Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu

Há mais de doze anos que, durante o mês de Abril, se realiza o Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu. Este festival desafia músicos de elevada qualidade nacional e internacional a partilharem o seu trabalho tanto em concerto, como em contexto de formação. Aliás formação, criação, sensibilização e fruição musical são os principais pilares desta nossa festa da música e é nesse aspecto que é feito programa dos diferentes anos. Orgulha-nos que até à data tenhamos realizado mais de uma centena de workshops e masterclasses.

Claro que nenhum festival de música vive sem concertos. A nossa programação está habitualmente ancorada na música de câmara, mas não se cinge a ela. Gostamos de trazer alguma diversidade musical promovendo concertos de música antiga à música contemporânea, o público pode desfrutar de concertos dedicados a vários instrumentos, solistas, orquestras, música coral sinfónica, música elaborada e/ou executada com computador, o cruzamento da música com outras artes e até estreias mundiais. Como incentivo à criação todos os anos um ou mais compositores são convidados a criar um tema para estrear em Viseu. Desde 2016, António Victorino de Almeida, Amílcar-Vasques Dias, Jaime Reis, Eduardo Patriarca, José Carlos Sousa, António Chagas Rosa, Evgueni Zoudilkine, João Quinteiro e João Pedro Oliveira foram alguns desses compositores.

Outra nota de relevo vai para os concertos pedagógicos. Pelas mais variadas razões, há alturas em que a música deve ir ao encontro das pessoas e não o contrário.

Os concertos pedagógicos servem precisamente esse propósito. Direcionados a públicos muito específicos, procuram demonstrar a importância da música, desconstruir a sua criação e satisfazer curiosidades. Nas mais recentes edições do festival chegamos a maia de 6.000 pessoas entre as várias escolas e instituições que visitámos numa partilha tão rica para o público quanto os próprios músicos.

Com o Concurso Internacional, nas áreas da Guitarra e do Piano, pretendemos colocar Viseu no mapa dos Festivais de Música com projeção internacional.
Depois do sucesso que foram as primeiras edições deste concurso, em 2020 teremos o Concurso Internacional de Guitarra de Viseu na sua quarta edição. Este evento de grande qualidade artística, irá trazer à nossa cidade vários guitarristas de várias nacionalidades e grande reconhecimento internacional que farão parte do nosso júri, bem como um grande número de virtuosos jovens intérpretes.

Com mais de 20 concertos em cada edição, a afluência do público e a forma como a cidade se mobiliza tem sido impressionante. Queremos deixar um obrigado a todos aqueles que através da sua presença dão sentido a esta iniciativa. Agradecemos também aos músicos que nos visitam, aos nossos mecenas e todas as entidades que apoiam o Festival.
Um agradecimento especial ao Município de Viseu, nas pessoas do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viseu Dr. Almeida Henriques e do Sr.ª Vereador da Cultura Dr. Jorge Sobrado, por terem acarinhado de forma tão vincada e acompanharem este importante evento para a nossa cidade.