27 Abril 2016: Quarteto Olisipo

19h00 – Solar do Vinho do Dão.

Programa

Joseph Haydn (1732 – 1809)
Quarteto em Sol Maior, Op. 77, no. 1
Allegro Moderato
Adagio
Menuetto – Presto
Finale – Presto

Leoš Janáček (1854 – 1928)
Quarteto no. 1, “Sonata Kreutzer”
Adagio – Con moto
Con moto
Con moto – Vivo – Andante
Con moto – (Adagio) – Più mosso

Ficha Técnica

1.º Violino: Tomás Costa
2.º Violino: Marta Vieira
Viola d’Arco: Joana Tavares
Violoncelo: Pedro Silva

QUARTETO OLISIPO
Formado em Setembro de 2013 no âmbito curricular da Academia Nacional Superior de Orquestra, sob a orientação do prof. Paul Wakabayashi, o Quarteto Olisipo é constituído por Tomás Costa, Rui Cristão (violinos), Joana Tavares (viola d’arco) e Pedro Serra e Silva (violoncelo), jovens com idades compreendidas entre os 23 e os 28 anos de idade, tendo-se apresentado em recital, na cidade de Lisboa, em espaços como a sala Luís de Freitas Branco e o Pequeno Auditório no Centro Cultural de Belém, Museu dos Coches, Casa dos Açores e Museu da Música. O Quarteto Costa apresentou-se também na cidade do Porto, no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, assim como – no âmbito do Festival HARMOS – no Edifício Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto, na Sala 2 da Casa da Música e no Teatro Gil Vicente, na cidade de Barcelos. Participou ainda no Festival de Música de Verão de Paços de Brandão, em Junho de 2015, apresentando-se no auditório do CiRAC, e no Festival de Música de Câmara ‘Verão Clássico’, no CCB, em Agosto do mesmo ano, tendo ganho o 2.º prémio na categoria de Música de Câmara. São atualmente orientados por Kyril Zlotnikov, violoncelista do Quarteto Jerusalém.

Biografias

TOMÁS COSTA
Nasceu em 1993, no Porto. Iniciou a aprendizagem de violino aos 4 anos na Academia de Música de Santa Maria da Feira, inicialmente com Augusto Trindade e posteriormente com António Fernando Silva. Entre 2001 e 2005 estudou complementarmente com Daniel Rowland, ex-concertino da Orquestra Gulbenkian e atual 1.º violino do Quarteto Brodsky. Estudou com Aníbal Lima de 2006 a 2014, sendo atualmente aluno de Simon Fischer, professor da Guildhall School of Music e da Yehudi Menuhin School, em Londres. Em 2006 participa no Concurso Santa Cecília do Curso de Música Silva Monteiro, obtendo o primeiro lugar entre 17 concorrentes. Em Julho de 2009 conquista o 1.º prémio no Concurso Internacional Cidade do Fundão, no Nível V. Em Setembro de 2010 obtém o segundo lugar no nível médio do Prémio Jovens Músicos da Antena 2. Em Maio de 2011 conquista o 2.º prémio (sem atribuição de 1.º) no Concurso Santa Cecília do Curso de Música Silva Monteiro, na Categoria A (até 21 anos). Ingressa na Academia Nacional Superior de Orquestra em Setembro de 2011, participando na Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra Sinfónica Metropolitana sob os maestros Jean-Marc Burfin, Cesário Costa, Pedro Neves, Pedro Amaral, Michael Zilm, Antoni Ros Marbà, Sebastian Tewinkel e Emilio Pomarico. Obtém, em Julho de 2012, o 3.º prémio no Concurso Internacional Cidade do Fundão, no Nível Superior. Enquanto 1.º violinista do Quarteto CM ganhou o 1.º prémio na categoria de Música de Câmara (Nível Superior) no Concurso Gilberta Paiva, em 2013, assim como o Prémio Gilberto Paiva respetivo ao consequente concerto de laureados. Conquista em Janeiro de 2014 o Prémio INATEL, apurando-se a tocar a solo com a Orquestra Académica Metropolitana em Março do mesmo ano. Concluiu a licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra em Julho de 2014, concluindo o exame final com a classificação de 19 valores. Realizou masterclasses com Gerardo Ribeiro, Daniel Rowland, Aníbal Lima, Sergey Kravchenko, Evgeny Bushkov e Simon Fischer.

