20 Abril 2016: Simantra
21h00 – Showroom da Audi, Av. Emídio Navarro 61-69.
Notas do Programa
Carlos Stasi
Dimensões
De carácter minimalista esta obra foi escrita para três percussionistas. Utiliza-se um tambor grave tocado em simultâneo pelos intérpretes, além de tambores menores e blocos de madeira. As notas tocadas individualmente por cada músico servem para formar frases, um recurso que exige grande interdependência dos executantes. Devido à distância entre os timbres e afinações dos instrumentos podem-se ouvir diferentes camadas e ideias musicais separadamente, ou misturá-las gerando um grande leque de variedades sonoras.
Steve Reich
Electric Counterpoint
Composta em 1987 e estreada pelo guitarrista Pat Metheny, Electric Counterpoint é uma peça escrita originalmente para guitarra solo e 12 guitarras gravadas, podendo ser interpretada por um ensemble de guitarras e dois baixos. Tem três movimentos: rápido, lento, rápido. Simantra GP apresenta a versão feita pelos próprios com 2 marimbas e 2 vibrafones, as restantes vozes são gravadas tal como no original.
Per Andreasson
Tinplay
Composta no verão de 2004 é a primeira obra para percussão do compositor dinamarquês Per Andreasson. Para 4 instrumentistas, esta peça utiliza instrumentos convencionais e não convencionais, definindo apenas que estes últimos devem ser metálicos (latas), como sugerido pelo título. A liberdade de escolha tímbrica deixada aos intérpretes dialoga com o rigorosa estrutura polimétrica proposta pelo compositor, sugerindo a oposição, e proporcionando uma relação, entre rural e urbano.
David Skidmore
Trying
A peça é composta por 3 andamentos aonde são explorados ritmos de forma cíclica através da sobreposição de várias camadas. É escrita para 2 marimbas e para instrumentos de metal e de madeira de altura definida e indefinida. O compositor inspirou-se na música metricamente ambígua da banda de heavy metal sueca Meshuggah e na escrita para percussão caleidoscópica do compositor argentino Alejandro Viñao.
Luiz Ferreira e Nuno Leal
Djum-Djum
Obra para quatro djembés e electrónica, composta para o Simantra Grupo de Percussão e desenhada para o projeto Mosaicos. É baseada em ritmos e no carácter repetitivo da música tradicional africana.
Biografia
Grande vencedor do CIMCA’11 (II Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça”) e 3.º lugar no Percute Catarroja 2014 (II Concurso Internacional de Música de Câmara de Percussão – Catarroja, Valência), o Simantra Grupo de Percussão formou-se em 2009, nascendo da necessidade de se organizar um grupo de estudos e práticas interpretativas destinado ao repertório da música escrita para percussão nos séculos XX e XXI. Funcionando como um laboratório artístico, tem também como objetivo a interacção das diferentes expressões artísticas (artes do corpo e artes visuais) com a música contemporânea. O seu trabalho inclui a valorização e execução do repertório percussivo português e estrangeiro realizando estreias, primeiras audições e encomendas de obras. A recuperação (arquivo e execução musical) de obras históricas contidas no repertório português mas pouco conhecidas pelo público é também uma das preocupações do Simantra Grupo de Percussão. Os pilares de sustentação deste projeto passam por ilustrar novos caminhos, novos olhares sobre a performance musical e pela produção e difusão de uma originalidade estética vinculada ao pensamento intelectual/artístico que esteja ao alcance de todos. Desta forma o Simantra GP já apresentou, diante da Orquestra de Sopros da Universidade de Aveiro, o Concert Pour Trois Percussionists et Orchestre D’Harmonie, de Emmanuel Sejourné, realizou estreias e primeiras audições de obras como a première de Recycling, Coalling and Sampling (versão para grupo) de Edson Zampronha e Tríptico do compositor português Hugo Correia, encomenda feita pelo grupo e estreada na capital europeia da cultura Guimarães 2012. Atuou junto ao famoso Quórum Ballet e acompanhou os solistas internacionais Mark Ford (EUA), Katarzyna Mycka (POL) e Kuniko Kato (JAP). Realizou concertos no CIANTEC’09 – International Congress of Art, New Technologies and Communication, na Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, no CísterMúsica – Festival de Música de Alcobaça, em várias edições do Tomarimbando – Festival Internacional de Percussão de Tomar, no Festival Internacional de Percussão Cidade de Portimão, no Musicalvão – Festival de Música da cidade de Vila Real e no Festival Internacional de Percussão da Patagónia 2015 (Argentina).
O grupo é constituído por: Andrés Perez, Leandro Teixeira, Luiz Ferreira e Ricardo Monteiro.
O concerto
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