Quintetango

17 Dezembro, 2020 pelas 19h00 (quinta)
no Teatro Viriato

Concerto live streaming em: www.musicadaprimavera.pt // Youtube // Facebook

Programa

ASTOR PIAZZOLLA (1921-1992)
Primavera Porteña
Verano Porteño
Otoño Porteño
Invierno Porteño
Milonga del Angel
Fugata (Silfo y Ondina Nr. 2)
Soledad (Silfo y Ondina Nr. 3)
Contrabajissimo
Tanguedia

Ficha Artística

André Madeira – Guitarra
Artur Fernandes – Concertina
Catarina Peixinho – Piano
Hugo Brito – Violino
Miguel Calhaz – Contrabaixo

Nascido da sinergia de cinco músicos, professores na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, quintetango apresenta-se numa aproximação à formação artística mais consagrada de Astor Piazzolla: Quinteto Tango Nuevo.

Biografias

CATARINHA PEIXINHO
Catarina Peixinho
Pianista de formação clássica que abarca no seu repertorio diversos estilos e períodos musicais tendo feito do acompanhamento grande parte da sua carreira profissional. Em 2002 foi nomeada para representar Portugal no Festival de Artes de Mérida (México) e foi aluna dos pianistas Álvaro Teixeira Lopes, Tânia Achot e Alexei Eremin.

ARTUR FERNANDES
Atividade artística dividida entre a revificação de Música Tradicional e a criação de “Música Popular de Câmara”: com Danças Ocultas e outros projetos artísticos de carreira ou pontuais relacionados com a revificação da tradição; convidado de outros artistas em áreas como o Pop/Rock, Heavy Metal, Tradicional, Jazz, Popular; Compositor e arranjador de música para Cinema, Teatro e Dança Contemporânea.

ANDRÉ MADEIRA
Guitarrista Clássico formado em Portugal, Alemanha e Bélgica, onde foi aluno de Paulo Vaz de Carvalho, Roberto Aussel e Odair Assad. Destes dois últimos professores recebeu grande influência de Astor Piazzolla por estarem intimamente ligados ao Compositor que lhes dedicou obras suas. André Madeira realizou concertos a solo por diversos países da Europa e América, ministrou várias Masterclasses, foi jurado em Concursos Internacionais e laureado por diversas vezes. Trabalhou também música contemporânea tendo pertencido ao “Ensemble für Improvisation und Aleatorische Musik der Hochschule für Musik Köln”. É membro do 5G5C-Portugal Guitar Quintet.

HUGO BRITO
Músico de formação clássica, freelancer em colaboração regular com diversos agrupamentos orquestrais nacionais e internacionais (Ucrânia e Alemanha). Foi membro de vários grupos de música de câmara tendo participado em festivais de música clássica e concertos de carácter pedagógico e social.
Gravou para diversos espetáculos teatrais (TeatroEnsaio, Teatro Art’imagem, Companhia da Bruma) e para espetáculos de teatro musical como Annie e La Cage aux Folles. Fez a estreia de obras de José Mário Branco dedicadas ao espetáculo Madrugada.

MIGUEL CALHAZ
Músico freelancer, cantautor e contrabaixista, lançou recentemente o seu segundo álbum “VozCONTRAbaixo”. Mantém projetos musicais nas áreas do Jazz, da World Music e da Música Portuguesa, entre os quais: Trilhos – Novos caminhos da Guitarra Portuguesa, Contracorrente, Latin Groove, entre outros. Vencedor do Prémio José Afonso (tema original) no 3º Festival Cantar Abril em Almada, 2011.