MARTA VIEIRA
Nasceu em 1989, na Ribeira Grande. Terminou o Conservatório Regional de Ponta Delgada com nota máxima. Foi admitida com bolsa na Roosevelt University College of Performing Arts de Chicago, na classe do professor Robert Chen, concertino da Orquestra Sinfónica de Chicago. Estudando nesta mesma cidade com Gerardo Ribeiro, foi laureada com o 1º Premio no “Walgreens National Concerto Competition”, no “Kankakee Valley Symphony Orchestra Concerto Competition e no “Chicago College of Performing Arts Competition”, em 2009. Foi ainda admitida como membro regular na Civic Orchestra of Chicago, onde trabalhou com maestros como Cliff Colnot, Hart Bethdoya e Bernard Haitink. Foi solista com a Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música, dirigida por Pio Salloto, em S. Miguel, e por Rui Massena, na Madeira. Foi concertino da mesma orquestra, em estágio dirigido por Cesário Costa, em Coimbra. Presentemente frequenta a classe de violino do professor Aníbal Lima na Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa.

JOANA TAVARES
Nasceu em 1989, no Porto. Iniciou a aprendizagem de viola d’arco aos 10 anos na Academia de Música de Santa Maria da Feira, com Hugo Diogo, prosseguindo mais tarde os seus estudos no Conservatório de Música do Porto, na classe dos professores Jean-Loup Lecomte e Luís Norberto Silva. É licenciada pela Academia Nacional Superior de Orquestra, onde estudou com Paul Wakabayashi, concluindo o exame final com a classificação de 19 valores. Frequentou masterclasses com os violetistas Barbara Friedhoff, Ana Bela Chaves, Samuel Barsegian, Ryszard Woiciki, entre outros. É desde 2011 membro da Orquestra de Câmara Portuguesa. Colaborou com diversas orquestras portuguesas, nomeadamente a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra do Algarve, Orquestra de Câmara Portuguesa, entre outras. Em 2013 tocou na Fondazione William Walton (Ischia, Itália) sob a direção do maestro Martin André. Colabora, em 2014, com a Orchestre des Jeunes de la Méditerranée. Tocou a solo com a Orquestra de Câmara Portuguesa e com a OCPzero sob direção do maestro Pedro Carneiro, com a Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira sob direção do maestro Ernst Schelle e com a Orquestra do Conservatório de Música do Porto sob direção do maestro Kamen Goleminov. No âmbito do Quarteto CM obteve o 1.º prémio na categoria de Música de Câmara no concurso Gilberta Paiva (2013), o 1.º prémio no Concurso Interno do Conservatório do Porto (2006) e o 3.º prémio no concurso Paços Premium (2009). Atualmente é docente no Conservatório de Música da Metropolitana. É licenciada em Biotecnologia.

PEDRO SERRA E SILVA
Nasceu em 1991, em Lisboa. Iniciou a aprendizagem de violoncelo aos 10 anos, com Luís Clode, tendo mais tarde prosseguido os seus estudos no Conservatório Nacional de Lisboa com Maria José Falcão. Atualmente estuda com Paulo Gaio Lima, na Academia Nacional Superior de Orquestra. Frequentou masterclasses de violoncelo com Heinrich Schiff e Wolfgang Boettcher, assim como com Mats Zetterqvist, no âmbito de música de câmara. Como membro do Trio com Piano do Conservatório Nacional participou no Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça, no qual lhe foi atribuída uma Menção Honrosa do Júri. Estreou, em 2008, a peça East, para agrupamento de câmara, de Nuno Rocha. Colaborou com a Orquestra Sinfónica Juvenil e com a Orquestra Gulbenkian e é, desde 2012, membro da Junge Deutsch-französische Philharmonie.

O concerto

Mais fotografias na nossa página do facebook, aqui.