Carlos Piçarra Alves e Arte Music Ensemble
9 Abril, 2019 pelas 21h00 (terça)
na Câmara Municipal de Viseu
Entrada: Entrada gratuita sujeita a reserva.
Programa
I Parte
W. A. MOZART (1756-1791)
Quinteto para Clarinete e Quarteto de Cordas em Lá maior, K. 581
1. Allegro
2. Larghetto
3. Menuetto
4. Allegretto con variazioni
II Parte
J. BRAHMS (1833-1897)
Quinteto para Clarinete e Quarteto de Cordas em Si menor, Op. 115
1. Allegro
2. Adagio
3. Andantino – presto non assai, ma con sentimento
4. Con moto
Ficha Artística
Carlos Piçarra Alves – Clarinete
José Despujols, Maria Kagan – Violinos
Mateusz Stasto – Viola d’arco
Vicente Chuaqui – Violoncelo
Sobre esta apresentação – Divine, ou a celebração da amizade – Carlos Alves Piçarra conta: “Se tivéssemos de dar um nome a este projeto, seria com certeza este: A Importância da Amizade na Música. A começar pela escolha do repertório, que celebra a amizade que une compositor e instrumentista: em primeiro lugar, o Quinteto para Clarinete e Quarteto de Cordas de W.A. Mozart, a primeira obra da história da música escrita por um grande compositor para esta formação. Mozart dedicou-a ao seu grande amigo Anton Stadler, o maior clarinetista do seu tempo. Foram laços puramente humanos que desempenharam um papel decisivo na criação das obras solistas para clarinete por parte de Mozart. Ao longo de todo o quinteto, o som do clarinete canta a amizade fraternal entre os homens. Um século mais tarde, à semelhança do que sucedera com Mozart, e inspirado neste princípio de amizade e de mútua admiração artística, Brahms escreveu para o grande clarinetista da sua época Richard Mühlfeld o magistral Quinteto para Clarinete e Quarteto de Cordas.
É também esta relação de excelência e amizade que a Buffet Crampon desenvolve com todos os artistas. O novo modelo de clarinete criado pela empresa parisiense – Divine, nome de batismo de um clarinete sublime, expressão máxima da perícia técnica e artesanal da Buffet Crampon – serviu de mote à gravação do primeiro CD do Arte Music Ensemble, demonstrando que, quando fortalecidos por uma sólida amizade, os nossos trabalhos ganham qualidade e profundidade.
Neste Dia Mundial da Música, sinto-me particularmente feliz por ter o privilégio de tocar mais uma vez nesta maravilhosa sala, onde vivi alguns dos momentos mais criativos e gratificantes da minha carreira. Por vezes, dou por mim a pensar: que pena não ter sido ator e não pertencer, de facto, a esta família extraordinária que é o TNSJ. Também esta relação de amizade é, com este concerto, celebrada e aprofundada. Por fim, uma palavra especial para o encenador Nuno Carinhas, pela sua enorme sensibilidade artística e pelo carinho com que trabalhou connosco e nos recebeu.”
Biografias
CARLOS PIÇARRA ALVES
É atualmente Solista-A na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e professor de Clarinete na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. Artista e professor convidado da Universidade do Estado do Arizona (E.U.A.) em 2009 e 2010. Diretor artístico do Festival Internacional de Música de Paços de Brandão entre 2009 e 2012. Elemento do júri da Direção-Geral das Artes na área da Música em 2013. Licenciado pela ESMAE, na classe de António Saiote, e Prix de Perfectionnement no Conservatório Superior de Versalhes, com Philipe Cuper, tendo realizado masterclasses com os mais reputados clarinetistas internacionais. Foi premiado nos mais importantes concursos nacionais, incluindo os 1.os Prémios no Prémio Jovens Músicos, Juventude Musical Portuguesa e Concurso do Festival Internacional Costa Verde; semifinalista no Concurso Internacional de Roma e premiado no Concurso Aurelian-Octav Popa, na Roménia. A sua carreira expande-se por países como EUA, Rússia, Alemanha, Áustria, Holanda, Noruega, França, Itália, Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Roménia, Macau e Brasil. Apresentou-se a solo com a Orquestra Clássica do Porto, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra de Câmara Portuguesa, Sinfónica de Constanza (Roménia), Orquestra Sinfónica de Ontelia (Roménia), Orquestra J. Futura (Itália) e Banda Sinfónica Municipal de Madrid (Espanha). Dos seus trabalhos discográficos destaca-se a gravação do Concerto para Clarinete de Mozart com o maestro Rui Massena e a Orquestra Clássica da Madeira (EMI Classics) e as Integrais II para clarinete solo de João Pedro Oliveira. Gravou com Caio Pagano, Daniel Rowland, Catherine Strynckx e Paulo Álvarez, obras de Olivier Messiaen e Bartók para a editora Numérica. Nos E.U.A., gravou Recital in the West (2010) com o pianista Caio Pagano. É membro fundador do Arte Music Ensemble com o qual gravou o disco Divine. No TNSJ, musicou ao vivo Figurantes, de Jacinto Lucas Pires (2004), e Dom João, de Molière (2006), participando ainda em Sombras (2010), espetáculos de Ricardo Pais. Artista Buffet Crampton, é internacionalmente considerado um dos clarinetistas mais relevantes da atualidade.
