teclas. Foi pianista do Estúdio de Ópera da Casa da Música do Porto.
A sua carreira levou-o a Espanha, França, Alemanha, Finlândia, Turquia, Canadá e Estados Unidos da América e apresentou-se em importantes salas e festivais do país como Temporada de Concertos do Conservatório Nacional, Festivais de Outono em Aveiro, Festival Cistermúsica, Festival de Música de Coimbra, Festival Eborae Musica, Festival de Música do Palácio da Bolsa, Encontros de Piano do Porto, Ciclo de Piano de Matosinhos, Centro Cultural de Belém, Casa da Música, Teatros Municipais de Bragança e Rivoli, Centro Cultural de Cascais. Gravou para a RTP e RDP Antena2.
Gravou dois CD’s de Música Portuguesa do século XXI com o clarinetista António Rosa. Este duo, Projecto XXI, recebeu o prémio para melhor grupo de música de Câmara do Festival Musiquem Lleida 2007. É membro fundador do PORTriO com o clarinetista Filipe Pereira e o violetista Hugo Diogo, tendo editado o seu primeiro CD em Outubro de 2013.
Foi jurado do CIMCA 2011 “Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça””, do Concurso do Conservatório Calouste Gulbenkian Braga 2010 e 2013, do Concurso Internacional de Piano de Santa Cecília 2019 e das Bolsas de Estudo Yamaha 2020.
Orientou Masterclasses de piano no Conservatório de Música de Vila do Conde, na Academia de Música de São João da Madeira, no Ateneu Comercial do Porto, no Festival IKFEM em Tui/Valença e no Instituto Gregoriano de Lisboa.
Estreou e gravou com o soprano Ana Barros as obras Cicuta e Sept Épigrammes de Platon do compositor António Chagas Rosa.
A sua discografia inclui três discos a solo: “Chopin & Liszt”, “Ravel & Janacék” e “Schumann & Rachmaninoff” que têm recebido elogios do público e da crítica. Sobre “Chopin & Liszt”, Rui Vieira Nery escreveu “Acabo de ouvir com enorme prazer este novo disco de um pianista do Porto, António Oliveira, que não conhecia, todo ele excelente, sobretudo nuns belíssimos “Sonetos de Petrarca” de Liszt que me fizeram parar de trabalhar e me prenderam a atenção do princípio ao fim. Vi pela biografia que foi aluno de Sofia Lourenço, de Luiz Moura Castro e de Laszlo Simon, e esta boa escola pianística é evidente, com uma sonoridade cheia e redonda, e um legato impressionante no desenho temático. Vale verdadeiramente a pena ouvir.” “Schumann & Rachmaninoff” foi galardoado com uma medalha de prata para Outstanding Achievement nos Global Music Awards, em dezembro de 2023.
Próximos compromissos incluem um recital na Chopin Society of Connecticut, na Associação António Fragoso, no Auditório Municipal de Gaia, no Festival da Costa do Estoril e Lisboa, entre outros.
Fez a estreia mundial do 1º Concerto para Piano e Orquestra do compositor Telmo Marques.
Gravou para a RTP o 2º Concerto para piano e orquestra de S. Rachmaninoff como convidado do programa “Música Maestro” apresentado pelo maestro Rui Massena.
Apresentou-se a solo com a Orquestra Clássica da Madeira, com a Orquestra do Norte, com a Orquestra Sinfónica da ESART e com a Fundação Orquestra Estúdio sob a direção dos Maestros Rui Massena, Sandor Gyudi e Miguel Graça Moura.
Concluiu o seu doutoramento em Ciências da Educação na Universidade Católica Portuguesa, com Summa cum Laude e 20 valores. Publicou vários artigos e capítulos em jornais e livros científicos.