Ana M. Pinto, Anícia Costa, Svitlana Kocheleva

21 Abril, 2018 pelas 21h00 (sábado)
na Câmara Municipal de Viseu


Entrada Gratuita

2.ª Parte: Ana M. Pinto, Anícia Costa, Svitlana Kocheleva

Programa

W. GANZ (1833-1914)
Qui Vive – Grand Galop Concert

S. RACHMANINOFF (1873-1943)
Romanze e Valse

L. BERNSTEIN (1918-1990)
West Side Story
(adaptação para piano a 6 mãos por D. Duarte/Nuno Silva)

A. LAVIGNAC (1846-1916)
Galop-Marche

A. YOSSIFOV (1940-2016)
Ancient Dance

Ficha Artística

Piano a 6 mãos – Anícia Costa, Ana M. Pinto, Svitlana Kocheleva
Participação especial: Daniel Simões

Biografias

ANÍCIA COSTA
Anícia Costa iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Música de Viseu “Dr. José de Azeredo Perdigão”, integrando a classe do Professor José Miguel Amaral.
Em 2012, ingressou na Universidade de Aveiro, na Licenciatura em Música, onde trabalhou com os Professores Nancy Lee Harper e João Bettencourt da Câmara.
Em 2017, concluiu, na referida instituição, o Mestrado em Ensino de Música – variante de Piano sob a orientação da Professora Shao Xiao Ling.
Atualmente, é docente de piano no Conservatório de Música e Artes do Dão e no Conservatório Regional de Música de Viseu “Dr. José de Azeredo Perdigão” onde desempenha, também, a função de pianista acompanhadora.
Colabora regularmente com instituições de ensino da cidade de Viseu no que diz respeito a atividades extracurriculares relacionadas com música.
Participou em masterclasses orientadas por Madalena Soveral, Paulo Oliveira, Maria Gabriela Quel, Luís Pipa, Marian Rybicki, Carles Lama, Jean Fassina, entre outros.
Tem participado em recitais de música de câmara em várias cidades do país.

ANA CRISTINA MOTA PINTO
Ana Mota Pinto, natural do Porto, iniciou os seus estudos musicais com a professora Licínia Horta em Viseu, prosseguindo-os na Escola de Música do Porto com a professora Hélia Soveral e concluindo o Curso Superior de Piano no Conservatório de Música do Porto.
Em 2008, na Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional das Beiras, pólo de Viseu, concluiu o Mestrado em Administração e Organização Escolar.
Em 2015, no Instituto Piaget de Viseu, concluiu o Mestrado em Ensino de Música – Ramo: Piano.
Exerce funções docentes no Conservatório Regional de Música de Viseu “Dr. José de Azeredo Perdigão” desde a sua abertura, lecionando a disciplina de Piano. Neste mesmo estabelecimento de ensino, desempenhou funções de Direção Pedagógica (de 1996/97 a 2004/05).
É professora do quadro do Agrupamento de Escolas Grão-Vasco, Viseu (grupo disciplinar 250 – Educação Musical).
Foi membro de júri e diretora executiva e tesoureira dos “Encontros Internacionais de Jovens Pianistas em Viseu” em 2000, 2001 e 2002.
Frequentou Master Classes orientadas por Anne Queffélec, Marian Rybicki, Claude Helffer.
Tem realizado concertos/recitais de piano como acompanhadora ao piano.

SVITLANA KOCHELEVA
Svitlana Kosheleva, natural de Sumy – Ucrânia, iniciou aprendizagem global das disciplinas de música e da variante de piano aos sete anos. Entre 1972-1976 efetuou os seus estudos de música (ramo piano e acompanhadora) na Escola Superior de Música “V. S. Kosenko”, Ucrânia. Completou o Curso Superior de Música (piano, acompanhadora) da Universidade “A. S. Makarenko”, Sumy. Licenciou-se igualmente em Ensino de Musica (ramo de piano, acompanhadora) pela Universidade de Sumy.
Exerceu funções docentes na Escola de Música na Ucrânia e na Escola Superior de Arte – Rússia, na qual lhe foi conferida a categoria de “Professor de Categoria Superior”. Foi professora de piano no Conservatório Regional de Ponta Delgada, Açores. Desde o ano letivo 2009/10 é docente do Conservatório de Música de Viseu ”Dr. José de Azeredo Perdigão “, onde leciona a disciplina de Piano tendo tido alunos laureados e diplomados em inúmeros concursos nacionais e internacionais.
Em 2017 integrou os júris do II Encontro Internacional de Piano de Sardoal e do 2.º Concurso Internacional de Piano de Viseu.
Tem atuado em concertos como solista, camerista e pianista acompanhadora nas mais diversas salas de concerto da Ucrânia e Rússia. Reside em Portugal.

O concerto