ART MUSIC ENSEMBLE
O “Arte Music Ensemble” – apresenta-se em agrupamentos que integram instrumentistas convidados e que vão desde o Duo até formações mais abrangentes o que permite, de uma forma eclética, a abordagem a repertórios diversificados e transversais aos mais importantes períodos da História da Música.
Para além de concertos já realizados, uma gravação discográfica já efetuada e outra programada, existe um conjunto de projetistas passa pela divulgação de novos repertórios incluindo, como processo de interação disciplinar, trabalhos especialmente compostos para o agrupamento, a apresentação de obras de música de câmara de compositores portugueses, numa ação de divulgação e conhecimento das obras de autoria nacional, e a abordagem ao grande repertório de câmara nas suas mais diversas formações, para além da referida colaboração com grandes figuras internacionais.
MARIA KAGAN
Maria Kagan começou a tocar violino muito cedo, tendo feito a sua estreia a solo com orquestra com a idade de seis anos. Estudou na Musikschule Zentrale em Moscovo e na Escola de Música Gnessin com a Prof. Elisaveta Gilhels.
Kagan, mais tarde, mudou-se para a Alemanha, onde estudou em Lübeck com Zachar Bron De novo em Moscovo, estuda com Sergey Kravchenko no Conservatório de Moscovo. Segue-se o Mestrado na Richard Strauss Konservatorium com Urs Stieler e em Munique, no Folkwang Hochschule Essen com o Prof. Vladimir Mendelshon. Ganhou uma bolsa de estudos em Itália, da Escuola di Música di Fiesola, onde posteriormente trabalhou como Assistente do Prof. Pavel Wernikov.
Apresentou-se como solista com várias orquestras, entre as quais a Orquestra Solistas de Moscovo, sob a batuta de Yuri Bashmet, a Orquestra de Novgorod Nijniy, a Orquestra de Câmara de Munique, a Orquestra de Câmara de Pádua, Amadé Orquestra, etc.
Participou também em prestigiados festivais, como o Festival de Música (Kyoto, Japão), Chamber Music Festival Kuhmon (Finlândia), Kreuth Chamber Music Festival (Alemanha), Noites de Dezembro (Moscovo), Festival Internacional da Música Telavy (Geórgia), Portogruaro Music Festival (Itália), Festival de Música Turnio, etc.
Trabalhou como professora assistente do Pavel Vernikov na Escola di Música Fiezole nos anos 2002-2004. Tocou com vários artistas de renome, tais como Eduardo Brunner, Eliso Wirsaladze, Natalia Gutman, Kolya Blacher, Yuri Bashmet, Pavel Wernikov, Wladimir Mendelshon.
Colaborou igualmente com as orquestras Palau de Les Arts Orquestra Valencia, Palau da Música Valencia, Castilla Leon Valladolid, Volkwang Câmara Orquestra Essen, Solistas de Moscovo com o Yuri Bashmet e Bergen Symphony Orchestra. Desde 2003 Maria Kagan é membro da Lucerne Festival O criado por Claudio Abbado. Desde 2004 faz parte da Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música.
JOSÉ DESPUJOLS
O violinista José Despujols nasceu em Barquisimeto, na Venezuela, em 1974, adquirindo posteriormente a nacionalidade portuguesa. Foi vencedor de uma bolsa Fulbright por meio de concurso no ano 1996 em Caracas. Diplomou-se em Violino na Universidade de Indiana, nos E.U.A., nas classes de Violino de Franco Gulli e Henry Kowalski. Anteriormente, estudou ainda com José Francisco del Castillo e com Sérgio Cellis na Academia Latino-americana de Violino, em Caracas. Especializou-se em Música de Câmara na European Mozart Academy, em Varsóvia, na Polónia. Foi vencedor do 1.º premio do 6.º Concurso Nacional de Violino “Juan Bautista Plaza” em Caracas, Venezuela no ano 1990. Participou em masterclasses com Emílio Colon, Tsuyoshi Tsutsumi, Helga Winold, Joseph Silverstein Maurice Hasson, Oliver Charlier e Atar Arad, entre outros. Violinista premiado, apresentou-se em concertos na Europa e na América. Foi Concertino da Orquestra Sinfónica de Lara e Concertino da Orquestra da Universidade de Indiana. Atualmente, é Professor de Violino na Escola Professional de Espinho e Primeiro Violino da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.
