Bruce Liu
19 Abril, 2024 pelas 21h00 (sexta)
no Politécnico de Viseu, Aula Magna
Entrada: 5€ • Adquirir bilhete
Maiores de 3 anos. Bilhete obrigatório.
Vencedor do 1º Prémio do Concurso Internacional de Piano de Viseu, em 2019, regressa agora a Viseu, com uma reputação absolutamente invejável após sua vitória no 18º Concurso Internacional de Piano Chopin em Varsóvia. O estatuto de “estrela de rock da música clássica” e o reconhecimento global que alcançou são refletidos numa temporada repleta de turnês internacionais com algumas das mais prestigiadas orquestras e maestros.
Para este concerto, o programa proposto explora a elegância clássica de Haydn e a intensidade emocional de Chopin, passando pelo virtuosismo contemporâneo de Kapustin, até às dinâmicas sonatas de Beethoven e Prokofiev. A primeira parte apresenta uma seleção que inclui a “Sonata em Si menor” de Haydn e a poderosa “Sonata nº 2” de Chopin, seguida pela inventividade de Kapustin em suas “Variações op. 41”. Após o intervalo, a audiência será convidada a explorar a “A Caça” de Beethoven e a tensa “Sonata nº 7” de Prokofiev, obras que prometem mostrar a amplitude técnica e expressiva de Liu.
Programa
JOSEPH HAYDN (1732-1809)
Sonata em Si menor, Hob. XVI:32
I. Allegro Moderato
II. Menuet
III. Presto
FRÉDÉRIC CHOPIN (1810-1849)
Sonata nº 2, op.35, em Sib menor
I. Grave-Doppio movimento
II. Scherzo
III. Marche funèbre
IV. Finale. Presto
NIKOLAI KAPUSTIN (1937-2020)
Variations op. 41
(Intervalo)
Sonata nº 18, op. 31-3, em Mib Maior, “A Caça”
I. Allegro
II. Scherzo. Allegretto vivace
III. Minuet. Moderato e grazioso
IV. Presto com fuoco
SERGEI PROKOFIEV (1891-1953)
Sonata nº 7, op. 83, em Sib Maior
I. Allegro inquieto
II. Andante caloroso
III. Precipitato
Ficha Artística
Bruce (Xiaoyu) Liu – Piano
Mecenas
Biografias
BRUCE (XIAOYU) LIU
Na publicação Resmusica, lê-se: «Nem sempre sabemos onde Bruce Liu nos leva, mas sentimo-nos compelidos a segui-lo»; já a Diapason escreve sobre Liu: «Um virtuosismo élfico».
Vencedor do 1º Prémio do 18º Chopin International Piano Competition em Varsóvia, Bruce Liu Chamou a atenção do mundo em 2021. A sua ascensão meteórica ao «estatuto de estrela-rock no mundo da música clássica» (Globe and Mail) e a “beleza de cortar a respiração do seu pianismo» (BBC Music Magazine) tornaram-no num dos mais procurados artistas dos nossos dias e asseguraram-lhe a reputação como um dos mais excitantes talentos da sua geração.
Bruce Liu estudou com Richard Raymond e Dan Thai Son. Nascido em Paris, de pais chineses, e educado em Montréal, a fenomenal veia artística de Liu foi formatada pela sua herança multicultural: o refinamento europeu, o dinamismo americano e a longa tradição da cultura chinesa.
Os destaques da temporada 2023/2024 de Bruce Liu, incluem turnés internacionais com a Tonhalle-Orchester Zurich e Paavo Järvi, a Philharmonia Orchestra e Santtu-Matias Rouvali, a Warsaw Philharmonic e Andrey Boreyco, bem como, num programa sem Direção, com a Müchener Kammerorchester. Além disso, fará a sua estreia com orquestras como a New York Philharmonic, a Finnish Radio Symphony, a Danish National Symphony, a Gothenburg Symphony e a Singapore Symphony. Trabalha regularmente com muitos dos mais famosos Maestros como Gustavo Gimeno, Yannick Nézet-Séguin, Gianandrea Noseda, Rafael Payare, Vasily Petrenko, Jukka-Pekka Saraste, Lahav Shani e Dalia Stasevska. Bruce Liu apresentou-se, igualmente, com as maiores orquestras mundiais, incluindo a Wiener Symphoniker, Accademia Nazionale di Santa Cecilia, Roterdam Philharmonic Orchestra, Los Angeles Philharmonic, San Francisco Symphony, The Philadelphia Orchestra, Orchestre Symphonique de Montréal e NHK Symphony Orchestra.
Em Recital, apareceu nas maiores salas de concerto como o Carnegie Hall, a Wiener Konzerthaus, a Bozar Bruxelas e a Tokyo Opera City, e, na presente temporada 2023/24, fez ou fará a sua estreia em Recital a solo na Concertgbouw de Amsterdão, na Phillarmonie de Paris, no Wigmore Hall de Londres, na Alte Oper de Frankfurt, na Kölner Philharmonie e no Chicago Symphony Center.
Regularmente convidado, desde 2022, pelo Rheingau Musik Festival, Liu voltará, no verão de 2024, a aparecer numa série de eventos de larga escala. Em anos recentes apresentou-se em La Roque-d’Anthéron, Verbier, Klavier Festival Ruhr, Edinburgh International, Gstaad Menuhin e Tanglewood Music Festivals.
Artista exclusivo da Deutsche Grammophon, o altamente esperado primeiro álbum de estúdio de Liu, «Waves» (duzentos anos de música francesa, incluindo Rameau, Ravel, Alkan), foi editado em Novembro de 2023. O seu primeiro álbum, que inclui as suas atuações vencedoras do Concurso Internacional Chopin de Varsóvia, recebeu aclamação internacional, incluindo «Escolha da Crítica», «Escolha do Editor» e «Melhor Álbum Clássico de 2021» do Gramophone Magazine.