18 Abril 2016: 1.ª parte: Duo – Joaquim Castro & Carlos Ferreira; 2.ª Parte: Duo: Mário João Alves & Rita Namorado
21h00 – Museu Nacional Grão Vasco
1.ª Parte
Duo – Joaquim Castro & Carlos Ferreira
Programa
Anton Hoffmeister (1754-1812)
Duo n.º2 Op. 19
Adagio
Allegro
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Duo in G major K. 423
Allegro
Adagio
Rondeau – Allegro
Carlos Gardel (1897-1935)
Por una cabeza – Tango cancíon
Astor Piazzolla (1921-1992)
Oblivion
Biografia
JOAQUIM CASTRO
Joaquim Pedro Costa Faria e Castro, natural do Porto, realizou os seus estudos musicais no Conservatório daquela cidade. Em 1986, terminou com distinção o Curso Superior de Violino na classe do professor Alberto Gaio Lima. Conquistou o prémio Fundação Engenheiro António de Almeida ao concluir o curso com a mais elevada classificação nacional. Foi membro da orquestra de Câmara Pró-Arte do Porto e Orquestra Portuguesa da Juventude. Colaborou com a extinta orquestra da R. D. P. Porto. Com esta mesma orquestra foi solista, tendo tocado os concertos para violino e orquestra em Mi Maior de J. S. Bach e Sol Maior de W. A. Mozart. Trabalhou com os maestros e professores Alberto da Costa Santos, Alberto Gaio Lima, Fernando Jorge de Azevedo, Ferreira dos Santos, Gerardo Ribeiro, G. Arglebe, Ilídio Gomes, José Luís Borges Coelho, Mário Mateus, Miguel Graça Moura, entre outros. Trabalhou com o professor Fernando Jorge de Azevedo, repertório para violino e piano da época clássica e romântica. Frequentou cursos de Verão nomeadamente em Lagos e Solar de Mateus. Foi professor de violino na Escola de Música do Porto. Desde 1986 está radicado na cidade de Viseu onde é professor de violino no Conservatório de Música de Viseu Dr. Azeredo Perdigão. Nesta mesma Escola, iniciou a classe de orquestra de cordas da qual continua a ser um dos atuais responsáveis. A partir do ano lectivo de 1990/1991, foi convidado a prestar a sua colaboração na então Escola de Música do Colégio de S. José da Guarda, mais tarde Conservatório de Música de S. José da Guarda. Entre o ano letivo de 1993/1994 até ao ano letivo de 2004/2005 assumiu as funções de diretor pedagógico do Conservatório de Música de S. José da Guarda onde teve uma atuação de reconhecido mérito. Tem trabalhado em trio com a pianista Eugénia Carvalho Homem e com a flautista e soprano ligeiro Isabel Castro. Trabalhou em duo com o pianista Doménico Ricci e com a pianista Alla Sosnovskaia Foi professor de Educação Musical do quadro de nomeação definitiva do Agrupamento de Escolas 2.º e 3.º ciclo de Grão Vasco – Viseu. A partir do ano lectivo de 2009/2010, passou a dedicar-se por inteiro ao ensino especializado da música nas disciplinas de Violino e Classe de Conjunto. No ano lectivo de 2009/2010, concretizou uma segunda profissionalização em serviço na Área de Violino e Classe de Conjunto promovida pela Universidade Aberta. É professor orientador na Orquestra Juvenil de Viseu e na orquestra Poema de Mangualde. Tem trabalhado em Duo com o violetista Carlos Ferreira repertório de câmara para violino e viola d’arco.
CARLOS FERREIRA
Nasceu em Viseu, a 13 de Setembro de 1973, tendo aí iniciado os estudos de música aos 10 anos. Com 12 anos inscreve-se no Conservatório de Música de Viseu, na disciplina de Violino. Após ter frequentado o Conservatório de Música de Viseu, ingressou na Escola Profissional de Música de Espinho, tendo estudado sob a orientação do Professor Riszard Woicicky, viola d’arco e com a Professora Zofia Kuberska-Woycicka violino. Mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico pela Escola Superior de Educação Jean Piaget Viseu. Mestre em Ensino de Música / Especialização – Violino e mais tarde Mestre em Ensino de Música / Especialização Viola d’arco pelo ISEIT- Instituto Universitário de Viseu. Frequentou o doutoramento em Perspetivas Didáticas em Áreas Curriculares pela Universidade de Santiago de Compostela. Como Violinista tocou na Orquestra Sinfónica das Escolas de Música; Orquestra Oeiras 95; Orquestra da Escola Profissional de música de Espinho; Escócia/ Quarto Festival Internacional de Aberdeen; Music Meeting Espinho; Sinfonieta. Atualmente toca viola d’arco na Orquestra de Câmara do Instituto Jean Piaget de Viseu, na Orquestra Juvenil de Viseu e na orquestra Poema de Mangualde. Orienta vários grupos da Região de Viseu. Tem trabalhado em Duo com o violinista Joaquim Castro repertório de câmara para violino e viola d’arco. É professor efetivo na Escola Básica Integrada e Secundária Jean Piaget, lecionando também, no Colégio Via Sacra e no Conservatório de Música de Viseu.
