Mário Marques & Gonçalo Pescada

05 Dezembro, 2020 pelas 19h00 (sábado)
no Conservatório de Música de Viseu

Concerto live streaming em: www.musicadaprimavera.pt // Youtube // Facebook

Programa

ASTOR PIAZZOLLA (1921-1992)
Libertango

RICHARD GALLIANO (n. 1950)
Viaggio

ASTOR PIAZZOLLA (1921-1992)
Melodia em Lá menor

ANDRÉ ASTIER (1923-1994)/TONY MURENA (1915-1970)
Medley (Divertimento/Passion)

ASTOR PIAZZOLLA (1921-1992)
Oblivion

RICHARD GALLIANO (n. 1950)
Song for Joss

JOHANNES BRAHMS (1833-1897)
Dança Húngara n.º6

RICHARD GALLIANO (n. 1950)
Barbara

ASTOR PIAZZOLLA (1921-1992)
Violentango

RICHARD GALLIANO (n. 1950)
Sertão

RICHARD GALLIANO (n. 1950)
Tango pour Claude

Ficha Artística

Mário Dinis Marques – Saxofone
Gonçalo Pescada – Acordeão

MÁRIO DINIS MARQUES
Mário Dinis Marques nasceu em 1972 na cidade de Alcobaça.
Estudou saxofone no Conservatório de música de Lisboa. Em 2002 concluiu a licenciatura em saxofone na Escola Superior de Música de Lisboa e em 2105 o Doutoramento em performance na Universidade de Évora.
Tem integrado regularmente, como músico solista, a Orquestra Calouste Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra do Algarve. A solo tocou com Orquestra das Beiras, Orquestra do Centro, Banda Sinfónica Portuguesa, Banda Sinfónica da P.S.P. Banda da Armada Portuguesa, Sinfonietta de Lisboa e a Banda Sinfónica de Alcobaça.
Colaborou em vários programas de televisão e teatro musical e gravou com diversos grupos portugueses como The Gift, Silence4, Deolinda, Bernardo Sassetti, Amália hoje, entre outros. Tem ainda como seus projetos pessoais os grupos Tubax, Rondó da Carpideira, The Postcard Brass Band, o duo Gonçalo Pescada & Mário Marques e o Quarteto de Saxofones Saxofínia, onde para além de músico, trabalha na produção e edição de discos.
Tem merecido o crédito de vários compositores como Daniel Bernardes, António Vitorino D´Almeida, Daniel Schvetz, Luís Cardoso, Christopher Bochmann, Eurico Carrapatoso, Clotilde Rosa, Jerry Grant, Petri Keskitalo, Howie Smith entre outros que lhe têm dedicado diversas obras musicais quer a solo quer aos seus vários grupos.
É também o produtor musical do espetáculo Lúmen – uma história de amor da companhia de S. A. Marionetas. Músico multifacetado e produtor musical de diversos discos tem aplicado essa experiência no estudo da interpretação musical e prática performativa, apresentando artigos em diversas conferências.
É professor auxiliar no Departamento de Música da Universidade de Évora onde também desempenha as funções de diretor do Mestrado em Música.
É membro fundador da Associação Portuguesa de Saxofone e membro do painel organizador do II Congresso Europeu de Saxofone/Porto2017.
É artista da marca Cannonball saxofones e D’áddario palhetas.

GONÇALO PESCADA
Gonçalo Pescada nasceu em Faro, a 10 de agosto de 1979.
Doutorado com distinção e louvor em Música e Musicologia – vertente de Interpretação pela Universidade de Évora, em 2014, concluiu também a licenciatura bi-etápica em Música – vertente Interpretação pela Escola Superior de Artes Aplicadas (Castelo Branco), o Curso Complementar de Acordeão pelo Instituto Musical Vitorino Matono (Lisboa) e a Profissionalização em Serviço (M01 e M32) pela Universidade Aberta.
Foi distinguido com vários prémios, entre os quais: 1º Prémio no Concurso Nacional de Acordeão (Alcobaça, 1995), 1º Prémio no Concurso Internacional de Acordeão “Citá di Montese” (Itália, 2004) e 1º Prémio no Concurso de Interpretação do Estoril (2006).
Apresentou-se como solista com várias orquestras, estreando e interpretando várias obras em primeira audição em Portugal. Foi convidado a participar em festivais de enorme prestígio em Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Bulgária.
Tem gravado para rádios e televisões, destacando-se a RDP Antena 2, a RTP e a Rádio e Televisão Nacional Búlgara. A sua discografia compreende vários CD’s a solo, em música de câmara e com orquestra.
Alguns compositores têm-lhe dedicado novas obras para Acordeão. Atualmente é Professor Auxiliar no Departamento de Música da Universidade de Évora.