MATEUSZ STASTO
Nasceu em 1977 em Cracóvia na Polónia. Com sete anos começou os estudos musicais em violino. Concluiu o Mestrado com distinção na Academia de Música de Cracóvia, na classe de Mieczyszlaw Szlezer. Completou os seus estudos participando nos vários masterclasses com grandes músicos tais como: Zakhar Bron, Dmitry Sitkovetsky, Krzysztof Wegrzyn, entre outros. Foi bolseiro da George Soros Mozart Foundation e também da Academia Chigiana em Siena tendo sido aluno do Franco Gulli. Obteve a bolsa de estudos da Scuola di Musica di Fiesole onde estudou com Pavel Vernikov e com várias outras personalidades. Fez uma pós-graduação na Alemanha, especializando-se em Violino, Viola d’Arco e Música de Câmara, tendo trabalhado com Jakob Gilman e Helmut Nicolai no Richard-Strauss-Konservatorium em Munique e com Vladimir Mendelssohn na Folkwang Hochschule für Musik em Essen. Durante a sua careira artística atuou em vários países de Europa e também America do Sul, Ásia e África. Com dezassete anos estreou-se como solista tocando o concerto de Mozart em Salzburg com a Orquestra Juvenil Austríaca. Em Portugal, atuou nos Festivais Internacionais da Música de Espinho, da Póvoa de Varzim e do Algarve. Participou também em festivais de música na França, Itália, Noruega, Rússia, Alemanha e Moçambique. É membro fundador de dois agrupamentos de música de câmara: Fine Music String Trio e Trio Vivan (harpa, flauta e viola d’arco) com os quais atua regularmente.
Mateusz Stasto ao longo da sua carreira artística obteve uma grande experiência como músico de orquestra. Integrou diversos projetos orquestrais tais como International Bachakademie Stuttgart, Orquestra de Câmara de Graz, Kammerorchester Berlin, Sinfónica de Munique, Orquesta National de Espanã, entre outros. Desde 2004 é membro da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Desde 2016 trabalha como chefe de naipe de violas na Orquestra Sinfonica Casa da Música.
Trabalhou como chefe de naipe de violas convidado pela Orquestra Gulbenkian. Recentemente foi convidado pela Orquestra da Rádio de Noruega e Orquestra Sinfónica da Malásia para cumprir a mesma posição. Também está a tocar na mesma posição na Orquestra Sinfónica em Passau (Alemanha).
Desde 2011 participa no Projeto Xiquitsi cujo objetivo é dar a educação musical a crianças e jovens moçambicanos.
VICENTE CHUAQUI
Natural de Santiago do Chile, Vicente Rosas Chuaqui iniciou os seus estudos de violoncelo aos 6 anos de idade, no Instituto de Música da Universidade Católica do Chile, na classe de Roberto González Lefebvre.
Paralelamente, trabalhou também sob a orientação de Janos Starker, Bernhard Michelin e Boris Pergamenchi Kov.
Em 1986, foi admitido como aluno no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, na classe da prestigiada pedagoga Natália Shakhovskaya. Tendo-se estreado como solista aos 12 anos, com a Orquestra de Câmara da Universidade Católica do Chile, prosseguiu, desde essa idade, o seu percurso solístico, tendo sido convidado para tocar a solo com diversas orquestras, tais como a Orquestra de Santo Domingo, Orquestra Pro-Música do Chile, Orquestra do Conservatório de Moscovo, Orquestra Clássica do Porto, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra do Ministério de Educação do Chile, Orquestra da Rádio e Televisão Espanhola e com a Orquestra Sinfónica Porto Casa da Música.
Foi chefe de naipe da Orquestra do Conservatório Tchaikovsky e da Orquestra do Ministério de Educação do Chile.
Apresentou-se em recitais a solo e de música de câmara em diversas cidades do Chile, Rússia, Alemanha, Espanha, Suécia e Portugal.
Paralelamente, tem desenvolvido uma intensa atividade pedagógica, sendo regularmente convidado a orientar masterclasses em Portugal e no estrangeiro.
Atualmente é Solista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e professor de violoncelo do Conservatório de Música do Porto.