2.ª Parte
Duo: Mário João Alves & Rita Namorado
Programa
Benjamin Britten (1913-1976)
Folk Songs Arrangements
English Folk Songs
The Trees, they grow so high
Little Sir William
French Folk Songs
Il a quelqu’un sur terre
Quand j’etais chez mon père
Maurice Ravel (1875-1937)
Cinq chansons populaires grecques
Chanson de la mariée
Là-bas, vers l’église
Quel galant m’est comparable
Chanson des cueilleuses de lentisques
Tout gai!. Allegro
D. Shostakovich (1906-1975)
Jewish Folk Poetry, OP. 79
Song of Misery
A good life
Fernando Lopes-Graça (1906-1994)
Quatro líricas Castellanas
Cual es la niña
En la huerta nace la rosa
Mal ferida va la garça
Por las riberas del rio
Fernando Valente (1952-)
Oração ao Pão
Num grão de trigo
Vede lá
Este programa propõe uma visita ao trabalho de alguns compositores à volta da música de influência tradicional, mas não obrigatoriamente dos seus próprios países. De Benjamin Britten ouvem-se canções tradicionais do país de Maurice Ravel, e de Ravel ouvem-se canções tradicionais gregas. Shostakovitch traz melodias hebraicas e Lopes-Graça e Fernando Valente fecham o programa com música nossa.
Relembra-se a identidade e a importância das suas interações, num momento em que usos, costumes, sons e imagens se tornam iguais de Xangai a Copacabana.
Biografia
MÁRIO JOÃO ALVES
Diplomou-se no Conservatório Superior de Musica de Gaia sob orientação da soprano Fernanda Correia e prosseguiu os seus estudos em Turim e Genova com Elio Battaglia e Gabriella Ravvazzi.
No Teatro Nacional de São Carlos estreou-se como Hylas (Les Troyens), em 1998, seguindo-se-lhe papéis como Conde d’Almaviva, Ferrando, Fadinard, Alfred, Tamino, Pedrillo, Rinuccio, Candide, em mais de três dezenas de produções. Colabora regularmente com a Fundação Calouste Gulbenkian, Orquestra do Norte, Orquestra Nacional do Porto Casa da Música, Músicos do Tejo, All’Opera, Coro da Sé do Porto, Ópera Isto e com a generalidade das instituições portuguesas.
Apresentou-se ainda como Rodolfo (La Boheme), Albert (Albert Herring), Conde de Almaviva (O Barbeiro de Sevilha), Nemorino (Elixir do Amor), Alfredo (La Traviata), Ernesto (Dom Pasquale), Beppe (Rita), Pinkerton (Madama Butterfly), Candide (Candide), Don Ottavio (D. Giovanni), Gustave (Pomme d’Api), entre outros. No repertório de concerto, A Canção da Terra (Mahler), As Estações e A Criação (Haydn), Passion and Ressurrection (J. Harvey), Magnificat (Bach), Messias (Haendel) ou Requiem (Mozart).
Tem-se apresentado nas temporadas de ópera e concerto dos teatros La Fenice de Veneza, La Monnaie de Bruxelas, Regio de Turim, BAM de New York, Maestranza de Sevilla, Tenerife Opera Festival, Petruzelli di Bari, Donizetti di Bergamo, Verdi di Sassari, Cairo Opera House, Muscat Royal Opera House, Seoul Arts Center, e em Tokyo, Macau, Lausanne, Maputo, Paris, Palermo, La Valetta, entre outros. Gravou cerca de duas dezenas de títulos, para as editoras Naxos, BMG, RCA Victor, Portugaller e PortugalSom. Foi co-fundador das Vozes da Rádio e das companhias Ópera Isto e All’Opera. Atualmente dirige o Estúdio de Ópera do CMC. Autor de ficção, publicou “A Valsa dos sem-isqueiro”, “Amilcar, consertador de búzios Calados” (Prémio Matilde Rosa Araújo), “Afonso Cabrita, meu tio, ensaísta, toureiro e melancólico” (Prémio Bocage de Conto), “José, será Mago?” e “Histórias da Música em Portugal”.
RITA NAMORADO
Nascida em Viseu. Inicia os seus estudos musicais aos 5 anos de idade no Conservatório Regional de Música de Viseu.
Conclui o 8.º grau de Piano e de Formação Musical no mesmo Conservatório, onde estudou com os professores Ana Cristina Mota Pinto, João Lucena e Vale e Jorge Martins. É admitida na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Jorge Moyano. Surge a oportunidade de prosseguir os seus estudos musicais na École Normale de Musique “Alfred Cortot”, em Paris, na classe de Marian Rybicki e, posteriormente, na classe de Guigla Katsarava.
Paralelamente, estudou com o Professor Igor Blagodatov em Besançon, França. Em 2005, foi aceite em Codarts, Hogeschool voor de Kunsten, em Roterdão na Holanda, na classe do Maestro Aquiles Delle Vigne onde terminou a sua licenciatura em apenas dois anos com elevada classificação.
Tocou em diversas salas de vários países da Europa como, Itália, Bélgica, França e Áustria. Teve a oportunidade de tocar no De Doelen, a mais prestigiosa sala de concertos de Roterdão, no âmbito de um Festival de Música Minimalista.
Em Março de 2010, terminou o mestrado em música na mesma instituição com nota máxima. Foi bolseira da Fundação Huygens do Ministério da Edução, Cultura e Desporto Holandês. De regresso a Portugal mantém uma atividade de concertista na qualidade de solista mas, também como pianista acompanhadora e em música de câmara.
Atualmente, é pianista acompanhadora no Conservatório de Música de Coimbra, onde colabora com o Estúdio de Ópera e desenvolve e dinamiza as Semana do Piano e Academia de Verão de Piano do CMC, e é professora de piano no Instituto Gregoriano de Lisboa.
O concerto
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