Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu

Abril em Viseu é sinónimo de música! Este ano, a Covid19 obrigou-nos a adiar o Festival de Música da Primavera para a época das chuvas. Contudo a pandemia não se despediu e o festival teve que se reformular para que, ainda neste ano, a música da primavera possa invadir a cidade de Viseu, mesmo que seja no Inverno.
O compromisso que temos para com o público que nos acompanha há 12 edições consecutivas, bem como o apoio dos nossos mecenas e várias instituições da cidade, leva-nos a reforçar a convicção de que desistir, não é uma opção.
Esta edição ficará, certamente, na história do nosso festival. Este inverno, o público é convidado a assistir a todos os concertos de forma segura, sem sair de casa, pois os espetáculos não terão público presencial, mas serão transmitidos via Live Streaming na página do Facebook do Festival.
Nesta edição poderemos assistir a 18 concertos que envolvem cerca de 400 músicos. A reestruturação do festival levou a uma aposta em artistas portugueses ou residentes em Portugal, apesar de estarem representados ainda países como Espanha, Grécia, Croácia, Argentina, Cuba, Polónia e Roménia.
Apresentaremos 4 concertos de música orquestral com destaque para dois concertos de Natal a cargo da Orquestra Filarmonia das Beiras e as solistas Isabel Alcobia e Cláudia Franco, e com a Orquestra XXI que nos vai trazer música do grande Bach. A nossa Orquestra Juvenil irá levar-nos para o universo do cinema com comentários do Mário Augusto, e a Orquestra do Atlântico, com 7 solistas nacionais e internacionais irá trazer a música de Joaquim Rodrigo para guitarra e orquestra.

Teremos a estreia mundial de 4 obras para marimba e eletrónica, encomendadas pelo FIMPViseu a 4 compositores portugueses, e a estreia de uma obra para 1 bailarino e 1 músico.
O Festival de Música da Primavera acontecerá nas principais salas de Viseu, entre as quais o Teatro Viriato, o Museu Nacional de Grão Vasco, a Aula Magna do Instituto Politécnico, o Multiusos de Viseu, a Igreja da Misericórdia e o Conservatório.
O FIMPViseu é um dos eventos de grande relevância cultural da cidade de Viseu e afirma-se como um dos principais festivais de música erudita do país. O Concurso Internacional de Guitarra e Piano de Viseu tornaram o festival verdadeiramente internacional, pois músicos dos 4 cantos do mundo nos procuram. Este ano, é a guitarra a rainha e promete trazer-nos a jovem geração de virtuosos guitarristas para disputar o maior prémio de sempre atribuído num concurso de guitarra em Portugal. Acompanhem o Concurso Internacional de Guitarra de Viseu, na sua quarta edição.
Bem-haja ao público, aos músicos, aos mecenas e a todas as entidades que apoiam o FIMPViseu.
Um especial agradecimento ao Município de Viseu, nas pessoas do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viseu Dr. Almeida Henriques e do Sr. Vereador da Cultura Dr. Jorge Sobrado, por, mais uma vez, apoiarem e acompanharem este importante evento para a nossa cidade.
Desejo muita saúde a todos e que disfrutem em vossas casas da Festa da Música de Viseu.